17 fevereiro 2021

Dispensado em Alvalade mas focado em cumprir o contrato...sem jogar; Leões voltam a 'atacar' o FC Porto; Apenas Benfica e Nacional sem direito a grandes penalidades na Liga

O Sporting, através de Miguel Braga, condenou as declarações de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, após o jogo com o Sp. Braga. No entender do responsável de comunicação dos leões, “há uma relação direta entre a conferência de imprensa [de Pinto da Costa] e os atos que se seguiram”, nomeadamente as ameaças de morte ao árbitro Luís Godinho e à sua família. “Não é descabido dizer que parte daquelas palavras foram incentivo às ações que se desenrolaram. O Sporting repudia qualquer incentivo à violência”, frisou, no programa ‘Raio-X’, da Sporting TV, considerando que a “narrativa” dos dragões nas críticas à arbitragem “não cola”. “É um tipo de comportamento que não ajuda. Aliás, pelo contrário, só estraga o futebol português”, sublinhou Miguel Braga.

O guarda-redes Renan Ribeiro é um dos jogadores excedentários do Sporting, mas não parece existir, nesta altura, soluções de mercado à vista. O jornal Record apurou que o brasileiro está focado em cumprir o contrato com os leões e dificilmente sairá até ao fim da presente temporada. Mesmo no próximo verão, escreve o diário, o guardião só aceitará transferir-se para um clube que ofereça condições semelhantes às que tem atualmente de leão ao peito, em particular no que respeita a vencimento. Mas não só. O campeonato e as condições de trabalho também terão de ser atrativos.

Apenas Benfica e Nacional sem direito a grandes penalidades na Liga. A equipa de Jorge Jesus é, a par do Nacional, a única equipa sem penáltis à passagem da 19.ª jornada do campeonato, e as queixas da SAD, sobre um alegado desfavorecimento dos árbitros nos seus jogos, ganhou ênfase depois de na última partida, com o Moreirense, terem ficado, no seu entendimento, por marcar faltas dentro da grande área sobre Weigl e Vertonghen.
Analisando as últimas duas décadas, é a primeira vez que os benfiquistas não tiveram grandes penalidades a seu favor numa primeira volta do campeonato. As épocas em que elas mais demoraram a “chegar” ocorreram em 2001/02 e em 2004/05, à passagem da 13.ª jornada. Já nas últimas cinco, a primeira a favor do Benfica surgiu sempre até à quinta ronda.
Nas restantes provas internas nesta época, o Benfica também não teve castigos máximos na Taça de Portugal, sendo a Taça da Liga a única exceção (frente ao Vitótria de Guimarães e Braga). Dois lances convertidos em golo por Pizzi. Já na Liga Europa, beneficiou de quatro – três com o Standard Liège e um com o Lech Poznan.
Atuais quartos classificados na Liga, com 13 pontos de atraso para o líder Sporting, os encarnados promete estar tão atentos aos seus jogos como aos dos rivais, em especial os do FC Porto, que, com o mesmo número de jogos, tem 11 penáltis a favor. O Famalicão ocupa o segundo lugar do “ranking”, com seis, e os leões e o Santa Clara estão no terceiro, com cinco.
Relativamente a penáltis contra, o Nacional comanda a lista, com sete, sendo que Benfica e FC Porto têm dois e o Sporting apenas um.
Na última década, o Benfica teve uma média de 8,5 penáltis por época na Liga. A temporada de 2017/18 foi a mais produtiva (11) e a de 2010/11 a que registou menos – apenas quatro. A ausência de penáltis coincide com um dos piores momentos da equipa nos últimos tempos. Desde o início do ano, só venceu duas vezes no campeonato, empatando cinco e perdendo uma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...