07 abril 2021

Histórico benfiquista irónico: “Há uma goleada do Benfica por 1-0"; Franceses rendidos aos dragões: “FC Porto, o Milagre”; “Paga, tuga! E não bufes...”. Ana Gomes reage ao arquivamento de processo contra Vieira

A prestigiada revista France Football dedica um artigo ao FC Porto, clube que é considerado “o milagre” das competições europeias, graças a um percurso brilhante, na Liga dos Campeões, apesar de ter um orçamento muito inferior aos concorrentes e de enfrentar uma crise financeira que afeta a sua força no mercado. 
No dia em que arrancam os quartos de final da Champions – o FC Porto defronta amanhã o Chelsea, na primeira mão da eliminatória – o campeão português é comparado ao cavaleiro do filme ‘Monty Python e o Cálice Sagrado’, de 1975. “Estrangulado pelo fair-play financeiro da UEFA, com os braços e as pernas cortadas, arranja sempre maneira de aparecer a lutar”, escreve a revista francesa. Numa reportagem publicada naquela revista, na sua edição de hoje, a equipa de Sérgio Conceição é alvo de elogios, pela “excelência” que coloca em campo, o que permitiu, por exemplo, eliminar a Juventus da principal prova europeia de clubes. 
“Apesar de uma dívida três vezes superior ao orçamento, com um défice operacional de 116 milhões de euros, na época passada, a questão que se coloca é: como é que o FC Porto sobrevive e mantém este nível de excelência em campo?”, questiona a France Football.
A presença nesta fase adiantada da Champions é vista como uma forma de o FC Porto se erguer financeiramente. Mas aquela publicação não esquece que o campeão português já conquistou o título europeu por duas vezes. 
“Economicamente em modo de sobrevivência, o bicampeão europeu, em 1987 e 2004, continua a marcar posição na Liga dos Campeões. Esta presença é essencial, já que permite ao FC Porto expor os seus jogadores e transferi-los", refere a peça. 

“Paga, tuga! E não bufes...”. Ana Gomes, jurista que no mundo do futebol é conhecida pela defesa de Rui Pinto como "denunciante", reagiu com ironia à notícia do arquivamento, pelo Ministério Público (MP), de um processo que envolvia Luís Filipe Vieira, por suspeita de branqueamento de capitais e burla qualificada, num caso relativo ao já extinto Banco Português de Negócios (BPN). De acordo com o jornal Expresso, o MP arquivou o caso por considerar que existia “uma dúvida razoável” sobre as funções que Vieira exercia na Inland, empresa que não terá liquidado junto do banco um empréstimo de 20 milhões de euros.
Com um breve comentário, Ana Gomes, ativista contra a corrupção, antiga eurodeputada e que já este ano foi candidata à Presidência da República, deu a entender que não ficou surpreendida com a falta de “indícios suficientes da prática de crime” alegada pelo MP: se o grupo Inland (que, de acordo com o Expresso, era detido a 80 por cento por Luís Filipe Vieira) não pagou ao BPN, vai ser o contribuinte português a pagar. “Paga, tuga! E não bufes, que à bolina zela a procuradora Bonina...”, escreveu Ana Gomes, no Twitter, numa referência à procuradora Inês Bonina, que assinou o despacho de arquivamento do processo, datado de 30 de março, a par do procurador Pedro Roque (de acordo com a notícia avançada pelo semanário).
Em várias intervenções públicas, a jurista e diplomata tem abordado o “passado de delinquência” de Luís Filipe Vieira. “O Benfica é um dos grandes do futebol, o maior do nosso país em número de adeptos e um dos mais envoltos em acusações e em alegações de envolvimento em esquemas de corrupção. Não só o clube, mas também os principais responsáveis. Temos o caso do E-Toupeira, que se concluiu com uma decisão judicial que levantou muitas suspeitas. São acusados alguns dirigentes do clube por crimes de devassa, entre outros, e de manipulação de agentes judiciais. Sabemos que o dirigente máximo do clube está referenciado em várias listas de grandes devedores do país por vários empréstimos não pagos. Há todo um passado de delinquência ligado a essa pessoa”, disse Ana Gomes, no final de março de 2019.
Esse terá sido o ataque mais contundente da ex-eurodeputada ao dirigente desportivo, que anunciou, tal como o Benfica, que iria avançar para os tribunais, com uma queixa por difamação. O tempo foi passando e Ana Gomes ficou “sentadinha à espera”, como referiu numa entrevista cerca de meio ano depois: “Há uns tempos, Luís Filipe Vieira tinha dito que me processava por eu ter dito o óbvio: que ele era um delinquente. É um facto comprovado. Luís Filipe Vieira foi julgado e condenado pelo roubo de um camião. Há uma sentença”.
Já em setembro do ano passado, depois de conhecida a candidatura à Presidência da República, Ana Gomes esclareceu que nada a move contra o Benfica, mas sim contra quem usa o clube para “negócios escuros” cuja fatura é depois paga pelos contribuintes. “Nunca ataquei o Benfica. Ataquei aqueles que se servem do Benfica para fazer negócios escuros à conta dos portugueses e dos adeptos do Benfica”, garantiu.
Luís Filipe Vieira é um dos principais alvos de Ana Gomes no mundo do futebol, mas a ativista contra a corrupção tem denunciado e criticado muitos outros agentes, como “os advogados, contabilistas, consultores e similares, que ajudaram a cleptocracia angolana, ou os escroques dos negócios do futebol, a branquear capitais e a driblar o fisco em Portugal”.
Em março do ano passado, novo ataque às “máfias do futebol”, mais uma vez com uma referência direta a Luís Filipe Vieira: “Ainda em relação aos clubes de futebol, porque me ocorreu enquanto estava a falar de crime organizado, de máfias, um dado objetivo: nós temos em dois dos maiores clubes de futebol - Benfica e Porto - presidentes que perduram há anos e anos e anos. Acha que é por acaso?”. “Alguém que faça uma lista das empresas que esse senhor [Vieira] foi deixando juncadas com cadáveres, em insolvência. (...)  O polvo da corrupção está por todo o lado, incluindo até no setor da justiça, e que entre outras coisas servirá exatamente para fingir que se fazem investigações, depois elas ficam pelo caminho porque são morosas, porque há prescrições...”, comentou Ana Gomes, nessa entrevista em março de 2020, pouco mais de um ano antes de uma investigação a Luís Filipe Vieira ‘ficar pelo caminho’, arquivada pelo MP por falta de “indícios suficientes da prática de crime”.

