26 março 2021

O trio do Famalicão na mira do Benfica; Médio do Benfica será operado hoje; Amorim amarra Palhinha para a próxima época. Renovação em cima da mesa; 'Mea culpa' de Plata. “Faltou-me ter paciência”; "Nunca disse que o Marega quer renovar. Vamos reunir, mas é falso que vá renovar até à próxima semana”

Aziz Ben Aissa, empresário de Marega, reafirmou que o processo de renovação de Marega não está próximo de se concluir. “Vamos reunir-nos em breve e depois falarei. Mas não adianta dizer coisas falsas. Dizem que estou em Portugal e que a renovação está pronta, mas não é verdade. Dizem que eu terei dito que o Marega quer renovar. Mas nunca disse. Temos um grande respeito pelo FC Porto e pelo presidente, o senhor Pinto da Costa. Falar agora seria uma grande falta de respeito. Até esta data não falámos sobre a situação do Marega. Vamos reunir, mas é falso que vá renovar até à próxima semana”, concluiu ao jornal O Jogo, indo de acordo ao que o líder portista revelou na semana passada: a renovação é para ser discutida assim que o confinamento em França permita ao empresário viajar para Portugal.

Amorim amarra Palhinha para a próxima época. João Palhinha é um dos elementos mais valiosos do plantel do Sporting e também dos que, como tal, tem mais mercado além-fronteiras. No entanto, e apesar de um cenário de venda bombástica no próximo verão estar sempre em cima da mesa, o treinador Rúben Amorim já pediu ao presidente Frederico Varandas, apurou o jornal O Jogo, que faça de tudo para segurar o médio na temporada 2021/22, pois considera-o uma peça fundamental para a campanha em solo nacional e, acima de tudo, para a – previsível – presença na próxima edição da milionária Liga dos Campeões.
Os leões lutam pela conquista do título, e além de recuperar o trono nacional a entrada direta na prova milionária (a última participação foi em 2017/18) é fundamental para a sustentabilidade financeira do clube. E uma vez dentro da próxima edição da Champions, Amorim não quer prescindir de Palhinha para levar avante o seu projeto na prova, com a solidez e a robustez que acredita que o médio poderá fornecer à equipa verde e branca na competição onde entram os melhores da Europa.
Amorim até está disposto a perder outras figuras do atual plantel, nomes também influentes na boa temporada, como Nuno Mendes ou mesmo Pedro Gonçalves, mas não o patrão do meio-campo que, com Coates e Adán, forma um trio determinante.
Os dois anos de cedência em Braga permitiram ao camisola seis ganhar outra dimensão, crescer tática e tecnicamente, acumular regularidade competitiva e acima de tudo confiança. Durante uns meses, Palhinha teve como treinador precisamente Rúben Amorim, que o resgatou para a atual temporada em Alvalade. A saída esteve iminente no último defeso, com Wolves e CSKA de Moscovo muito próximos de conseguirem o médio, mas não houve fumo branco e após um primeiro período de fora do estágio de pré-temporada Palhinha foi reintegrado, começando depois a ganhar ascendente na equipa e conquistando o seu lugar (soma 28 jogos, nos quais apontou dois golos), sendo nesta fase indiscutível nos titulares.
Aos 25 anos (faz 26 em julho), uma aventura no estrangeiro ainda pode esperar e a valorização constante pode ter continuidade com uma boa prestação na Champions, chamando ainda mais a atenção dos “tubarões” europeus ao ver o seis em ação contra adversários da alta roda do futebol do continente. A mais recente valorização chegou com a estreia na Seleção de Portugal...
Uma das formas que o Sporting considera para conseguir segurar João Palhinha no verão é melhorar, de novo, o seu contrato, e ascender o médio ao patamar dos mais bem pagos, com um vencimento na ordem do milhão de euros anual. Palhinha renovou contrato já esta temporada (ficou ligado até 2025 e protegido por uma cláusula de 60 milhões de euros), mas pode vir a ser alvo de uma revisão salarial, o que poderá ser um argumento da SAD para segurá-lo mais um ano na Liga NOS. Subir na hierarquia dos capitães também está na mira.

