07 março 2021

Benfica não renova e saída é inevitável; "Sporting campeão? Ainda há reservas. Se fosse Benfica ou FC Porto diria que o campeonato estava resolvido"; Coates renovou sem pedir aumento

Um dos quadros mais antigos do atual plantel do Sporting, Coates insiste em vestir a pele de herói com golos em cima dos apitos finais – é, até ver, o defesa mais goleador da Liga NOS, com quatro tentos –, e tem uma história de fidelidade com o clube ao qual chegou em 2016, então por empréstimo do Sunderland. Para lá de ter pegado de estaca no onze, somando, nesta altura, 229 duelos de leão ao peito, recusado rescindir contrato no pós-ataque a Alcochete, em 2018, e de ter sido premiado com a braçadeira posteriormente de capitão, o compromisso do uruguaio com os verdes e brancos conta-se com outra recordação, neste caso a renovação de contrato que celebrou em janeiro de 2020 e na qual... não pediu qualquer aumento no seu ordenado, escreve O Jogo.
Num diálogo fácil com a administração liderada por Frederico Varandas, que para 2019/20 tinha definido o limite salarial – havendo exceções – de 1 milhão de euros face ao processo de reestruturação da SAD, agravado com o impacto da covid-19, Coates aceitou prolongar a ligação aos verdes e brancos de 2022 para 2023, deixando ainda em aberto a possibilidade deste prazo ir até 2024, caso as partes assim o entendam. Com altas responsabilidades no plantel, o central acabaria, pouco depois desta assinatura, por liderar, em conjunto com o outro capitão, Mathieu, as negociações para um corte de 40% dos ordenados do plantel, devido à necessidade de mitigar os efeitos que o coronavírus veio trazer ao desporto.
Veículo de experiência numa equipa com muita juventude, a tranquilidade que Portugal lhe dá, a si, à mulher e aos dois filhos, também foi fundamental para que o sul-americano compreendesse a conjuntura, não obstante de se manter fiel ao Sporting.
“Portugal é um país muito parecido ao Uruguai, o que faz com que esteja muito cómodo, tal como a minha família. E no futebol, quando as coisas te saem bem, claro que também ajuda. Desde que cheguei ao Sporting, joguei sempre”, disse Coates, numa grande entrevista concedida recentemente ao “Ovación”, mostrando precisamente essa satisfação.
No que aos números diz respeito, e para lá de, contra o Santa Clara, ter atingido em 29 jogos os mesmos seis golos que fez na última época, mas em 40, Coates continua a ser o único jogador totalista da Liga NOS que não um guarda-redes, para além de se poder isolar na 36.ª posição dos jogadores mais utilizados na história do clube já no sábado, diante do Tondela, ultrapassando Chico Faria.

Jardel sem proposta para renovar. A pouco mais de três meses de ver formalmente a sua ligação com o Benfica chegar ao fim, Jardel não tem proposta para renovar. O capitão, que completa 35 anos no próximo dia 29, perdeu influência no que ao onze inicial diz respeito, até porque a SAD apostou forte no reforço do eixo central na presente temporada, contratando Vertonghen, Otamendi e, mais recentemente, Lucas Veríssimo.
O atual contrato do capitão expira a 30 de junho, e até ao momento Luís Filipe Vieira não esboçou qualquer abordagem para manifestar a sua vontade de estender o vínculo para além disso. No último mês de janeiro, Jardel cumpriu dez anos de casa, depois de, em 2011, ter sido contratado ao Olhanense. Com 283 jogos oficiais de águia ao peito (e ainda mais sete pela equipa B), o experiente defesa renovou pela última vez em setembro de 2018. Antes, em 2013, havia acrescentado dois anos ao seu primeiro contrato, que tinha validade até 2016.
E se as contratações para esta época lhe roubaram espaço, pelo meio teve ainda algumas lesões a atrapalhar. Contas feitas, o central ajudou a equipa em apenas 16 dos 39 jogos oficiais até aqui disputados, sendo titular em 13. E se Jorge Jesus não tem abdicado de, em condições normais, ter sempre o camisola 33 entre os convocados, a verdade é que nesta altura o brasileiro é o quarto na hierarquia dos centrais, atrás dos referidos Otamendi, Vertonghen e Lucas Veríssimo. Ainda assim, não está totalmente descartada uma possível renovação, até porque Vieira irá analisar a situação no final da época, podendo até propor a Jardel uma redução salarial para viabilizar o ato. No entanto, a retirar alguma força a este cenário está ainda o facto de que Ferro tem o regresso à Luz previsto na próxima época, finda a cedência ao Valencia, válida por meio ano.

