23 abril 2021

Sporting interessado em craque brasileiro; O pacto feito em Alvalade; Coates entra na história; FC Porto soma a 10.ª vitória pela margem mínima mas continua com o melhor ataque

O capitão sportinguista Sebastián Coates está a fazer a sua melhor temporada de verde e branco, clube que representa desde meio da época 2015/16, e a sua veia goleadora não tem paralelo no emblema, neste século. Coates já ganhou, assim, um lugar na história do clube, como o central mais goleador no campeonato no século XXI e para trás o gigante uruguaio já deixou nomes sonantes como Beto, André Cruz, Onyewu, Tonel e Marcos Rojo, todos eles habituados a abanar as redes adversárias predominantemente nas bolas paradas (o brasileiro era mesmo um batedor das mesmas).
Na presente edição da Liga NOS, Coates já soma cinco golos marcados, o último, contra o Belenenses, mais uma vez decisivo, desta vez para levantar a equipa e dar esperança de conquista de pontos, como se veio a verificar já nos descontos.
Antes, o capitão já tinha marcado o golo que sentenciou o jogo contra o Paços de Ferreira (2-0 na 2.ª jornada), o bis da reviravolta nos descontos contra o Gil Vicente (2-1 na 18.ª jornada) e o que deu a vitória contra o Santa Clara (2-1 na 22.ª jornada), além de mais um bis, contra o Sacavenense, na Taça de Portugal. Os citados golos de Coates na Liga NOS deram ao leão cinco pontos extra, decisivos, portanto, para o Sporting se manter líder da prova.
E recuando na história, é preciso andar mais de meio século para trás para encontrar um central que tenha marcado mais que os cinco golos que o uruguaio regista esta temporada ao cabo de 27 jogos na Liga NOS. Foi em 1959/60 quando o brasileiro Lúcio chegou aos sete golos em apenas 15 partidas no campeonato. O mesmo Lúcio também marcou cinco golos na prova, como Coates, em 1962/63, e mais recentemente, em 1991/92, foi Leal (que também atuava a defesa-esquerdo) a chegar a essa marca, em 34 partidas.
Com 23 golos em 234 jogos pelo Sporting, em cinco temporadas e meia, Coates está no top-3 dos centrais mais goleadores da história do clube, atrás de Lúcio (35 golos) e Beto (25 golos). Alargando o registo a todos os defesas, irrompe na liderança Morais, a liderar a lista dos jogadores do sector recuado com mais golos com 69 tiros certeiros.

Sporting interessado em craque brasileiro. A seis jornadas de distância para o final da temporada, o Sporting segue na liderança isolada da I Liga, com quatro pontos de vantagem para o segundo classificado, o FC Porto, mas a direção liderada por Frederico Varandas não descura a preparação de 2021/22.
O jornal A Bola adianta, esta sexta-feira, que uma das grandes prioridades dos leões passará pela aquisição de um jogador que seja capaz de desequilibrar, algo que tanta falta tem feito a Rúben Amorim no decorrer das últimas rondas, e já terá mesmo um alvo predileto.
Trata-se de Claudinho, jogador de 24 anos que tem vindo a dar nas vista ao serviço do Bragantino (equipa do universo da Red Bull), e que conquistou, inclusive, os prémios de revelação e melhor médio na última edição do Brasileirão.
A publicação sublinha, no entanto, que os leões não estão sozinhos nesta corrida, uma vez que vários emblemas europeus - sobretudo de Inglaterra - já terão tirado notas do extremo, por quem o emblema canarinho exige cerca de 15 milhões de euros.

“Até ao fim”. Três empates em quatro jogos custaram 6 pontos e colocaram a equipa a jogar sobre brasas, perante a desconfiança de parte da crítica e dos adeptos. O momento em Alvalade é adverso, e todos têm consciência disso, mas as horas que se seguiram ao jogo com o Belenenses SAD serviram, também, para o balneário do Sporting fazer uma espécie de pacto que ficou gravado nas redes sociais. “Vamos lutar sempre até ao fim!”, prometeu Coates. “Cabeça levantada. Até ao fim!”, reforçou Adán. “Juntos somos mais fortes !!!! Até ao fim!”, partilhou Porro. “Um leão nunca foge da luta e vamos lutar até ao fim”, ecoou Tabata. A mensagem comum não foi mera coincidência. Na verdade, segundo Record apurou, por muito que a última sequência de resultados tenha feito mossa, os jogadores não baixam a guarda: continuam unidos, a falar a uma só voz e determinados em dar tudo no que falta do campeonato, a começar já por Braga, no próximo domingo, onde vão enfrentar novo teste decisivo. É nesse jogo, e em conseguir uma vitória, que o grupo já está focado nesta altura.
O grupo acredita que tem sido vítima de um conjunto de situações que junta erros coletivos e individuais, a par de uma enorme eficácia dos adversários. Existe, também, um certo sentimento de frustração pela ideia de que não foi nas piores exibições que a equipa desperdiçou pontos, pelo contrário. Os indicadores do encontro com o Belenenses SAD provam isso mesmo: recorde de remates do Sporting na Liga (27), máximo de oportunidades criadas (23), segundo maior registo de toques na área adversária (38), segunda maior posse de bola (70%) e, não menos importante, primeira recuperação de dois golos de desvantagem. Como Rúben Amorim salientou em conferência de imprensa, quando ironizava a propósito do “pior Sporting da época”, os leões ainda não perderam, 28 jornadas depois. E a convicção da equipa é a de que, nesta fase, um ponto conquistado pode fazer toda a diferença e ajudar a ganhar a Liga. Mesmo que a palavra candidato continue censurada, a promessa de ir “até ao fim” não se esgota nos 90 minutos de cada jogo. Como é evidente.

Mínimo de lucro máximo. O FC Porto chegou ontem à 20ª vitória nesta edição da Liga NOS, metade delas conseguidas pela margem mínima. O triunfo sobre o V. Guimarães foi então o 10º com uma diferença de apenas um golo, nada que impeça o FC Porto, por exemplo, de ter igualado a maior série consecutiva da época na prova com sete jornadas sempre a vencer: deste lote, duas foram por 1-0 e outras tantas por 2-1.
A equipa de Sérgio Conceição tem o melhor ataque do campeonato, com 57 golos marcados, porém apenas três vitórias por três ou mais golos. Esta realidade explica-se em parte pelo facto de o FC Porto ter marcado 11 golos nas 8 jornadas em que não venceu. O maior triunfo até agora aconteceu contra o Boavista, na 2ª jornada, por 5-0. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...