O Sporting precisa de pelo menos mais sete pontos para ser campeão nacional, pelas contas ao dia de hoje, e a esperança de voltara festejar o título faz crescer a olhos vistos o entusiasmo nos adeptos leoninos. Contudo, a situação, e em particular a possibilidade de excessos nos eventuais festejos na capital, preocupam o edil lisboeta, Fernando Medina, que já tem em marcha um plano para preparar a festa em segurança e, assim, não prejudicar os avanços que o país regista no combate à pandemia de covid-19.
Foram centenas de adeptos que ontem coloriram a partida da equipa rumo a Vila do Conde, onde esta noite o Sporting defronta o Rio Ave na 30.ª jornada da Liga NOS. Com o desconfinamento o apoio ganha visibilidade, e os adeptos leoninos aproveitam o momento para dar força à equipa.
A quatro jornadas para o final da Liga NOS e com a possibilidade de o Sporting ser campeão nessa altura ou até antes, a Câmara Municipal de Lisboa já está a traçar um plano para que não se cometam excessos em caso de festa verde e branca. “Celebramos hoje [ontem] uma grande vitória e deixo votos para que em breve possamos estar aqui a festejar outras grandes vitórias”, disse ontem o edil Fernando Medina na receção aos campeões da Europa de futsal. Antes, já tinha abordado o tema: “Claro que espero que um clube de Lisboa ganhe este campeonato. Se isso acontecer, temos de encontrar com o Sporting e a Direção Geral de Saúde as formas que sejam dignas de celebração, mas que acima de tudo sejam feitas em segurança. Não podemos, por causa de uma celebração, deitar tudo a perder em matéria de controlo da pandemia de covid-19. Queremos uma celebração digna e segura”.
“Emiliano será grande aquisição”. Emiliano Martínez, médio que está debaixo do olho do FC Porto, só tem 21 anos, mas estápronto para darosalto para o futebol europeu. Quem o garante é Gustavo Munúa, o seu antigo treinador no Nacional de Montevideu, do Uruguai. “É um jogador completo. Impõe a sua presença, é ágil, rápido e potente. Às vezes, olhamos para um jogador alto e pensamos que é pesado e lento. Ele é o contrário. É rápido, mantém a velocidade para correr o campo todo com muita dinâmica. Se somarmos a isso a visão de jogo que tem, falamos de um jogador com um futuro muito promissor”, referiu o treinador campeão do Uruguai na época passada, enquanto traçava o perfil do médio ao jornal O Jogo.
Munúa recebeu no plantel um jogador acabado de saltar das camadas jovens e que praticamente ainda não tinha jogado. Por isso, antes de apostar nele, traçou um objetivo. “Faltava desenvolver-se fisicamente e fizemos um trabalho especial durante cinco ou seis meses. A paragem da pandemia serviu para ficar mais forte, ganhou cinco ou seis quilos. No início teve de adaptar-se a essa mudança, sobretudo ao nível da coordenação de movimentos. Mas esses quilos de músculo fizeram-lhe bem, cresceu muito para o corpo a corpo e para o jogo aéreo ”, sublinhou o treinador, que destaca ainda a “visão de jogo, bom passe, tanto curto como longo” e o facto de Emiliano “segurar bem a bola”. A sua posição natural é médio centro, “mas também pode jogar como interior” porque “dá muito dentro do campo só com a sua presença e contagia os companheiros com a sua energia”, explicou.
Incapaz de o comparar com outros jogadores, por haver “poucos com as suas características”, Gustavo Munúa diz que se o médio “ainda não chegou à seleção do Uruguai é por causa da concorrência que existe”, mas acredita que “será uma questão de tempo”. O que o treinador não dúvida é de que Martínez “tem uma projeção infinita e tudo para jogar no futebol europeu”. Aliás, interessados não faltam. “Há pouco tempo, ligaram-me de clubes espanhóis para pedirem referências dele. São muitos os que estão a segui-lo. Quem o levar vai fazer uma grande aquisição”, assegurou.
Sérgio Conceição vai para o banco no clássico com o Benfica. Sérgio Conceição ficou esta quarta-feira a saber que pode ir para o banco no clássico com o Benfica, jogo da ronda 31 da Liga NOS. A providência cautelar apresentada pelo treinador do FC Porto, que visava suspender o castigo de 21 dias aplicado pelo Conselho de Disciplina, foi apreciada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) em tempo útil.
"Foi decretada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a providência cautelar interposta por Sérgio Conceição para suspender o castigo de 21 dias de que foi alvo por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol" (FPF), refere o clube azul e branco em comunicado.
Sérgio Conceição, recorde-se, foi suspenso na sequência da expulsão em Moreira de Cónegos tendo, por esse motivo, falhado o encontro com o Famalicão.
A decisão principal, que pode anular a suspensão, só deve ser conhecida após o final da época.
Rúben Amorim vai estar no banco esta noite frente ao Rio Ave. Conhecida terça-feira, a suspensão de seis dias imposta pelo Consellho de Disciplina, o Sporting recorreu para o TAD, com pedido de medida cautelar, pelo caráter urgente da decisão.
Considerando a impossibilidade de o TAD reunir o colégio arbitral, como aconteceu no ‘caso Palhinha’, foi o presidente do TCAS, Rui Pereira, a avaliar a medida. Deferida, teve efeitos suspensivos sobre o castigo de seis dias, permitindo a presença de Amorim no banco esta noite frente à equipa de Vila do Conde.
Indignado perante uma "deliberação ilegal e injusta", o Sporting criticou terça-feira, em comunicado, a "súbita urgência com seis meses de atraso". "Coincide, certamente por casualidade, com o dia em que Rúben Amorim prestou declarações sobre o processo que ameaça suspendê-lo por um período de um a seis anos. A instrutora do processo propôs o arquivamento. A Justiça desportiva expõe-se ao ridículo", atacaram os leões.
Já esta quarta-feira, O Conselho de Disciplina explicou, em comunicado, que a suspensão de seis dias imposta a Rúben Amorim só aconteceu agora porque o treinador do Sporting recusou ser ouvido mais cedo."O CD decidiu no prazo de 12 dias a contar da data agendada para a audiência disciplinar (21 de abril de 2021).
A decisão não aconteceu antes porque o arguido declinou ser ouvido em 01 de março de 2021, optando por aproveitar a suspensão de prazos relacionada com a pandemia da covid-19", lê-se no comunicado do organismo.
Amorim e Ceição no banco ? Nem se esperava outra coisa. Seria brutalmente injusto que duas pessoas tão bem comportadas, principalmente o segundo, fossem injustamente castigadas, só por elogiar o trabalho dos árbitros. Foi reposta a justiça.
ResponderEliminarDe equipas que conseguem que jogadores com seis cartões amarelos não cumprem castigos, que conseguem ter jogadores a dar pau em todos os jogos e não vejam um cartão, que tem treinadores a ameaçar colegas de profissão , que cospe nos mesmos e que não há jogo que não ganhe em que não insulte tudo e todos sem ser castigado...o que se esperava ? Que este pseudo castigo fosse mais uma comédia e mostrasse a quem anda a comer gelados com a puta da testa, quem manda nisto tudo.
São os vergonhosos bastidores do Futebol Tuga no seu melhor.