04 maio 2021

O que ajudará CR7 a regressar ao Sporting; Conceição mais perto de estar no banco na Luz; O médio na mira do FC Porto e que o Benfica também tem debaixo de olho. A prioridade dos dragões; Darwin falha mesmo o clássico com o FC Porto

A confiança inicial não se confirmou e, segundo o Record, Darwin Núñez não estará apto a tempo do clássico da próxima quinta-feira. O jornal sabe que o internacional uruguaio, de 21 anos, ainda se queixava ontem de dores no joelho direito, o mesmo que há meses lhe vem condicionando a época. Estando o encontro com o FC Porto marcado para depois de amanhã, por esta altura já ninguém no Seixal acredita que o avançado possa estar no pleno das suas capacidades para defrontar os azuis e brancos.
Segundo o jornal, de facto, o camisola 9 apresenta algumas melhorias, mas nem por isso está perto de estar assintomático. Para além disso, continua sem treinar no relvado e não é expectável que venha a fazê-lo até amanhã, véspera do confronto com os dragões. Perante este cenário, restam duas alternativas: ou Darwin é convocado, na esperança de poder fazer alguns minutos em esforço; ou nem sequer entra neste lote. De acordo com as informações recolhidas pelo jornal, Darwin não está nada inclinado para jogar de novo em sacrifício, pois receia que tal possa vir a comprometer o pouco que resta desta temporada.
Afinal, as dores que sente são no mesmo joelho a que já foi operado em duas ocasiões ainda quando estava no Peñarol. Certo é que o goleador nunca estará no pleno das suas capacidades nesta quinta-feira. Mais que não seja, por já não treinar sem limitações há cerca de uma semana. Depois de ter voltado à competição ante o Boavista (23ª jornada), o dianteiro fez mais cinco jogos, mas já não esteve apto para o encontro com o Tondela.

Emiliano Martínez na mira do Dragão. Benfica atento. O FC Porto está a acompanhar com atenção os desempenho de Emiliano Martínez, médio uruguaio de 21 anos e em quem o Nacional de Montevidéu deposita muitas esperanças. Aliás, de acordo com o que apurou o jornal O Jogo junto de fonte próxima do clube do Uruguai, os dragões até já se terão informado a propósito das condições estabelecidas pelo clube num eventual negócio que, para já, não avançou. Da mesma forma, também o Benfica fez uma consulta e mantém o jogador debaixo de olho.
Martínez é um médio defensivo de envergadura física assinalável (1,84 metros) e deve sair para a Europa no mercado de verão, a julgar pelo número de clubes que lhe têm sido apontados no último ano, precisamente o espaço temporal que o afirmou como primeira opção no recém-vencedor da Supertaça do Uruguai, que se seguiu à Taça e ao campeonato. Nos poucos jogos de 2021, o jogador nem tem sido titular, o que alguns órgãos de comunicação local associam a uma quebra de forma provocada pelos destinos que lhe têm sido sugeridos. Certo é que em 2020, mesmo com pandemia e interrupção das competições, Emiliano Martínez disputou 39 desafios, a larga maioria num sistema com dois médios, idêntico ao que Sérgio Conceição prefere. Aliás, nos escalões de formação jogava como médio mais ofensivo, o que o ajudou a desenvolver capacidade técnica para ser forte na primeira fase de construção, algo que os analistas locais lhe reconhecem.
O represente do jogador é Marcelo Simonian, nome muito ligado ao passado portista, não tanto à atualidade, mas ainda assim um contacto muito presente. Avaliado pelo Transfermarkt em apenas 550 mil euros, o Nacional de Montevidéu obviamente não o venderá por valor tão baixo, até porque Martínez tem contrato até junho de 2023 e dele não consta qualquer cláusula de rescisão. Há um ano, o Alavés, de Espanha, terá feito uma proposta para empréstimo de uma época, prontamente recusada. Agora, também PSV e Ajax (Países Baixos) e clubes italianos não especificados pela imprensa local têm sido apontados ao destino do centrocampista.
De qualquer das formas, Martínez será sempre um negócio por números interessantes, à medida do potencial que lhe reconhecem. Mais do que se imaginar que, com 21 anos (faz 22 em agosto) o uruguaio poderá ser uma alternativa imediata para Uribe ou Sérgio Oliveira, é fácil de pensar que o investimento reduzido lhe permitirá ter tempo para se adaptar e confirmar, ou não, o que lhe projetam.

