17 janeiro 2021

Sporting inicia nova ronda por alvo; Pepê chega ao Dragão na próxima época; Benfica perto de fechar venda; FC Porto volta ao ataque sobre o clássico: entradas "grosseiras" e vermelhos "poupados"

Matheus Reis é um reforço assegurado pelo Sporting para a próxima temporada, mas o grande objetivo passa agora por garantir a sua integração imediata no plantel leonino. Com este propósito, escreve o Record, os dirigentes do clube de Alvalade iniciaram nas últimas horas uma nova ronda de negociações com o Rio Ave, de forma a procurarem desbloquear a situação nos próximos dias, para que Matheus Reis possa juntar-se ao plantel de Rúben Amorim até ao final deste mês.
O assunto terá sido abordado pelos presidentes dos dois clubes Frederico Varandas e António Silva Campos, sexta-feira, no Estádio José Alvalade, e será agora negociado em maior detalhe. O defesa, de 25 anos, termina contrato com o clube de Vila do Conde em junho, e já deu o ‘sim’ ao Sporting apesar de também ter sido cobiçado por clubes gregos. A treinar à parte desde o início da temporada, quando tentou forçar a saída do Rio Ave, o brasileiro também quer que a situação seja rapidamente desbloqueada. Conforme Record já avançou oportunamente, o Sporting pretende compensar o Rio Ave, e está disposto a ceder jogadores que não entrem nos planos de Rúben Amorim.
O primeiro nome colocado em cima da mesa foi Ivanildo Fernandes, que acabou por rumar ao Almería. Outra solução proposta foi Lumor, mas esta hipótese desagrada ao próprio futebolista. Cobiçado na Bélgica e na Alemanha, o internacional ganês prefere deixar a Liga portuguesa e resiste em aceitar a mudança para o Norte do País. Este é o ponto da situação, mas devem surgir novidades a curto prazo pois as negociações acabam de ser reabertas e há interesse de todas as partes em fechar o processo. O Rio Ave tenta assegurar uma compensação por um jogador que está livre para negociar o seu futuro; Matheus Reis deseja voltar à atividade; e Rúben Amorim ganha já um reforço de inverno.

Pepê vai ficar no Grémio até ao final da temporada brasileira, o que significa que se gorou a possibilidade de o extremo reforçar o FC Porto nesta janela de mercado. Isso não quer dizer, no entanto, que o jogador não vá ser reforço do campeão nacional português, mas antes que o negócio volta a ser adiado, agora para verão, altura em que o mercado europeu reabre. Nessa fase, aconteça o que acontecer, esteja o Grémio como estiver, Pepê sai. O jogador já tem conhecimento da decisão do Grémio e, ainda que no Brasil garantam que não ficou propriamente feliz, terá acabado por aceitar mediante a garantia de que é ele a escolher projeto desportivo que mais lhe interessa, no caso o do FC Porto em detrimento dos russos do Zenit.
Apesar de Sérgio Conceição continuar a insistir no reforço do plantel e de manter Pepê como alvo principal, os dragões pouco poderão fazer nesta matéria. A SAD estará vigilante mesmo até ao fim, atenta a qualquer possibilidade de resgate imediato, mas já tomou conhecimento, até pela quantidade de intervenções públicas dos diretores do Grémio, de que não há qualquer possibilidade de Pepê ser libertado no imediato, pelo que canaliza esforços para o garantir antecipadamente para 2021/22. E, nesta altura, o clube brasileiro já nem esconde as negociações com os dragões. “Realmente nós estamos mantendo conversações, mas ainda não há nada definido. Posso assegurar que, desde que nos qualificámos para jogar a final da Copa do Brasil, definimos que o Pepê estaria presente até o fim do Brasileirão e participaria, também, nos jogos da final da Taça do Brasil. Mesmo com o avançar das negociações, é um processo que possivelmente vai ocorrer durante o mês de janeiro”, esclareceu Paulo Luz, vice-presidente do Grémio, após o empate na casa do Palmeiras, treinado por Abel Ferreira.
Durante o jogo, a Globoesporte avançou que a base para o entendimento com os dragões para a transferência no verão estava alcançada e contemplava o pagamento de 15 milhões de euros por parte do clube português, valor máximo fixado pelo FC Porto. O Grémio ficaria ainda com 15% de uma futura transferência, ficando por esclarecer se referentes ao valor total da mesma ou sobre as mais valias. Esses são, no entanto, pormenores que faltam clarificar, embora as declarações de Paulo Luz sugiram que o negócio futuro possa até ser oficializado até 5 de fevereiro, dia em que o mercado fecha em Portugal.
Na sequência da notícia do Globesporte, também alguns órgãos ligados ao Grémio acrescentaram que, no acordo, o FC Porto salvaguardará a possibilidade de o negócio cair caso Pepê se lesione com gravidade. A confirmar...
Na origem da decisão final do Grémio está, essencialmente, o adiamento da final da Taça do Brasil, inicialmente agendada para 3 e 10 de fevereiro. Por força do apuramento do Palmeiras para a final da Libertadores, agora a primeira mão joga-se a 11 de fevereiro e, a segunda, a 17 do mesmo mês. Mas o “Verdão” de Abel até pode apurar-se para o Mundial de Clubes, que se joga no Catar até 11 de fevereiro, pelo que a Copa pode avançar mais uns dias. Com Pepê, parece certo nesta altura.

