17 maio 2021

FC Porto já sabe quanto terá de pagar por Beto. Al Musrati também na mira dos dragões; Feddal equaciona regresso a Espanha; Estádio da Luz ficará fechado...quando voltar o público

Feddal assinou contrato até 2022, mas a sua continuidade no plantel campeão está a ser equacionada. Tudo porque, segundo O Jogo, a vertente familiar pesa na decisão de continuar mais um ano em Alvalade, pois, apesar de estar acompanhado pela esposa e filhos, mantém os laços intactos em Espanha, onde os seus pais habitam, e o regresso ao país é visto como um cenário tentador e do agrado. Claro que nos pratos da balança, além da família, estão o facto de a aventura no Sporting ter correspondido às expectativas de Feddal, sendo coroada com o título num clube “gigante”, como apelidou em entrevista ao jornal do clube, assim como a garantia de participação na próxima edição da Liga dos Campeões.
E clubes atentos ao percurso do jogador não faltam, ele que teve conhecimento da existência de interessados em Espanha, país para onde se mudou de Marrocos, a sua terra natal, quando ainda era criança – foi no país vizinho que se tornou profissional e de onde em 2012 saiu para rumar a Itália três anos e meio; depois, em 2015, assinou pelo Levante e desde aí somou cinco anos seguidos no país onde constituiu família, mantendo lá vários laços. Precisamente o Levante, Getafe e Valência, que procura reforçar o eixo defensivo e que tem feito vários negócios com o Sporting, os últimos casos foram Thierry Corrreia e Piccini, são duas das equipas que se perfilam como possíveis destinos do central, que já percorreu partes de Espanha (país do qual tem a dupla nacionalidade) tão distintas como Sevilha, Barcelona ou País Basco.
Apesar dos 31 anos feitos em dezembro, o valor de mercado do canhoto subiu. O Sporting contratou-o por 2,55 M€ – pagando em três parcelas até janeiro de 2022 –, juntando bónus de 1,35 M€, e sabe que poderá rentabilizar o jogador e não quer que este fique contrariado. Rúben Amorim destacou a postura de Feddal durante o ano e a sua resistência às lesões, admitindo mesmo que o central jogou com dores. O clube tem uma cláusula de opção para renovar a ligação até 2023 e, neste momento, quer exercê-la. Com 34 jogos realizados, Feddal cumpre a temporada mais regular dos últimos 12 anos e pode chegar à melhor marca se alinhar na última jornada.

FC Porto já sabe quanto terá de pagar por Beto. As conversas entre FC Porto e Portimonense para a transferência de Beto conheceram um avanço significativo nas últimas semanas e, segundo informações recolhidas pelo O Jogo, entraram numa fase bastante adiantada. O jornal sabe que os responsáveis das duas sociedades já discutiram os valores pelos quais se poderia realizar o negócio e que a quantia global que pode viabilizar o negócio chega aos 13 milhões de euros: oito milhões fixos, relativos a 90 por cento dos direitos económicos do avançado, e os restantes cinco mediante a concretização de determinados objetivos. Alcançando-se um acordo, como desejam os portistas, o jogador de 23 anos teriam um contrato de longa duração à espera para assinar no Dragão, ao que tudo indica, válido para as próximas cinco temporadas.
Atendendo à boa relação existente entre FC Porto e Portimonense, comprovada pela realidade de vários negócios no passado, entre os quais o de Manafá e Bruno Costa, a operação tem excelentes hipóteses de se concretizar. O próprio Beto encara com entusiasmo a possibilidade de se transferir para uma equipa que luta pelo título em Portugal e que o elegeu como a opção número 1 para colmatar a saída de Marega, que está a caminho do Al-Hilal como um jogador livre. De resto, ainda há poucos dias o jogador formado no Tires piscou o olho aos azuis e brancos, referindo, em entrevista à “SIC Notícias”, que tinham o estilo de jogo que mais favorecia as suas características. “É mais direto e são mais práticos. São elaborados, mas não perdem tempo e vão logo direto ao golo”, justificou o atacante natural de Lisboa, sem esconder o sonho de jogar a Liga dos Campeões, prova na qual os dragões terão entrada direta em 2021/22.
Criado no Tires e descoberto no Olímpico do Montijo pelo Portimonense, Beto começou a suscitar o interesse dos principais clubes nacionais apenas esta época, à boleia de um conjunto de exibições que lhe permitiram colar-se aos melhores marcadores da Liga NOS. A uma jornada de cair o pano na competição, o futebolista do Portimonense surge no sétimo lugar da tabela, mas é o quinto entre os avançados, com 11 golos marcados. O primeiro deles foi precisamente contra o FC Porto, na primeira metade do campeonato, enquanto que o mais recente foi obtido com o Benfica, na 28.ª ronda. Beto só não faturou contra o Sporting, que, mesmo assim, também se juntou à corrida pela sua contratação. Contudo, são os dragões quem está na frente nesta altura. Os próximos dias, semanas o mais tardar, serão decisivas e trarão fumo branco.

