03 março 2021

Benfica tentou desviar 'pérola' do Bayern; Sporting de Rúben Amorim é o segundo líder mais jovem do Velho Continente; “Taarabt é um peso morto na equipa do Benfica”

No final do clássico com o FC Porto (0-0), Ruben Amorim enalteceu a “exibição adulta dos miúdos”, naquela que foi a enésima vez que o treinador sportinguista se referiu à juventude do plantel que comanda. Tem razão. A equipa leonina é das mais jovens da Liga, jogou no Dragão com cinco jogadores abaixo dos 22 anos e é assim que tem traçado o caminho que hoje, ao fim de 21 jornadas, deixa o Sporting destacado na liderança e perto de voltar a ser campeão. Recuar dois anos e perceber que foi na irreverência que Bruno Lage também descobriu forma de levar o Benfica ao título é encontrar um paralelismo curioso entre os dois rivais da Segunda Circular. Um padrão, quase.
Não fosse a chegada de João Pereira – que, com 37 anos, fez disparar a média de idades da equipa de 24,5 para 25,4 anos –, e o Sporting seria o líder mais jovem entre os principais campeonatos europeus. Assim, está atrás do Lille (França), mas ainda supera Manchester City (Inglaterra), Atlético Madrid (Espanha), Bayern Munique (Alemanha) e Inter de Milão (Itália). Porém, nenhum destes tem habituais titulares abaixo dos 20 anos, algo que é comum nos leões, onde nomes como Gonçalo Inácio, Nuno Mendes e Tiago Tomás dão nas vistas. Entre os outros líderes, Alphonso Davies, no Bayern, é a exceção.
Depois de Ferro, Florentino e João Félix terem sido o sangue novo que o Benfica precisou para ir atrás do título de 2018/19, a mesma receita ajuda o Sporting a superar todas as expectativas e a estar perto de assumir o trono do futebol português. Os nomes próprios são outros, mas a aposta na juventude também vale em Alvalade.

Benfica tentou desviar 'pérola' do Bayern. O Benfica terá sido um dos clubes a tentar garantir Jamal Musiala, jovem médio ofensivo de 18 anos que recentemente se tornou no jogador mais jovem de sempre a marcar pelo Bayern Munique na Liga dos Campeões.
De acordo com o 'The Athletic', as águias foram mesmo as primeiras a tentar garantir o concurso do jovem internacional pelas camadas jovens da Alemanha e Inglaterra (tem dupla nacionalidade), com o presidente Luís Filipe Vieira ter tentado convencer o jovem natural de Londres a não renovar contrato com os bávaros - termina em junho de 2022.
Segundo a mesma fonte, houve ainda um clube da Premier League interessado no passe de Jamal Musiala, não tendo sido revelado o nome desse mesmo emblema.

“Taarabt é um peso morto na equipa do Benfica”. Numa análise ao triunfo do Benfica frente ao Rio Ave, por 2-0, António Carraça defendeu que Taarabt é “um peso morto” na equipa encarnada. Essa verdade, segundo o ex-futebolista e ex-dirigente, está inscrita nas estatísticas do médio, que “em 75 jogos pelo Benfica marcou apenas um golo e fez sete assistências”.  
Diante dos vilacondenses, o Benfica melhorou com a entrada de Pizzi para o meio-campo e com a saída de Taarabt. Aliás, Pizzi marcou o segundo golo e surgiu nas imediações da área por diversas vezes, algo que o marroquino raramente faz. 
Segundo António Carraça, comentador do Futebol Total, o Benfica melhora “a partir do momento em que o Pizzi entrou”. Mérito do português, ou lacunas do marroquino? “Sobre o Tarrabt nem vale a pena repetir o que é o meu pensamento. Fui ver as estatísticas e o Taarabt, em 75 jogos pelo Benfica, tem um golo e sete assistências. Setenta e cinco jogos”, repete, enfatizando cada sílaba daquele número.  
"Para mim, Taarabt é um peso morto na equipa do Benfica. E isso ficou evidente no jogo com o Rio Ave. Com a entrada do Pizzi, que fez um golo, teve mais duas ocasiões para marcar. Pizzi tem critério, define bem. Pizzi tem de ser titularíssimo absoluto nesta equipa do Benfica”, reforça, no canal 11. 
O comentador do canal 11 lembra que o médio marroquino joga numa posição que ‘exige’ outros números. E nesta comparação com Pizzi, Taarabt fica a perder: em 316 jogos, celebrou 89 tentos e fez também 89 passes para golo. 
Segundo lembra António Carraça, o marroquino não é um médio-defensivo, nem pisa os terrenos de Weigl, nem tem a missão do internacional alemão. Joga na posição ‘8’, onde Pizzi tem atuado por diversas vezes (ontem, o português rendeu o camisola 49). Só que com mais destaque.  
“Taarabt joga na mesma posição. E raramente joga ali como pivô ao lado do Weigl. Joga mais à frente”, acrescentou Carraça, suscitando dúvidas no estúdio do canal 11, quando apresentou as fracas estatísticas de Taarabt. Mas, de facto, os números de António Carraça batem certo com o Transfermarket.  
Nos 75 jogos que o médio-ofensivo de 31 anos fez pela principal equipa do Benfica, Taarabt apontou apenas um golo e fez sete assistências. E apresentou melhores dados no Benfica B, com um golo e dois passes decisivos em apenas 10 partidas disputadas. 
Longe vão os tempos em que Adel Taarabt pôs os adeptos do Queens Park Rangers a seus pés. Foi naquele clube que conseguiu melhor desempenho da sua carreira, realizando 164 jogos, com 34 e 42 assistências. Até no AC Milan alcançou números interessantes, que nunca mais repetiu: quatro golos e duas assistências em 16 partidas que realizou no emblema italiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...