05 abril 2021

Cinto apertado na Luz. Vêm aí cortes na massa salarial e reforços só de baixo custo; Real Madrid pode 'atacar' no Dragão; 'Chicotada' em Guimarães. Bino é o novo treinador

Bino Maçães é o novo treinador da equipa principal do Vitória de Guimarães. A quarta derrota consecutiva, diante do Tondela, precipitou o despedimento de João Henriques e a administração da SAD, que se reuniu ontem à noite para fazer o ponto da situação, promoveu o treinador da equipa B para substituí-lo.
Em comunicado, o clube anunciou que Bino já conduzirá o treino de hoje.

Cinto apertado na Luz. A planificação da próxima temporada está em marcha nos gabinetes do Seixal e da Luz e, embora não possam ainda ser traçadas as linhas finais do esboço de 2021/22, já foi assumido internamente que a nova temporada terá de ser, forçosamente, de contenção de despesas a todos os níveis. Luís Filipe Vieira, com o acordo do administrador-executivo, Domingos Soares Oliveira, do vice-presidente para o futebol, Rui Costa, e do treinador, Jorge Jesus, determinou que, depois de um histórico investimento na última época – foram mais de 100 milhões de euros, embora diluídos, em grande parte, a longo prazo –, agora não é aconselhável e não se afigura possível que a SAD tenha condições para arriscar um novo ataque desta dimensão ao mercado.
Pelo contrário, segundo O Jogo, as linhas do futuro imediato apontam para uma reestruturação do plantel em que irá prevalecer o apertar do cinto. As contratações de 20 (ou mais) milhões da temporada em curso não se irão repetir, estando previsto o investimento em reforços menos dispendiosos, tanto no valor da transferência como no salário que irão auferir. Na SAD acredita-se que é possível haver maior critério na escolha e que a aposta, não exclusiva, no mercado nacional pode ser complementada com a vinda de jogadores de outros campeonatos mas ainda sem o mediatismo que habitualmente custa milhões, juntando-lhe a inclusão no plantel de formados no Seixal.
Em paralelo, também está a ser traçado um plano que permita um corte na massa salarial, inflacionada no início da época atual devido à aposta feita em jogadores já com estatuto, como Vertonghen, Otamendi e Everton, ou em jovens com alguma projeção, casos de Darwin e Waldschmidt, além das renovações de elementos vistos como pilares no plantel. Esta política provocou uma inflação no volume salarial, que agora os dirigentes pretendem atenuar. Este objetivo passará, em parte, pela possibilidade de venda de alguns futebolistas com um peso salarial significativo e com pouco espaço no plantel e pela vinda de reforços a ganhar menos.
Este é o caminho que os responsáveis encarnados planeiam seguir, mas o maior número de furos do cinto dependerá de fatores externos.
Haverá corte, mas a sua dimensão dependerá do apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, que permite um encaixe a rondar os 40 milhões, o mesmo que não entrou no arranque da época devido à derrota com o PAOK e que provocou uma espécie de sismo cujas ondas de reflexão ainda se sentem nas contas encarnadas.
Isso determinará o montante a amealhar com vendas de ativos, sendo que essa necessidade existe de qualquer maneira, mas influenciará o tamanho do buraco que terá de ser tapado, se verbas a rondar os 50 milhões ou acima disso. No mesmo sentido, e estando o mercado de transferências retraído, a SAD estará mais dependente das propostas que cheguem, ao ponto de influenciarem também se na rota de saída entrarão ou não alguns dos pesos-pesados do plantel atual.

Real Madrid pode 'atacar' no Dragão. Jesús Corona é um dos alvos do Real Madrid para a próxima temporada, avança o CM. A recente visita ao Porto de Iker Casillas, atual dirigente merengue e antigo jogador dos dragões, serviu para sinalizar o interesse dos espanhóis no jogador mexicano.
O antigo guarda-redes esteve mesmo reunido com o jogador que tem contrato até 2022, mas com uma cláusula de rescisão reduzida no próximo mês de maio e junho, situada nos 25 milhões de euros. A SAD portista não se quer desfazer de um dos jogadores mais importantes do clube dos últimos anos.
O Real Madrid vê em Tecatito um jogador de relativo baixo custo que poderá desempenhar duas funções no terreno, como extremo e como lateral (posição que já desempenhou várias vezes sob o comando de Sérgio Conceição).
Jesús Corona, termina o vínculo com os dragões na próxima temporada. No seu contrato tem uma alínea, que determina que o valor da cláusula de rescisão desce de ano para ano, no caso dos dragões não venderem o jogador. Na altura da renovação, a cláusula de rescisão de Corona estava fixada nos 50 milhões de euros, tendo baixado para 30 milhões o ano passado e, de acordo com a mesma fonte, vai agora baixar para 25 milhões de euros a partir de maio até final de junho, altura em que o extremo se prepara para entrar no ano de contrato.
Corona, de 28 anos, está na sexta temporada ao serviço dos dragões e também vê com bons olhos, se o negócio for bom para todos, uma possível saída do Dragão, apurou o CM.

1 comentário:

  1. Corona ao lado do militão é o sonho de qualquer adepto. Será que isto se chama mendigar dinheiro?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...