"O Sporting deu o alerta, está presente para ser campeão nacional". Antigo jogador de Benfica e Sporting, Carlos Manuel defendeu que o dérbi de segunda-feira, para a 16.ª jornada da I Liga, tem um peso acrescido para as águias.
Enquanto os leões partem moralizados pela recente vitória na Taça da Liga e pela distância pontual para os perseguidores (FC Porto a quatro pontos e Benfica a seis), a formação da Luz vai entrar em campo com a pressão de saber que a eventual derrota a deixa “arredada do título”.
“Neste tipo de jogos não há favoritos, mas não posso deixar de dizer que o Sporting está, em termos mentais, melhor do que o Benfica”, começou por enquadrar Carlos Manuel, treinador que orientou os leões no primeiro semestre de 1998.
Uma derrota do Benfica no clássico da 16.ª jornada deixa a equipa “a nove pontos” do Sporting “e com o FC Porto pelo meio”.
“Com nove pontos para um e cinco para o outro acho muito difícil de dar a volta. Se perder, o Benfica praticamente fica arredado do título”, avisou o antigo internacional português, numa antevisão do encontro para a SportTV.
Mas também há pressão no Sporting, que precisa de confirmar o estatuto de candidato ao título, mesmo que o treinador Rúben Amorim continue sem o assumir publicamente.
“O Sporting deu um alerta muito grande na Taça da Liga”, considerou Carlos Manuel: “Disse que está presente para ser campeão”.
Em Alvalade reina a confiança, mas o antigo jogador e treinador dos leões deixou um aviso: “Se olharmos um pouquinho atrás, o FC Porto também estava melhor e o Benfica chegou ao Estádio do Dragão e fez um excelente jogo”.
Como treinador do Sporting, Carlos Manuel foi goleado pelo Benfica, por 1-4, à 22.ª jornada do campeonato de 1997/98. Poborsky, Sousa, Brian Deane e João Vieira Pinto marcaram para as águias, com Leandro Machado a apontar o golo dos leões.
“Foi uma época muito difícil para mim”, confessou o técnico, que na passagem por Alvalade registou 10 vitórias, seis empates e seis derrotas.
29 janeiro 2021
"Se perder em Alvalade, o Benfica praticamente fica arredado do título”; Sporting afasta 'tubarões' que perguntam por Pote; Benfica estuda solução para fazer chegar reforço à Luz; Sá Pinto pode resolver 'problema' de mercado ao Benfica
O Governo decidiu fechar as fronteiras terrestres com Espanha, medida que entrará em vigor às 00h00 de domingo e terminará a 14 de fevereiro, obrigando o Benfica a estudar nova solução para trazer Lucas Veríssimo. Os responsáveis encarnados aguardavam ontem a publicação da portaria para definir a alternativa. Na quarta-feira, o Ministério da Administração Interna anunciou a suspensão de todos voos, comerciais e privados, entre Portugal e Brasil, a partir de hoje. Segundo o Record, o Benfica decidiu alterar o plano de viagem: o central, de 25 anos, seguiria num avião particular até Espanha, seguindo depois de carro até ao nosso país. Com a renovação do estado de emergência, o Governo agravou as medidas. Decidiu repor o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e restringir as saídas, por qualquer via. Além disso, está prevista a suspensão de voos e a determinação de confinamento de passageiros à chegada.
As águias mantêm a intenção de trazer o reforço logo após a final da Taça Libertadores, amanhã, entre o Santos e o Palmeiras, mas as novas medidas fazem com que o Benfica acautele alternativas.
Germán Conti pode ser reforço de Sá Pinto no Gaziantepspor. O central findou o empréstimo com os mexicanos do Atlas em dezembro e está no Seixal a manter a forma para abraçar um novo desafio, já que não entra nas contas de Jesus.
Já Sandro Lima, antigo avançado do Gil Vicente e atualmente no Tianjin Teda, está praticamente garantido no clube turco.
Sporting afasta tubarões de Pote. Não restam dúvidas de que a qualidade já demonstrada pelo atacante na época de estreia de leão ao peito – é atualmente o melhor marcador do Sporting e artilheiro da Liga, com 12 golos – está a atrair a atenção de vários colossos europeus e, escreve o Record, houve dois tubarões, Liverpool e Manchester United, que se chegaram recentemente à frente, ainda que apenas de forma informal. Porém, o jornal apurou que a SAD leonina colocou de lado a possibilidade de qualquer conversa nesta altura.
Desta forma a estratégia do Sporting mantém-se no que respeita a este processo: Pote é para ficar, pelo menos até ao fim da época. E mesmo nessa altura, logo se verá o que pode acontecer. Essa ideia é partilhada, embora o interesse dos emblemas ingleses agrade, pelo transmontano de 22 anos, que é representado por Jorge Pires, em parceria com a Gestifute de Jorge Mendes, que lhe pode abrir as portas dos principais clubes europeus.
A preponderância que o ex-Famalicão alcançou no primeiro ano de leão ao peito colocou-o num patamar elevado na hierarquia e a sociedade verde e branca tem noção de que será difícil segurá-lo, mas o patamar negocial também será alto.
Afinal, a cláusula de rescisão, do contrato, que termina em 2025, é de 60 milhões de euros e será essa a bitola das negociações que estão descartadas para agora, até porque Pote está, isso sim, preocupado em manter o nível exibicional até ao fim da presente temporada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...