"Sporting campeão? Ainda há reservas". Laszlo Bölöni, último treinador campeão em Alvalade, está confiante na conquista do título pela equipa de Rúben Amorim. Agora no Panathinaikos, o romeno, de 67 anos, diz que “têm de acontecer coisas muito estranhas” para isso não acontecer. No entanto diz que se fosse o Benfica ou FC Porto com esta vantagem o assunto estava arrumado.
"Conheço muito bem esse sentimento e as palavras de Rúben Amorim, mostrando calma e tranquilidade. Eu faria a mesma coisa. Gritar já vitória é dar mais responsabilidade aos jogadores e a ele próprio. O Sporting está a fazer uma época muito, muito boa. É uma surpresa positiva. A dinâmica é muito boa e tudo indica que o momento do Sporting chegou. Não sei que catástrofe tem de acontecer para o Sporting não ser campeão. Se acho que o título pode fugir? O Benfica fez grande investimento e dizem que tem o melhor plantel. Também é conhecido o caráter do FC Porto. Se fosse uma destas equipas, diria que o campeonato estava resolvido. Sendo o Sporting, ainda há reservas. De qualquer forma, têm de acontecer coisas muito estranhas para o Sporting não ser campeão. Que coisas? Não sei o que está a pensar. Em situação normal, esta vantagem tem de decidir o campeonato. Mas o que o Jardel disse é muito importante: “No futebol, tudo é possível!”", disse o técnico ao jornal Record.

3 comentários:

  1. "Passou mais um ano, e estamos todos mais velhos, mais responsáveis, mais inseguros e mais exigentes. os últimos 12 meses foram traumáticos por causa da maldita pandemia e impediram-nos de conquistar os títulos para os quais os nossos profissionais tanto trabalharam.

    Foi um ano que ficou marcado por mais um acto eleitoral, o mais participado de sempre, mas também o mais complexo de todos por causa da covid-19. O resultado foi bem esclarecedor, e quando seria de esperar um clube unido, com todos a remarem para o mesmo lado, eis que somos confrontados com comportamentos lamentáveis, que só nos prejudicam e ajudam os nossos adversários. Luís Filipe Vieira fez bem em alertar para esta questão, apelando à união da família benfiquistas, pois tudo o que conquistámos na última década, a mais brilhante de sempre em termos de resultados desportivos e financeiros, só foi possível com muito trabalho, organização, dedicação e união.

    Chega a ser chocante lermos e ouvirmos os dislates proferidos por alguns benfiquistas zangados com a crise de resultados da nossa equipa de futebol. O investimento e esforço feitos para reconquistarmos os títulos nacionais e termos uma boa prestação nas competições da UEFA faz todo o sentido, e estou certo de que os resultados surgirão nos próximos meses. Semeámos para colhermos mais adiante, e é natural que os resultados não surjam em termos imediatos face à quantidade de novos jogadores contratados.

    O presidente explicou tudo na entrevista à BTV, prometendo apenas aquilo que está ao seu alcance - trabalho, dedicação, compromisso e ambição. Tenho a certeza de que a esmagadora maioria dos benfiquistas não se revê nestas atitudes que têm posto em causa a honorabilidade dos nossos dirigentes, sobretudo do presidente mais titulado da história do Clube e cuja obra notável fala por si."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar
  2. Se os títulos do presidente semeador, cujas colheitas devem ser em euros e estarão armazenadas em silos sabe-se lá onde, forem iguais ao título de dr. da mula russa deste bajulador compulsivo, compreendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Assisti ao sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e confesso que quando saiu o nome do PAOK, comentei para os meus botões - coitados dos gregos.

      Estou muito confiante acerca do nosso desempenho europeu. Por três razões. A primeira, foi a contratação de Jorge Jesus. Quem tem o privilégio de ter um treinador desta qualidade só pode sonhar com altos voos em todas as competições. A segunda razão é óbvia - a SAD mantém a aposta muito forte no regresso do Benfica europeu. (...) A terceira razão é uma questão de justiça - o presidente Luís Filipe Vieira sonha com a conquista da Liga dos Campeões. Os mais pessimistas dirão que é um sonho.»

      Pedro Guerra, O Benfica (4 de Setembro)

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...