02 abril 2021

Foi apontado ao Sporting mas pode estar a caminho da Turquia; Desmentido interesse em jogador do Benfica; "Odysseas está triste por não jogar no Benfica"; "Não me parece que o sistema de três defesas do Sporting seja uma moda";

O campeonato está de regresso, após a paragem ditada pelos compromissos das seleções, e o Sporting segue embalado rumo a um título que escapa desde 2002. O desempenho da formação orientada por Rúben Amorim tem sido alvo de vários elogios e ainda mais análises, em especial por parte dos adversários, cada vez mais motivados para serem a primeira equipa a vencer os leões na prova.
Numa dessas análises, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou publicamente que o Sporting era uma equipa “fácil de desmontar” no plano teórico, mas “difícil de contrariar” na prática. Ao nível da teoria, o uso de um sistema de três centrais permite aos leões terem um maior domínio do centro do campo, mantendo a bola longe da baliza de Adán e mais perto das redes do adversário.Ao nível da prática, é inegável que o sistema implementado por Rúben Amorim está a ser bem sucedido. Afinal, a formação de Alvalade já venceu a Taça da Liga e lidera o campeonato com dez confortáveis pontos de vantagem sobre o FC Porto, o primeiro perseguidor. Nas outras equipas, pode surgir a tentação de adotar essa ideia dos três centrais, o que seria um erro, no entender de Marco Silva.
Para o antigo treinador do Sporting, a ideia de “três defesas” tem resultado no Sporting porque o treinador soube montar o plantel para jogar nesse sistema. No ‘desenho tático’, a equipa verde e branca entra em campo com cinco elementos na linha mais recuada, mas depois em campo Pedro Porro e Nuno Mendes comportam-se mais como alas do que como laterais. Assim, não faz sentido que outra equipa passe a jogar com três centrais só para ‘seguir a moda’.
“Não vejo como uma moda. Não faz sentido, por estar a correr muito bem ao Rúben e ao Sporting neste momento, que todos os outros treinadores tenham de ir nessa leva”, defendeu o ex-técnico dos leões.
Nesta época, os principais rivais, FC Porto e Benfica, também já recorreram a sistemas com três centrais. No entanto, tal deveu-se a “um momento estratégico”, como explicou Marco Silva.
“Em relação ao Sporting, não o vejo como momento estratégico, o Rúben desde sempre foi criando essa sua ideia, mesmo no Casa Pia. O Benfica usou em momentos estratégicos, com algumas situações específicas em cada jogo, para preparar esse jogo. Com Benfica e FC Porto, parece-me que teve que ver com adversários mais específicos, porque depois voltaram às suas bases”, sustentou, em conversa no Cultura Tática, programa a ser emitido na íntegra esta madrugada, na SportTV.
Numa equipa com ambições, o sistema de três centrais depende da existência de laterais muito ofensivos. É um modelo propício ao futebol britânico, pelo qual passou Marco Silva, que orientou Hull City, Watford e Everton.
“Não vejo que seja como uma onda. No meu caso, em Inglaterra, tinha a ideia base do sistema, mas naturalmente trabalhávamos outros sistemas. Joguei variadíssimas vezes com três defesas e não é por aí que se tornou moda ou não. Tem que ver com o momento”, concluiu.

"Odysseas está triste por não jogar no Benfica". Zeca Rodrigues, jogador nascido em Portugal mas com nacionalidade grega, admite que percebeu, na recente convocatória da seleção da Grécia, que Odysseas Vlachodmidos está um "pouco triste" por não jogar no Benfica . 
"Estive com ele agora na Seleção durante os últimos 12 dias e pareceu-me o mesmo Vlachodimos de sempre. Tranquilo, sempre muito bem disposto com os colegas. Não notei grandes diferenças nele. Agora, percebi que ele está um pouco triste com a situação de não jogar no Benfica. Não aprofundámos a situação, mas eu também, na situação dele, se não estivesse a jogar no meu clube, também não estaria contente", afirmou Zeca Rodrigues. 
Refira-se que Odysseas abriu a porta de saída do Benfica no final da temporada. Em entrevista ao jornal Sport 24, o guardião encarnado afirmou estarem reunidas as condições para dar um passo em frente na carreira. 

Tigres afaste interesse em Cervi. Antonio Sancho, diretor desportivo do Tigres, negou interesse em Cervi, ainda que o conheça bem: «Foi publicado [pelos media mexicanos] que Cervi vinha, e até o observámos, mas não vem para o Tigres.»

Foi apontado ao Sporting mas pode estar a caminho da Turquia. A SAD do Belenenses recebeu uma proposta de um clube turco — cujo nome ainda não foi possível apurar — para a contratação de Tiago Esgaio, lateral-direito português de 25 anos que tem sido um dos jogadores mais em destaque na equipa liderada por Petit e que já foi, inclusive, associado a um interesse do Sporting. Esgaio, que termina contrato com o Belenenses SAD em 2022, soma esta temporada dois golos marcados em 22 jogos disputados nas várias competições e é o mais utilizado do plantel, o que também já havia sucedido na época passada. Números que sublinham a regularidade de Tiago Esgaio e a importância do papel que desempenha na ideia de jogo  desenhada por Petit. O polivalente defesa é, portanto, um dos ativos mais valorizados do plantel e, segundo A Bola, o que chegou aos escritórios da SAD não foi apenas uma abordagem, mas uma proposta concreta para levar o jogador no final da temporada. A entrar no último ano de ligação, e com esta exposição, parece cada vez mais improvável que Tiago Esgaio renove e continue no Jamor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...