Eustáquio mantém-se prioridade no Dragão. O perfil de Martínez aponta ao futuro, mas o presente chama mais por Stephen Eustáquio, médio do Paços de Ferreira que foi tentado em janeiro e deve ser concretizado agora, em junho. As conversas entre as partes sinalizaram o negócio e agora faltam as definições finais para este possa ser concretizado. O médio, que joga como “6” ou como “8”, é um dos jogadores que a boa época pacense mais sublinhou e vai sair, de certeza. Sérgio Conceição aprovou a contratação e esta continua a ser prioritária.

A presença de Sérgio Conceição no banco do FC Porto, no clássico com o Benfica, marcado para depois de amanhã, na Luz, ganha forma. Segundo o Record, já foi constituído o colégio de três árbitros que irá julgar o recurso apresentado por Sérgio Conceição no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Quer isto dizer que será a entidade presidida por José Mário Ferreira de Almeida e não o Tribunal Central Administrativo do Sul a decidir se estão reunidos os requisitos para o deferimento da providência cautelar solicitada pelo técnico portista, que suspenderá o castigo de 21 dias que lhe foi aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e lhe permitirá estar no banco da Luz a orientar o FC Porto. João Nogueira da Rocha, juiz especialista em Direito Desportivo, explicou à Rádio Renascença que os requisitos em causa são três: “A probabilidade séria da existência do direito invocado”, o “fundado receio de que antes da ação ser proposta exista uma lesão grave, ou seja, que quando o recurso fosse decidido já tenham passado os 21 dias de suspensão” e “não ser este prejuízo resultante de providência superior ao dano que se pretende evitar”. O remate veio depois: “Se o TAD verificar que se encontram reunidos os três fundamentos alegados pelo requerente, deferirá a providência e os efeitos ficam suspensos até à decisão do recurso principal”.
No que concerne ao colégio arbitral, esse é constituído por um árbitro escolhido pelo requerente Sérgio Conceição, outro pela requerida FPF e o terceiro, que desempata e, por isso, terá poderes reforçados , surge por acordo entre o requerente e a requerida. Tendo o caso Palhinha como exemplo, a decisão do recurso principal pode tardar mês e meio a ser tomada.

Família e Nike 'ajudam' regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting. Vão ganhando cada vez mais força os rumores que dão conta da hipótese de Cristiano Ronaldo vir a regressar ao Sporting, clube onde 'nasceu' para o futebol, já no próximo ano de 2022, em que termina o contrato que o mantém ligado à Juventus.
Depois de a imprensa italiana dar conta do desejo do internacional português 'pendurar as chuteiras' em Alvalade, é a vez de, esta terça-feira, o jornal Record enumerar os motivos que poderão ajudar à concretização desta operação.
Escreve a publicação que o avançado de 36 anos permanece na agenda de algumas das maiores equipas do mundo, mas poucas conseguirão arcar com o seu ordenado, algo que o próprio estaria disposto a 'sacrificar' para voltar a jogar de leão ao peito.
Existe, em paralelo, a hipótese de o madeirense vir a rumar a um campeonato paralelo, com maior poder financeiro, mas a fraca competitividade é algo que não lhe agrada, uma vez que acredita ser capaz de continuar a brilhar nos maiores palcos até aos 40 anos.
Há, ainda, mais dois fatores a ter em conta: o facto de a família ser 'fanática' pelo Sporting, pelo que apoia um regresso a Alvalade, assim como o facto de, a partir da próxima temporada, ambos passarem a partilhar a marca de equipamento desportivo Nike como patrocinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...