“Há uma goleada do Benfica por 1-0". Num olhar aos resultados da jornada, no que diz respeito aos quatro primeiros, Toni recorre à ironia, quando fala da vitória do Benfica diante do Marítimo, nesta segunda-feira, até porque, segundo o técnico, o Benfica apresenta algumas falhas no meio-campo e no ataque. 
“Reparem nos resultados dos quatro primeiros. Há um FC Porto que ganha no último minuto, um Sporting que empata, um SC Braga que ganha e há uma goleada do Benfica por 1-0", diz Toni, com ironia, numa análise à jornada, no Canal 11.  
O ex-treinador dos encarnados insiste que o Benfica “não mostra melhorias nas fases de criação e de finalização”, concordando com a incapacidade de Taarabt em criar desequilíbrios e com os muitos golos falhados. “É essa parte em que o Benfica está deficitário”, considera o ex-treinador encarnado, que tem defendido esta tese, ao longo da temporada
No setor defensivo, os números mostram que Jorge Jesus resolveu os problemas, com as entradas de Lucas Veríssimo, Diogo Gonçalves e Helton Leite, sendo que Vertonghen tem sido o terceiro central num sistema com três defesas. Com estas mudanças, o Benfica deixou de sofrer golos, num ciclo que se prolonga há seis jogos. 
Mas Toni também destaca um elemento fundamental para este bom registo defensivo do Benfica: “Weigl”. Para o comentador do Canal 11, o médio alemão está a mostrar as razões pelas quais o clube da Luz investiu na sua contratação.  
Na análise à ronda 25, e em particular ao empate do Sporting com o Moreirense, Toni aponta ao calendário, lembra que os leões ainda vão defrontar o SC Braga e o Benfica, no reduto dos adversários, e aponta uma lacuna na equipa de Rúben Amorim, diante dos cónegos. 
“Isto vai trazer um novo alento para aqueles que não estão a desistir da luta pelo título. Há uma distância que se encurta e vamos ver como o Sporting reage â perda destes pontos, ao calendário que cada um tem, mas aquilo que parecia certo...”, diz o ex-treinador do Benfica, no programa Futebol Total. 
Para Toni, a formação de Rúben Amorim – que viu os adversários aproximarem-se – falhou ao não ‘matar’ o jogo, deixando o adversário acreditar que pode chegar ao empate. E foi o que sucedeu, com a turma de Vasco Seabra, que igualou o encontro perto do fim. 
“O Sporting deixa correr o jogo, não mata o jogo, e quando não mata deixa em aberto a possibilidade de acontecer o que acabou por acontecer”, aponta Toni. 
E agora há que olhar para os números da vantagem leonina – oito pontos relativamente ao segundo classificado, FC Porto, a 11 do Benfica e a 12 do SC Braga. Há ainda muito conforto leonino, mas surgem dúvidas, até porque o calendário da equipa de Alvalade não é simpático. 
Porém, Toni não acredita que o Benfica chegue a campeão, mas antecipa “alguma emoção” na I Liga, com este tropeção da equipa de Alvalade. “Há aqui um final de época emocionante. Não me acredito que o Benfica possa ser campeão, mas ganhar o campeonato é entrada direta na Champions”, conclui.

5 comentários:

  1. No tribunal perdem sempre, tic tac tac tac - há outros mais dolorosos a chegar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás feliz por os corruptos deste País estarem todos a safarem-se e ficar com o nosso dinheiro? Gosto de futebol, mas cada vez há mais corrupção a nivel mundial, o que mais tarde ou mais cedo vai levar a que as apostas desportivas tomem conta definitivamente dele com a sua máfia, preocupa-me a justiça do meu País que está a entrar nesse carrocel.

      Eliminar
  2. LFV exercia o cargo de varredor ou de lavador de sanitas, eis a tal dúvida razoável

    ResponderEliminar
  3. Lolol.. a matrafona Gomes com alta cornadura!!! Ela e os fruteiros e sapos em geral! É lidar@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não está a falar do Benfica, está a falar dos corruptos, que levam a justiça também para esses caminhos. Os clubes de futebol já não são o que eram. Agora sāo mais máquinas de lavagem de dinheiro.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...