16 maio 2021

Rumor João Moutinho entusiasma adeptos do FC Porto; Vieira deu os parabéns a Varandas na Luz; Sporting dá rombo ao Novo Banco de 29 milhões

O Grupo Sporting causou perdas ao Novo Banco (NB) de 29,1 milhões de euros. O rombo financeiro resultou de imparidades registadas pelo NB, em 2014 e 2015, nas chamadas operações de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC): estes instrumentos financeiros foram emitidos no âmbito de reestruturações de créditos concedidos ao Grupo Sporting e o dinheiro foi usado para reembolsar dívida que os leões tinham no BES e no NB, destaca este domingo o jornal Correio da Manhã.
As perdas do NB com os VMOC do Grupo Sporting são reveladas na auditoria que a Deloitte fez ao NB, em 2020, e que abrangeu os atos de gestão no BES, entre 2000 e o início de 2014, e no NB, entre essa data e o final de 2018. O Grupo Sporting fez duas operações de VMOC: uma de 27,4 milhões de euros, em 2011, no tempo do BES; e outra de 24 milhões de euros, em 2014, já no tempo do NB.
A soma das duas operações de VMOC totaliza 51,4 milhões de euros. A este valor acresce, segundo a auditoria, um ajustamento de 10 milhões de euros feito no dia 4 de agosto de 2014, dia seguinte à resolução do BES. A dívida do Grupo Sporting ao NB, por via dos VMOC, passou a ser de 61,4 milhões de euros. Sobre esta dívida do Grupo Sporting, o NB registou duas perdas: 16,9 milhões de euros, em 2014, e 12,2 milhões de euros, em 2015, no total de 29,1 milhões.
No relatório da auditora, são notórias as críticas dos auditoresà emissão dos VMOC: “Estas reestruturações [de créditos] implicaram para o BES e Novo Banco a substituição de dívida por instrumentos convertíveis em capital, ficando numa posição desfavorável face a outros credores dos clientes que não tenham subscrito estes instrumentos [financeiros].” Os auditores deixam também claro que “a documentação de suporte à aprovação das operações [VMOC] não inclui uma explicação detalhada dos fatores que levaram o BES a eleger a opção de utilizar VMOC nas reestruturações [dos créditos].” A mesma crítica é feita ao NB no caso da subscrição dos VMOC, no valor de 24 milhões de euros, em 2014.
As perdas do NB com o Grupo Sporting, em 2014 e 2015, terão sido integradas na reestruturação feita à dívida do Grupo Sporting, em 2019. Na sequência das negociações da Sporting SAD com o NB e o BCP, que era também credor dos leões, o Grupo Sporting obteve um ‘perdão’ de 94,5 milhões de euros.
Com o acordo celebrado entre a Sporting SAD, o NB e o BCP, o Grupo Sporting terá de desembolsar apenas 40,5 milhões de euros em vez de 135 milhões de euros para comprar a totalidade dos VMOC. Os bancos preferem não executar a dívida dos VMOC, para não serem acionistas do Grupo Sporting.n

Vieira deu os parabéns a Varandas na Luz. As relações entre Benfica e Sporting e, sobretudo, entre Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas têm passado por fases conturbadas, mas o dérbi de ontem mostrou que, progressivamente, há uma reaproximação entre os rivais, ao ponto de o presidente do Benfica, segundo O Jogo, ter mesmo dado os parabéns, pessoalmente, ao seu homólogo do Sporting pela conquista do título de campeão nacional. A conversa decorreu em plena tribuna presidencial do Estádio da Luz, pouco tempo antes do arranque do jogo.
Em janeiro de 2019, recorde-se, Varandas assinou um editorial no jornal do clube em que abordou “um tipo de dirigismo que há muito devia ter sido erradicado do futebol português”. O alvo nesse momento era Vieira, mas também ocorreram trocas de “galhardetes” em outras ocasiões. Porém, e depois de vários encontros entre clubes para abordar o futuro do futebol português, as polémicas esbateram-se e, pela primeira vez, o líder leonino, como revelámos ontem, assistiu ao dérbi na tribuna presidencial. Aceitou o convite de Vieira, conversaram e sentaram-se com apenas quatro filas a separá-los.

Rumor João Moutinho entusiasma adeptos do FC Porto. A possibilidade de João Moutinho regressar um dia ao Dragão entusiasma os adeptos do FC Porto em todos os defesos e o nome do médio voltou a fazer furor entre os aficionados portistas nas redes sociais.
O internacional português, de 35 anos, vai entrar no último ano de contrato com o Wolverhampton e, nesta fase, o futuro é uma incógnita.

3 comentários:

  1. São 29 milhões + os 180 milhões de Vmocs como é possivel mesmo com a troika em Portugal isto acontecer ,se o banco estava proibido como a banca em geral de emprestar dinheiro aos clubes de futebol ? E mesmo assim continuam a dever 250 milhões mais Amorim, Paulinho ao Braga e o emprestimo obrigacionista ? Já pagaram ? isto é concorrência desleal o V.Setubal desceu devido a dividas ,o Sporting é campeâo não pagando a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta noite o galo não fez o seu trabalho,galinha ressabiada ?
      Dito pelas próprias galinhas, cito" Guarda de honra ao vieira só a caminho da prisão da carregueira!"

      Sabes quanto os contribuintes já pagaram pelo cadastrado e caloteiro do orelhudo?
      Vai chamar o galo ,estás doente, investem 100 milhões para ficar em 3º e na liga europa!

      Eliminar
    2. Falas nos 29M€ para esqueceres os mais de 100M€ que o teu clubeco corrupto enfiou ao BES.

      Lembra-te que o Jornal de Negócios disse que o SLBatota era uma das 50 SOMBRAS que ajudou a levar o BES à falência, juntamente o teu orelhas.

      És como as putas que não querem sê-lo sozinnhas.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...