O Grupo Sporting causou perdas ao Novo Banco (NB) de 29,1 milhões de euros. O rombo financeiro resultou de imparidades registadas pelo NB, em 2014 e 2015, nas chamadas operações de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC): estes instrumentos financeiros foram emitidos no âmbito de reestruturações de créditos concedidos ao Grupo Sporting e o dinheiro foi usado para reembolsar dívida que os leões tinham no BES e no NB, destaca este domingo o jornal Correio da Manhã.
As perdas do NB com os VMOC do Grupo Sporting são reveladas na auditoria que a Deloitte fez ao NB, em 2020, e que abrangeu os atos de gestão no BES, entre 2000 e o início de 2014, e no NB, entre essa data e o final de 2018. O Grupo Sporting fez duas operações de VMOC: uma de 27,4 milhões de euros, em 2011, no tempo do BES; e outra de 24 milhões de euros, em 2014, já no tempo do NB.
A soma das duas operações de VMOC totaliza 51,4 milhões de euros. A este valor acresce, segundo a auditoria, um ajustamento de 10 milhões de euros feito no dia 4 de agosto de 2014, dia seguinte à resolução do BES. A dívida do Grupo Sporting ao NB, por via dos VMOC, passou a ser de 61,4 milhões de euros. Sobre esta dívida do Grupo Sporting, o NB registou duas perdas: 16,9 milhões de euros, em 2014, e 12,2 milhões de euros, em 2015, no total de 29,1 milhões.
No relatório da auditora, são notórias as críticas dos auditoresà emissão dos VMOC: “Estas reestruturações [de créditos] implicaram para o BES e Novo Banco a substituição de dívida por instrumentos convertíveis em capital, ficando numa posição desfavorável face a outros credores dos clientes que não tenham subscrito estes instrumentos [financeiros].” Os auditores deixam também claro que “a documentação de suporte à aprovação das operações [VMOC] não inclui uma explicação detalhada dos fatores que levaram o BES a eleger a opção de utilizar VMOC nas reestruturações [dos créditos].” A mesma crítica é feita ao NB no caso da subscrição dos VMOC, no valor de 24 milhões de euros, em 2014.
As perdas do NB com o Grupo Sporting, em 2014 e 2015, terão sido integradas na reestruturação feita à dívida do Grupo Sporting, em 2019. Na sequência das negociações da Sporting SAD com o NB e o BCP, que era também credor dos leões, o Grupo Sporting obteve um ‘perdão’ de 94,5 milhões de euros.
Com o acordo celebrado entre a Sporting SAD, o NB e o BCP, o Grupo Sporting terá de desembolsar apenas 40,5 milhões de euros em vez de 135 milhões de euros para comprar a totalidade dos VMOC. Os bancos preferem não executar a dívida dos VMOC, para não serem acionistas do Grupo Sporting.n
Vieira deu os parabéns a Varandas na Luz. As relações entre Benfica e Sporting e, sobretudo, entre Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas têm passado por fases conturbadas, mas o dérbi de ontem mostrou que, progressivamente, há uma reaproximação entre os rivais, ao ponto de o presidente do Benfica, segundo O Jogo, ter mesmo dado os parabéns, pessoalmente, ao seu homólogo do Sporting pela conquista do título de campeão nacional. A conversa decorreu em plena tribuna presidencial do Estádio da Luz, pouco tempo antes do arranque do jogo.
Em janeiro de 2019, recorde-se, Varandas assinou um editorial no jornal do clube em que abordou “um tipo de dirigismo que há muito devia ter sido erradicado do futebol português”. O alvo nesse momento era Vieira, mas também ocorreram trocas de “galhardetes” em outras ocasiões. Porém, e depois de vários encontros entre clubes para abordar o futuro do futebol português, as polémicas esbateram-se e, pela primeira vez, o líder leonino, como revelámos ontem, assistiu ao dérbi na tribuna presidencial. Aceitou o convite de Vieira, conversaram e sentaram-se com apenas quatro filas a separá-los.
Rumor João Moutinho entusiasma adeptos do FC Porto. A possibilidade de João Moutinho regressar um dia ao Dragão entusiasma os adeptos do FC Porto em todos os defesos e o nome do médio voltou a fazer furor entre os aficionados portistas nas redes sociais.
O internacional português, de 35 anos, vai entrar no último ano de contrato com o Wolverhampton e, nesta fase, o futuro é uma incógnita.
São 29 milhões + os 180 milhões de Vmocs como é possivel mesmo com a troika em Portugal isto acontecer ,se o banco estava proibido como a banca em geral de emprestar dinheiro aos clubes de futebol ? E mesmo assim continuam a dever 250 milhões mais Amorim, Paulinho ao Braga e o emprestimo obrigacionista ? Já pagaram ? isto é concorrência desleal o V.Setubal desceu devido a dividas ,o Sporting é campeâo não pagando a ninguém.
ResponderEliminarEsta noite o galo não fez o seu trabalho,galinha ressabiada ?
EliminarDito pelas próprias galinhas, cito" Guarda de honra ao vieira só a caminho da prisão da carregueira!"
Sabes quanto os contribuintes já pagaram pelo cadastrado e caloteiro do orelhudo?
Vai chamar o galo ,estás doente, investem 100 milhões para ficar em 3º e na liga europa!
Falas nos 29M€ para esqueceres os mais de 100M€ que o teu clubeco corrupto enfiou ao BES.
EliminarLembra-te que o Jornal de Negócios disse que o SLBatota era uma das 50 SOMBRAS que ajudou a levar o BES à falência, juntamente o teu orelhas.
És como as putas que não querem sê-lo sozinnhas.