FC Porto volta ao ataque sobre o clássico: entradas "grosseiras" e vermelhos "poupados". Depois de diversas anotações ao longo do dia de sábado sobre a arbitragem do duelo com o Benfica, jogado na sexta-feira, o FC Porto voltou este domingo à carga através da newsletter "Dragões Diário", remetendo para as palavras de Pepe após o apito final.
"No rescaldo de um clássico que deixou marcas, principalmente no corpo dos jogadores do FC Porto, Pepe considerou 'inaceitável o Pizzi acabar o jogo' e as imagens dão razão ao dono da braçadeira portista", começam por referir os campeões nacionais, apontando para um dado dos últimos três embates com o rival encarnado: "Nos últimos três embates contra o Benfica, o FC Porto esteve 88 minutos em inferioridade numérica e os encarnados não tiveram nenhum jogador expulso, apesar de não faltarem infrações para isso. Só anteontem [sexta-feira], o árbitro Luís Godinho poupou cartões vermelhos a Pizzi, Nuno Tavares e Vertonghen por sucessivas entradas grosseiras sobre jogadores azuis e brancos", acrescenta o FC Porto.

Franco Cervi está perto de deixar o Benfica e em definitivo. O extremo argentino, de 26 anos, tem em mãos uma proposta para rumar à Major League Soccer e seguir a carreira nos Estados Unidos, ao serviço do New York City FC. O negócio poderá render pelo menos 8 milhões de euros, sendo possível que atinja os 10 M€ em relação a um futebolista que os encarnados contrataram por 5,6 milhões de euros (90 por cento do passe) ao Rosario Central, em setembro de 2015. Os prazos de pagamento são por esta altura um entrave que está a ser discutido entre os dois clubes, escreve o Record.
Os responsáveis do New York City FC, onde alinha a ex-águia Keaton Parks, contam conseguir convencer o esquerdino, que tem contrato com o Benfica até junho de 2023, e contava continuar a jogar na Europa nesta fase da carreira. A verdade é que o internacional argentino em quatro ocasiões tem espaço reduzido no plantel dos encarnados. Esta temporada, o técnico Jorge Jesus apenas utilizou Cervi em seis ocasiões.
Pelo Benfica, o jogador que está blindado por uma cláusula de 80 milhões de euros soma um total de 157 jogos e 20 golos marcados ao longo destas quatro épocas e meia.

2 comentários:

  1. CURIOSIDADES (2)




    "Sabia que desde 2000/2001 foram expulsos 27 jogadores em clássicos entre Sport Lisboa e Benfica e #PortoaoColo e que 19 dos 27 (mais de 70%) foram do Benfica?"

    PortoaoColo, in Facebook

    ResponderEliminar
  2. A Comunicação do FCP anda muito esforçada a tentar desviar as atenções dos casos de arbitragem que realmente aconteceram no clássico e que lhe permitiram chegar ao fim sem a derrota que mereciam. Falo do desvio da bola com a mão do Marega, impedindo-a de chegar ao avançado do Benfica e da carga sobre as costas ao Darwin impedindo-o de cabecear a bola. Dois lances de penalti que o árbitro não viu (ou fingiu não ver?) e o VAR não quis rever. Estes sim foram o verdadeiro escândalo da arbitragem, com clara influencia no resultado final.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...