16 maio 2021

"Vieira não se escondeu. A banca incentiva um aldrabão a ir para uma empresa?"; Nacional desce de divisão; FC Porto B vence e deixa Feirense fora da luta pela subida

Luís Filipe Vieira marcou presença no início da semana na comissão de inquérito na Assembleia da República aos grandes devedores do Novo Banco, o antigo Banco Espírito Santos (BES). O atual presidente do Benfica foi questionado na qualidade de presidente da Promovalor mas deu conta aos deputados de que ali estava por ser presidente das águias. "Eu tenho a noção exata que estou aqui porque sou presidente do Benfica, senão não estava cá, tenho essa noção exata", disse Vieira, aludindo ao "aparato" todo criado à sua espera na casa da democracia em Portugal.
José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do clube encarnado, tem sido um dos mais afirmativos apoiantes de Luís Filipe Vieira e confessa que não ficou indignado com aquilo que este disse em sede de inquérito. "Não sou da família de Luís Filipe Vieira, gosto dele, sou grato ao que ele fez no meu Benfica. Não tenho nada que ver com a vida privada dele, tenho que ver enquanto presidente do Benfica", afirmou Capristano, que não se quis alongar em considerações sobre a presença de Vieira no Parlamento.
Todavia, o antigo dirigente do emblema benfiquista fez questão de deixar claro que "Luís Filipe Vieira não se escondeu". "Disse que não tem aviões, iates, vive do trabalho e veio do povo", referiu Capristano, tendo por base declarações prestadas pelo presidente da Promovalor aos deputados.
A dado momento da conversa de Vieira com a comissão de inquérito, este garantiu que a banca solicitou a sua ida para o clube da Luz, numa fase em que o clube enfrentava dificuldades financeiras. E Capristano compreende esse pedido que Vieira disse ter recebido por parte das instituições bancárias.
"Se a banca o incentivou a ir para o Benfica, porque é bom que as pessoas se lembrem de como estava, isto é mau? A banca incentiva um aldrabão a ir para uma empresa? Se a banca o incentivou é pela sua nobreza e caráter", declarou José Manuel Capristano, realçando o papel que Vieira teve, em sua opinião, para salvar o clube da Luz, ele que chegou ao emblema da águia na altura em que Manuel Vilarinho era presidente depois de derrotar João Vale e Azevedo num ato eleitoral histórico no clube da capital.
"O Manuel Vilarinho esteve lá um ano. Salvou o Benfica de quê?", interrogou Capristano, dizendo que Vilarinho "também ajudou o Benfica" mas ficando-se por aí e não se alongando mais em considerações sobre o serviço prestado pelo ex-presidente das águias.

O Famalicão recebeu e venceu o Nacional por 3-0 e confirmou a descida de divisão à Liga 2 da equipa de Manuel Machado. O avançado Ivo Rodrigues, ao minuto 39, assinou o primeiro golo do encontro e Iván Jaime, aos 77’, aumentou a vantagem para 2-0. Pouco depois, aos 80', Fernando Valenzuela fechou o resultado em 3-0 para a equipa de Ivo Vieira.

O FC Porto B recebeu e venceu, este domingo, o Feirense, por 4-2, resultado que garante a saída da zona de despromoção à equipa de António Folha e que também impede a subida de divisão ao Feirense. Com sete jogadores da equipa A no onze titular (Diogo Costa, Carraça, Malang Sarr, Romário Baró, Francisco Conceição, Fábio Vieira e Evanilson), os dragões construíram o triunfo ainda na primeira parte: Fábio Vieira abriu o ativo aos 18’ e Evanilson, de penálti, fez o 2-0 aos 22’. No segundo tempo, Carraça assinou o 3-0 aos 53’, Platiny (75’) ainda reduziu para a equipa de Santa Maria da Feira mas foram os dragões rapidamente responderam, com Evanilson a bisar logo no minuto seguinte. Aos 83’, Fabrício Simões fechou o resultado em 2-4.
Com esta vitória, o FC Porto B salta para o 15.º lugar, com 32 pontos, dois de avanço sobre a linha de água e passa a depender apenas de si para na última jornada (vai ao Seixal defrontar o Benfica B) garantir a manutenção na Liga 2. O Feirense, face às vitórias de Arouca e Vizela, já não conseguirá melhor do que o 4.º lugar, vendo hipotecas as hipóteses de ascender à Liga.

4 comentários:

  1. Uma boa notícia: o Nacional vai para onde é o seu lugar. E sempre a descer, de preferência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explica-me essa azia do Nacional?

      Eliminar
    2. A resposta seria longa, porque são várias as razões. Fiquemo-nos pela versão mais curta, recente e "da bola": quando o plantel do Benfica apanhou Covid depois do jogo com o Porto, creio (todos se lembram que foi caso único na Europa), foi pedido ao Nacional que adiasse o jogo, em razão dessa circunstância. Humanitariamente (por razões que certamente serão válidas), o Nacional recusou-se a adiar o jogo e até foi conquistar um pontinho na Luz (penalties esquecidos....); quando o Porto chegou "cansado" após o jogo com o Chelsea, humanitariamente (por razões que certamente serão válidas) o Nacional aceitou adiar, por 24 horas, o jogo, perdendo-o. Creio não estar errado quanto aos factos objectivos. Estarei? Se estiver, darei a mão à palmatória.

      Eliminar
  2. Este Capristano é feito da mesma massa do orelhas!

    Também se contenta com os campeonatos "ganhos" à custa de vouchers, e-emails, mala ciao, etc,etc.

    SÃO UMA VERGONHA ESTES DIRIGENTES E SEUS APOIANTES DO CLUBE MAIS CORRUPTO DO MUNDO, juntamente com a equipa do BIMBO DA BOSTA e seus muchachos!

    São todos UVAS DA MESMA CEPA, caralho!...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...