Dragões de olho em Al Musrati. O FC Porto está interessado em Al Musrati, médio de 25 anos do Braga, e, garante O Jogo, já perguntou inclusive o preço do jogador que tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Em todo o caso, esse é apenas um valor indicativo, até porque ainda não há negociações em curso, sabendo-se que António Salvador estava disponível para negociar o jogador no mercado de inverno por um valor mais baixo. O Benfica também já foi apontado ao trinco, que tem, ainda, clubes alemães a seguirem a sua carreira com particular atenção.
Os dragões estão a preparar a nova temporada e o setor intermediário deve ser o que terá mais mexidas. Bruno Costa vai regressar, Eustáquio, também do Paços de Ferreira, está controlado, mas a ideia passa por contratar igualmente um jogador com as características de Al Musrati, um trinco puro, que enche o campo todo, fortíssimo nas recuperações, mas também com enorme qualidade de passe. Além disso, o jogador revelação do Braga esta época tem a vantagem de não precisar de adaptação ao futebol português, onde joga há cinco anos. Por tudo isso, o líbio é um nome que agrada sobremaneira aos responsáveis azuis e brancos.
Além disso, Grujic, cedido pelo Liverpool, dificilmente continuará no Dragão e Sérgio Oliveira poderá sair se surgir uma proposta que agrade à SAD dos azuis e brancos. Nesse contexto, Al Musrati é visto como uma excelente alternativa para aquele lugar. O FC Porto, ainda assim, dificilmente chegará aos 10 milhões de euros por um jogador que chegou a custo zero ao Braga, depois de ter terminado contrato com o rival V. Guimarães. Se as negociações avançarem será sempre depois da época acabar - o Braga ainda vai disputar a final da Taça de Portugal e António Salvador quer perceber se terá mais propostas - e não será de descartar a possibilidade de entrarem jogadores do FC Porto nas conversas.
Há menos de um ano, o médio assinou pelo Braga até junho de 2024 por indicação de Carvalhal, que o tinha treinado no Rio Ave - estava emprestado pelo V. Guimarães - na segunda metade da época passada. Rapidamente o líbio assumiu a titularidade no meio-campo dos arsenalistas, transformando-se numa peça fundamental da equipa que chegou à final das duas taças nacionais (perdeu com o Sporting a Taça da Liga e vai discutir com o Benfica a Taça de Portugal). Leva 42 jogos esta época e 2866 minutos de competição, o que faz dele o oitavo jogador mais utilizado por Carvalhal.

Estádio da Luz ficará fechado...quando voltar o público. A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) condenou o Benfica à realização de um jogo à porta fechada, mas esta pena tem uma importante nuance: só pode ser cumprida quando voltar a ser permitida a presença de adeptos nas bancadas dos estádios de futebol em Portugal. Esta é, naturalmente, uma forma que a dita entidade encontrou para tornar mais efetivo o castigo, pois atualmente qualquer jogo já é disputado com as bancadas vazias, ao abrigo das medidas para conter a pandemia de Covid-19. Ao que o jornal Record apurou, o auto de contraordenação, que tem ainda agregada uma multa de 60 mil euros, foi levantado por apoio a grupos organizados de adeptos não registados – dito de outra forma, falamos em claques ilegais –, tendo a APCVD notificado formalmente os encarnados a 11 de dezembro do ano passado. O jornal Record escreve que o emblema da Luz também já fez seguir recurso para o Tribunal Judicial de Lisboa, numa missiva enviada no último dia 5 de fevereiro. Ainda que a punição já preveja a aplicação apenas quando os recintos desportivos possam ter adeptos, o recurso avançado pelas águias suspende desde já qualquer efeito, mesmo que entretanto o Governo libere o público no futebol – no arranque da próxima época (com mais ou menos restrições) já está previsto que tal aconteça. A apreciação está agora nas mãos do referido Tribunal Judicial da capital, mas, seja qual for o veredicto, tanto a APCVD como o Benfica poderão sempre ainda recorrer depois para o Tribunal da Relação. Na prática, tal significa que a decisão, e possível aplicação deste castigo, poderá ainda arrastar-se por largos meses. Ao que o jornal apurou, a APCVD sustentou, entre outros, a sua decisão com vários autos da PSP e também notícias publicadas na imprensa, como foi o caso da presença de Luís Filipe Vieira numa festa de aniversário dos Diabos Vermelhos.
Para além deste, o Benfica tem ainda a correr em sede de recurso vários outros castigos por jogos à porta fechada, mas há outro risco a pairar na Luz: a interdição, o que obrigaria a jogar noutro palco. Afinal, o Supremo Tribunal Administrativo (STA) deu razão à FPF no caso do apoio do Benfica a claques ilegais e a interdição por cinco jogos volta a ameaçar. O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) tem de reapreciar o processo, mas agora tomando em consideração o facto de a instância superior ter considerado que o CD da FPF tem competência para aplicar a pena e que o apoio aos grupos ilegais pode violar o artigo 118º do Regulamento Disciplinar da Liga, no que toca ao grave prejuízo para a imagem e o bom-nome das competições de futebol.

2 comentários:


  1. O facto dos negócios entre o Porto e o Portimonense tem muito que se diga!!

    Aqueles que se recordam quando há 40 anos, o Bimbo da Bosta, depois de ter sido denunciado pelo então presidente do Portimonense Manuel João, tudo fez e conseguiu-o, enviar o clube algarvio para a 2ª. divisão, deve pensar e com razão, as voltas na campa que o referido Ma- nuel João já deve ter dado de revolta, por os seus actuais dirigentes CAGAREM no passado.

    O bimbo da bosta fez tudo e conseguiu-o com o Portimonense e também ao Farense do tempo do Fernando Barata, por este ter afirmado que o bimbinho subornava árbitros nos jogos das competições europeias! O bimbinho ameaçou que levava tudo para o tribunal, mas o resultado disso nunca se soube. O Barata acertou na "mouche"!...

    O bimbo da bosta com mais títulos ganhos, mas também o dirigente mais MAFIOSO do mundo!

    ResponderEliminar
  2. Para uma pessoa que não mostra o mínimo de respeito, a tua opinião vale zero, é pura cáca de...águia.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...