26 fevereiro 2021

Conceição: "Percebe-se que é fácil desmontar o Sporting, mas..."; Sporting e Benfica disputam jovem que estreou-se ontem pelo Leicester. Sonho é o...FC Porto; “Se o Benfica não abrir a pestana corre risco de ficar abaixo do terceiro lugar”, diz Inácio

A temporada do Benfica tem estado aquém das expectativas e Augusto Inácio também se diz “surpreendido” com os fracos resultados de um clube da Luz, que investiu muito mais do que os rivais, apostou forte na época e segue num modesto quarto lugar, já com diversos objetivos falhados.
“O Benfica surpreende-me. A mim e a toda a gente. Ao investimento que o Benfica fez... Toda a gente diz que são 100 milhões, mas para mim não é. São mais do que 100 milhões”, afirma o treinador, em declarações à SportTV.  “Surpreende-me devido ao nome das transferências, ao impacto dos jogadores [que chegaram à Luz]. Jorge Jesus é um treinador galardoado, que vinha tinha ganho muita coisa no Benfica. Vinha do Brasil como vencedor e chegou a dizer que o Benfica iria jogar o triplo”, complementa Inácio. 
Depois de uma série de resultados negativos na I Liga, o Benfica caiu no quarto lugar e, na última jornada, deixou ‘fugir’ Sporting, FC Poro e SC Braga, os três primeiros classificados, que venceram os respetivos jogos. Se os leões estão já fora do alcance encarnado – 15 pontos não deixam esperança mesmo ao adepto mais otimista –, já o segundo e terceiro lugares, de acesso à Champions, ainda não são inalcançáveis. 
Porém, Augusto Inácio considera que o Benfica “tem de abrir a pestana”, sob pena de ficar fora do terceiro lugar, que permite, na próxima temporada, disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, enquanto o primeiro e segundo lugares conduzem à entrada direta na Champions. 
“Sinceramente, acho que o Benfica, se não abrir a pestana e não recuperar os seus níveis anímicos, corre risco de ficar abaixo do terceiro lugar”, argumenta Inácio, ideia que defende pelos resultados da equipa, pela incapacidade de reagir aos maus momentos, em contraponto com a campanha positiva do SC Braga, que se coloca entre os grandes. 
Mas Augusto Inácio não aponta o dedo apenas ao treinador. Salvaguardando que está a observar a realidade do Benfica pelo lado de fora, lança alguns temas para a conversa, sobretudo no que diz respeito aos reforços contratados e ao planeamento da época. 
“O que falta dizer aqui – e isso eu não sei, porque não é divulgado publicamente – é se o Jorge Jesus teve os jogadores que pretendia. Ou quem fez aquelas contratações. Ou se Jesus deu aval àquelas contratações. Porque eu lembro-me que, no início da época, quem o Jesus esperava e não teve era o Cavani”, assinala. 
Perante este quadro, Augusto Inácio deixa no ar a eventualidade de se tomarem decisões drásticas, no Benfica. E a saída do treinador pode não ser a única medida a tomar. 
“Para quem está do lado de fora, é realmente mau demais. Mas quem está dentro do Benfica é que sabe com que linhas se cose. E deve tentar perceber se é melhor para o Benfica a continuidade de tudo isto (da estrutura, do treinador, dos jogadores), ou se deve haver alguma mudança. E quando falo em mudança não falo só de treinador”, conclui Augusto Inácio, nesta análise sobre a atualidade encarnada, que pode nesta quinta-feira conhecer um novo capítulo: a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa ou o afastamento das competições europeias. 

O Sporting e Benfica estão 'na corrida para contratar Sidnei Tavares, internacional sub-19 português cujo contrato com o Leicester City termina já no próximo mês de junho. O jovem jogador, que estreou-se ontem com a camisola do Leicester na derrota da equipa inglesa na Liga Europa, poderá não renovar se não for aposta séria no clube inglês.
O clube de Alvalade estará mais adiantado no processo, tendo já avançado uma proposta concreta, avança o portal Desporto ao Minuto. Já o Benfica tem vindo a manter contato regular com os representantes do jogador de 19 anos, que, apesar de nacionalidade portuguesa, nunca representou qualquer clube luso.
Além dos rivais lisboetas, também Newcastle, Sevilla, Almería e Nice estão atentos aos movimentos do jogador.
Do lado do Leicester, o clube inglês quer prolongar o contrato com Sidnei Tavares, até para evitar perder o jovem jogador a 'custo zero' no final da presente época.
Apesar do interesse de Sporting e Benfica, o jovem jogador confessou em janeiro, ao jornal Record, que para jogar em Portugal "teria de ser para o FC Porto". O jovem não esconde ser adepto do FC Porto e o desejo de um dia jogar de dragão ao peito.

"Percebe-se que é fácil desmontar o Sporting, mas...". Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, fez a antevisão ao clássico de sábado com o Sporting, da 21.ª jornada da Liga NOS.
"Depende da forma como cada um vê o futebol. Todos nós, os treinadores, o público em geral, os comentadores, os jornalistas, têm a sua forma de ver o futebol. O futebol é simples, não sofrer e marcar, o Sporting tem sido eficaz. Se não se conseguir sofrer e conseguir marcar atinge-se esse objetivo. Somos o melhor ataque, mas temos sofrido mais do que o habitual. O Sporting é uma equipa pragmática, que sabe o que quer dentro da simplicidade do jogo, difícil para os adversários. (...) Não vejo, naquilo que eu como treinador posso ver, uma qualidade acima da média além de duas ou três equipas, algumas das mais fortes do mundo, em que há momentos do jogo em que aceleram de forma incisiva e vertical. Acho que hoje em dia já não existe, Isto começou com o tiki-taka do Barcelona. Pensam que isso se deve utilizar em todas as equipas, mesmo não tendo jogadores sem essas características. A simplicidade às vezes é o mais difícil de executar no futebol. Olha-se para o Sporting e percebe.-se que é fácil de desmontar, mas se não fomos competentes não conseguimos fazê-lo", disse.

1 comentário:

  1. «Assisti ao sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e confesso que quando saiu o nome do PAOK, comentei para os meus botões - coitados dos gregos.

    Estou muito confiante acerca do nosso desempenho europeu. Por três razões. A primeira, foi a contratação de Jorge Jesus. Quem tem o privilégio de ter um treinador desta qualidade só pode sonhar com altos voos em todas as competições. A segunda razão é óbvia - a SAD mantém a aposta muito forte no regresso do Benfica europeu. (...) A terceira razão é uma questão de justiça - o presidente Luís Filipe Vieira sonha com a conquista da Liga dos Campeões. Os mais pessimistas dirão que é um sonho.»

    Dr. Pedro Guerra, O Benfica (4 de Setembro)

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...