26 março 2021

“Missão de Varandas sempre foi unir o Sporting contra Bruno de Carvalho"; Dívida (ainda) não foi paga ao Sporting; JO podem deixar dupla dor de cabeça no Dragão

A atual temporada ainda não terminou e o FC Porto está longe de saber em que lugar vai acabar a Liga NOS, mas, ainda assim, tudo indica que não haverá Evanilson e Pepê no arranque de 2021/22. Isto porque a dupla canarinha entra nas contas de André Jardine para integrar a seleção olímpica que vai competir em Tóquio entre 21 de julho e 7 de agosto. Um período em que a pré-época dos dragões estará em andamento e que, em caso de 3º lugar no campeonato, até já haverá competição oficial, mais concretamente a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O perigo olímpico é então ainda mais elevado por poder atrapalhar as opções para um objetivo de época que envolverá muitos milhões de euros, em caso de vir a acontecer, claro. Se o FC Porto terminar a Liga no lugar em que está atualmente (2º) ou acima, pode até nem ter competição oficial nos primeiros dias de agosto mas terá com toda a certeza a pré-época em andamento. Uma fase sempre importante, que o é ainda mais quando há... mudança de ciclo técnico, algo que também pode acontecer nos dragões.
A classificação final do FC Porto e o futuro de Sérgio Conceição são cenários incertos nesta altura, mais do que a possível chamada de Pepê e Evanilson para a seleção do Brasil que vai jogar o Torneio Olímpico em Tóquio. Quem o diz é André Jardine, selecionador brasileiro que terá a missão de, em junho, escolher a lista de eleitos que vai rumar ao Japão. “São dois jogadores que têm estado entre nós nas últimas chamadas e fazem parte da lista de possíveis elementos a ser chamados. Acompanhamos ambos de perto e estamos muito satisfeitos com o que têm feito. Naturalmente que são nomes fortes e prováveis para o Torneio Olímpico”, referiu o técnico a Record, que conta com a sensibilidade de “todos os clubes” para libertarem os jogadores para a competição: “Esperemos que haja compreensão por parte dos clubes. Os Jogos Olímpicos são uma prova importante, mediática e que todos os jogadores querem jogar. Representar o Brasil no Torneio Olímpico é um sonho para muitos. Acredito que vamos ter os jogadores que queremos.” Na ótica do FC Porto, ficar sem os dois jovens brasileiros acarreta problemas que vão até para lá de uma eventual necessidade de jogar a pré-eliminatória da Champions. Pepê é reforço e vai jogar pela primeira vez na Europa, pelo que a pré-época teria ainda mais importância. Quanto a Evanilson, é forte aposta de futuro e pode perder algum terreno por falhar o arranque de 2021/22.

Shikabala continua por pagar ao Sporting. O Zamalek aproveitou o facto de o Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausanne, ainda não se ter pronunciado, de forma definitiva, sobre a multa que os egípcios terão de pagar ao Sporting, em caso de novo incumprimento, para, uma vez mais, falharem o prazo estabelecido pela FIFA para procederem ao pagamento dos 670 mil euros, relativos à transferência de Shikabala para o clube do Cairo, em 2015. Ou seja, o dinheiro ainda não chegou a Alvalade e os vice-campeões do Egito parecem cada vez mais perto de ver a sua dívida aos leões aumentar quase para o dobro. Além disso, correm o sério risco de perder 6 pontos no campeonato.
A situação financeira do Zamalek é grave, como comprova Jaime Pacheco, o técnico português que, quando abandonou o clube, tinha já vários meses de salários em atraso. 