'Mea culpa' de Plata. Paradoxalmente à época do Sporting, Gonzalo Plata vive um dos pontos mais baixos da carreira, dado que há já dois meses foi relegado do plantel principal para a equipa B, decisão que Rúben Amorim justificou com dores de crescimento, ao afirmar, no passado dia 4, que o atacante teria de “crescer e não só como jogador”. Uma afirmação com a qual o próprio jogador de 20 anos... concorda, ao fazer ‘mea culpa’ pela ânsia que revelou no último mercado de transferências. “Entendo os motivos que levaram a essa decisão. Certamente não estive ao meu melhor nível e entendo que o clube a tenha tomado para motivar-me a melhorar e para que assim possa voltar a ser o Gonzalo Plata que joga na seleção do Equador”, assumiu o extremo, refutando o teor das declarações anteontem reproduzidas na imprensa do seu país a propósito do tema. “Cheguei muito jovem a Portugal e, talvez, no meu período de adaptação faltou-me ter paciência para ir evoluindo”, frisou, com palavras direcionadas a Amorim: “Sei que o míster quer o melhor para mim e para o clube.” De olho na retoma, Plata admite não estar a ter a preponderância desejada, mas garante que o futuro passa por Alvalade. “Ainda sou um miúdo, o meu desejo é triunfar no Sporting. Apesar de não estar a ter minutos, estou a aprender muito. Espero que no futuro possa ser um elemento importante no clube”, vincou o esquerdino, com contrato até 2024 e cláusula de 60 M€. 

Samaris vai ser hoje operado numa clínica em Madrid para debelar uma inflamação no tendão de Aquiles direito, que tem condicionado e limitado o médio desde a época passada. O internacional grego tem estado às ordens de Jorge Jesus, mas as queixas regulares impedem o jogador de estar em pleno e de lutar assim por um lugar no onze titular com Weigl e Gabriel, que têm assumido as funções de médio mais recuado no onze encarnado, sobretudo o internacional alemão.
O cenário admitido por Jorge Jesus há cerca de um mês passa agora a uma realidade, sendo a ideia quer dos responsáveis encarnados quer do futebolista que este esteja em condições de atacar a próxima época a 100 por cento e já sem quaisquer limitações.
O camisola 22 das águias falhou a parte inicial da temporada, integrando o boletim clínico devido a uma tendinopatia, e chegou a consultar nessa fase um especialista em lesões no tendão de Aquiles, na Grécia. Samaris acabou por ser submetido a um tratamento conservador, voltando em outubro a estar disponível. No entanto, as queixas mantiveram-se, levando a que o jogador acusasse algumas dores e jogasse pouco.
Decidido que foi avançar para a operação, e depois de até os Países Baixos terem sido uma das hipóteses optou-se, por fim, por efetuar a cirurgia em Madrid, escreve O Jogo.
Samaris prepara-se para encerrar a sua época com apenas 269 minutos, em nove jogos (com um golo), o pior registo desde 2009/10, quando jogou por Panionios e Panachaiki.

O trio do Famalicão na mira do Benfica. O Benfica está a seguir com atenção o guarda-redes Luiz Júnior, 20 anos, o lateral-esquerdo Rúben Vinagre, 21, e o médio-defensivo Manuel Ugarte, 19 anos. Os encarnados têm vários jogadores referenciados e os três do Famalicão — Rúben Vinagre está no Minho emprestado pelo Wolverhampton — são considerados futebolistas com potencial, escreve A Bola.
Luiz Júnior soma 15 jogos (13 na Liga e  dois na Taça de Portugal), Vinagre 12 e Ugarte 10 e um golo.
O acompanhamento e a avaliação às exibições deles prosseguirá, não havendo, neste momento, conversas entre clubes. Os encarnados, ainda assim, já começaram a recolher várias informações.
Vinagre e Ugarte são jogadores com mercado no estrangeiro. O médio-defensivo, aliás, foi pré-convocado por Óscar Tabárez para o Uruguai, mas os jogos de qualificação para o Mundial-2022 da zona sul-americana foram adiados devido à pandemia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...