“Tínhamos muita fome de ganhar”. Dublin, 18 de maio de 2011. Estádio cheio de adeptos lusos para a primeira – e para já única – final europeia entre duas equipas portuguesas. Minuto 44, Guarín cruza da direita, Falcao voa entre os centrais e faz o único golo da partida. Cumprem-se hoje precisamente 10 anos desde que o FC Porto venceu o Braga e conquistou o sétimo troféu internacional da sua história. A data está gravada na memória dos dragões e tem um espaço especial no museu: a baliza onde “El Tigre” bateu Artur Moraes foi comprada e pode ser visitada pelos portistas.
Falcao foi o herói de Dublin e, depois de autorizado pelo seu atual clube, o Galatasaray, O Jogo conversou com ele para recordar aquele final de tarde na capital da Irlanda. Atualmente com 35 anos, o avançado soma 330 golos como profissional, mas considera que aquele golpe de cabeça em Dublin foi “o voo mais importante” da carreira. “Foi muito importante, foi o golo do título, o meu primeiro título internacional. Sonhava com algo assim. Graças a Deus pude marcar nessa oportunidade”, frisou.
Voltando à data. “A primeira coisa que me ocorre, em que penso depois destes dez anos que se comemoram desde a final, é que o tempo passa muito rápido. Tenho as imagens na minha cabeça como se tivesse sido ontem. Não posso acreditar que passou tão depressa”, começou por nos dizer, considerando esse encontro como “o culminar de um ciclo da melhor maneira”, em referência à sua carreira no FC Porto. “Tínhamos uma equipa técnica fantástica e um grupo de jogadores com muita fome de ganhar. Demos tudo ao longo da temporada. No fim, lográmos vencer todas as provas”, atirou o colombiano, referindo-se também às conquistas do campeonato nacional – sem derrotas – e da Taça de Portugal. E, afinal, qual era o segredo dessa equipa orientada por André VillaBoas que ganhou tudo o que havia para ganhar em 2010/11? “Éramos um grupo muito trabalhador e humilde, mas com muita fome, todos queriam conseguir títulos. Todos trabalhavam, não havia ninguém que não acrescentasse algo, desde a equipa técnica até aos massagistas, passando pelos funcionários... estavam todos focados em ganhar. Isso fez a diferença, todos estavam concentrados no mesmo objetivo”, apontou.
Na caminhada para Dublin, que começou na pré-eliminatória, o FC Porto teve de fazer 15 jogos e defrontar oito adversários. A eliminação de um deles, ainda nos 16 avos de final, foi determinante para o grupo. “Diria que, à medida que fomos avançando, fomos dando conta de que estávamos perto de algo grande. Escolheria a eliminatória com o Sevilha, que é uma grande equipa e vencera a prova em anos anteriores [2005/06 e 2006/07]. Esses jogos foram bons para medir as nossas capacidades”, considerou o avançado que o FC Porto vendeu três meses depois ao Atlético de Madrid por 40 milhões de euros.
Tiago Tomás deverá renovar o contrato com o Sporting no próximo defeso, antes do início da temporada 2021/22. Segundo O Jogo, a intenção dos dirigentes leoninos passa por aumentar o vencimento do jovem internacional sub-21, isto seguindo uma estratégia de reforço dos honorários dos atletas mais jovens, onde está englobado, por exemplo, Gonçalo Inácio. Os leões preveem um aumento na ordem dos 130 a 150 mil euros brutos com o novo contrato a rubricar com o atleta, estando em cima da mesa a possibilidade de aumentar a duração por mais um ano.
Assim, de acordo com informações recolhidas pelo jornal, Tiago Tomás aufere cerca de 220 mil euros brutos por temporada e deverá passar para um patamar ligeiramente acima dos 350 mil euros, ele que renovou em junho do ano passado até 2025, fixando então uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O plano da SAD está definido e os pressupostos são semelhantes aos que nortearam o processo de renovação de Nuno Mendes, que prolongou o seu contrato com o Sporting por duas vezes em menos de um ano. Os responsáveis leoninos pretendem criar condições para ir retendo o talento que vão gerando, procurando desta forma ir atenuando os efeitos de abordagens que vão surgindo para atletas como Tiago Tomás, que, recorde-se, inclusive já chegou a ser apontado como estando a ser observado pelo Arsenal e alguns emblemas italianos.
Tiago Tomás, que cumpre 19 anos no próximo dia 16 de junho, participou em 36 desafios na temporada que está prestes a terminar, na qual esteve em ação em 2006 minutos, alcançando seis golos. A combatividade evidenciada, assim como a capacidade para se adaptar às exigências táticas do 3x4x3 de Rúben Amorim deixaram-no sempre como uma das principais opções para a frente de ataque, ainda que nos últimos jogos da estação, por lesão, tenha ficado fora das opções.
Aliás, a entorse no tornozelo da perna esquerda, contraída no passado dia 25 frente ao Braga, foi o obstáculo para uma reta final de época em pleno, ficando em causa inclusive a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa de sub-21. Porém, em processo de retoma sem quaisquer limitações, Tiago Tomás procura, com ajuda do departamento médico dos leões, marcar presença no confronto com o Marítimo, somando alguns minutos para que Rui Jorge, selecionador nacional da categoria o chame para o certame, que decorrerá na Hungria e na Eslovénia.
Casa de apostas negoceia entrada na camisola do Sporting. O Sporting e a casa de apostas Betano negoceiam um acordo de patrocínio para as camisolas principais do atual campeão nacional. Segundo O Jogo, as negociações entre as partes decorrem há alguns meses, envolvendo, ao que tudo indica, um espaço distinto da frente da camisola, onde prevalece o acordo abrangente de patrocínio celebrado com a NOS em dezembro de 2015. Os termos do acordo ainda estão a ser discutidos, mas tudo aponta para que as negociações fiquem concluídas em breve, até porque no dia 1 de julho, como é habitual, o Sporting deverá apresentar oficialmente a nova camisola, a qual, como o nosso jornal oportunamente deu conta, será da marca Nike, terminando assim uma ligação de sete anos com a Macron.
A NOS, recorde-se, celebrou um contrato com o Sporting que contempla o direito a ser o principal patrocinador pelo período de 12 épocas e meia, com início em janeiro de 2016 até ao final de 2027/28 – o dito contrato engloba ainda os direitos de transmissão dos jogos do Sporting em casa, a exploração da publicidade estática do Estádio José Alvalade, o direito de transmissão da Sporting TV, o que globalmente se traduz num encaixe de 515 milhões de euros.
Voltando a Betano, a casa de apostas é patrocinador principal do Braga e Marítimo, tendo travado uma luta recente com a concorrente Bwin pelo patrocínio da Liga portuguesa. A opção do organismo liderado por Pedro Proença recaiu sobre a Bwin, que será patrocinador da competição até ao final da temporada 2025/26, mas a Betano mantém-se firme na intenção de aumentar a implementação no futebol português.
Diga-se que o acordo negociado com o Sporting poderá envolver ainda outros aspetos em termos de patrocínio, os quais permanecem em discussão, concretamente a exposição da marca em outros espaços de publicidade, como ao nível estático no Estádio José Alvalade. O Sporting joga com a maior exposição da marca pela conquista do título para elevar o patamar de receitas decorrente do acordo.
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