“Missão de Varandas sempre foi unir o Sporting contra Bruno de Carvalho". Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, não se conforma com a apresentação do projeto da “Cidade Sporting” pela atual direção, acusando mesmo o atual presidente, Frederico Varandas, de ser “mesquinho”.
Eleito em 2013 e destituído da presidência leonina a 23 de junho de 2018, Bruno de Carvalho considera que a direção de Frederico Varandas procura reescrever a história do clube, apresentando como seus projetos e iniciativas que tinham sido já idealizados ou anunciados pelo ex-presidente.
“Já não bastou mandar apagar as imagens existentes na Sporting TV, onde eu aparecia, agora querem reinaugurar tudo para apagar da história o que foi feito... É digno de estados de ditadura onde se manipula o cérebro...”, comentou Bruno de Carvalho.
Numa série de artigos que tem publicado no Twitter, o ex-dirigente recordou que Varandas se apresentou a votos com a missão de “unir o Sporting”. O verdadeiro “objetivo” do atual líder leonino é, no entendimento de Bruno de Carvalho, bem mais “mesquinho”.
“A missão desta direção sempre foi a de unir o Sporting contra o presidente anterior. E quando se tem um objectivo tão mesquinho, mas tão bem definido, vale tudo”, sustentou esse mesmo “presidente anterior”, Bruno de Carvalho.
Foi ontem que o clube de Alvalade anunciou, com um comunicado no site oficial, a “Cidade Sporting”, um projeto para revitalizar toda a zona envolvente ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, com a criação de uma ligação ao pavilhão e novas infraestruturas. Só que a mesma “Cidade Sporting” tinha sido referida já por Bruno de Carvalho em julho de 2017.
“Hoje é um dia histórico e de grande felicidade para a nossa família sportinguista. Com a inauguração da rotunda de Alvalade, da Rua Professor Mário Moniz Pereira, dos três campos de Futebol Fernando Peyroteo, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e do Pavilhão João Rocha, nasce, assim, a tão ansiada Cidade Sporting”, disse o então presidente dos leões.
“No dia da inauguração da Cidade Sporting, que não é o Pavilhão João Rocha (como é óbvio - pavilhão não é cidade), inaugurou-se um conceito de ‘pertença’ e de ‘atividade’”, acrescentou, hoje, o ex-dirigente.
Segundo o presidente destituído, a Cidade Sporting “é um ‘espaço contínuo’ criado por um conjunto de ruas, acessos, rotunda, estátua, estádio, pavilhão, megaloja, museu, restaurante no pavilhão, campos de futebol (onde ia surgir uma academia gerida pelo próprio clube com apoio do pólo EUL)”.
Estava também “idealizado”, no âmbito do mesmo projeto, “fan center, sports bar, novo restaurante, fans bar e um hostel”.
Desde que o clube anunciou a “Cidade Sporting” que Bruno de Carvalho se mostrado muito ativo nas redes sociais. O ex-dirigente tem realçado a “confusão” promovida pelos leões, ironizando que a direção de Varandas “vai até inaugurar o Pavilhão João Rocha” e, no próximo ano, “a Sporting TV”. “Estão ‘on fire’”, provocou Bruno de Carvalho.
De acordo com o comunicado do clube de Alvalade, “o Sporting Clube de Portugal continua a inovar e, nesse sentido, vai criar a Cidade Sporting, que envolverá desporto, arte e tecnologia. Explicando que as obras arrancam já em maio, o clube referiu ainda que “este projeto do Sporting vem, assim, de certa forma, também ao encontro da própria cidade de Lisboa, que em 2021 é Capital Europeia do Desporto, e que com isso dará aos lisboetas e aos seus visitantes novos espaços para a prática desportiva”.

1 comentário:

  1. "Eis que chegou um dos momentos mais aguardados do ano - os nomeados para os Galardões Cosme Damião, no âmbito do 117.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica. Confesso que é um dos momentos que mais aprecio, por se tratar do balanço da época que passou.

    Como é habitual, são 6 as categorias e 31 os candidatos em votação. Tive a vontade de votar em todos, porque todos eles foram brilhantes. Como isso não é possível, aqui vão as minhas escolhas. Quando à revelação futebol, escolhi Diogo Gonçalves, um dos melhores produtos da nossa academia. Mas os outros 5 também mereciam vencer - Ana Vitória, Gonçalo Ramos, Nuno Tavares e Tomás Tavares. Quanto à revelação nas modalidades, dos 5 em votação escolhi Marta Martins, do basquetebol feminino. Mas a Daniela Ferreira, o Etson Barros, o Gabriel Calvancanti e o Jacaré também mereciam. Quanto à modalidade, escolhi o atletismo pelo decacampeonato. Se bem que o futsal, feminino e masculino, o voleibol, feminino e masculino, e a equipa masculina de hóquei em patins também merecessem. Quanto ao atleta de alta competição, optei pelo Rapha, do voleibol masculino. Mas gostaria de ter votado na Ana Catarina, no Betinho, no Lucas Ordoñez, no Petar Djordjic e no Vasco Vilaça.

    Quanto ao treinador do ano, a minha escolha foi óbvia - Pedro Rocha, o treinador de atletismo que nos deixou após o decacampeonato. Um homem a quem devemos a hegemonia na modalidade. Gostaria de poder voltar em Marcel Matz, Nuno Brites e Pedro Henriques. Quanto ao futebolista do ano, ter de escolher entre Pizzi, Rafa, Taarabt e Weigl é muito ingrato. Pelo que optei pelo género feminino - Cloé Lacasse, a nossa fantástica canadiana, verdadeira matadora, uma atleta completa.
    Não se esqueça de votar, no site oficial do SL Benfica, até ao próximo dia 28 de Março."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...