04 janeiro 2021

Pepê ansioso por rumar ao Dragão; Reforço a chegar a Alvalade; Belgas podem resolver 'problema' ao Sporting; Mário Centeno é acionista do Benfica. Esteve envolvido na polémica dos bilhetes oferecidos na Luz;

Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e atual Governador do Banco de Portugal, é acionista de sete empresas portuguesas, incluindo Benfica e Galp.
A notícia é avançada pelo semanário Expresso, que cita a declaração de interesses que o líder do Banco de Portugal teve de entregar no Banco Central Europeu (BCE). Além de Benfica e Galp, Centeno tem ainda ações na Pharol (antiga PT), NOS, REN, Navigator e ainda Martifer.
No passado, a relação com o Benfica chegou a provocar dores de cabeça ao então ministro das Finanças. Mário Centeno foi duas vezes notícia depois de ter sido revelado que pediu bilhetes ao clube encarnado para ir assistir a jogos de futebol na companhia do filho a partir do camarote do Estádio da Luz.
Mário Centeno justificou sempre os pedidos com a necessidade de salvaguardar a sua segurança. O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa chegou a abrir um inquérito e o Ministério das Finanças foi alvo de buscas por suspeitas de que Centeno tivesse cometido um crime de recebimento indevido de vantagem. A investigação acabaria por ser arquivada, depois de o Ministério Público concluir “pela não verificação do crime de obtenção de vantagem indevida ou qualquer outro”.
Entre agosto de 2014 e dezembro de 2018, o Novo Banco teve perdas de 225,1 milhões de euros com o grupo económico de Luís Filipe Vieira, que é um dos maiores devedores do antigo BES.
Ao mesmo Expresso, quando questionada sobre se estes investimentos trazem limitação em algum dossiê que esteja no supervisor, fonte oficial do Banco de Portugal limitou-se a remeter para aspetos formais do processo. “Todo o procedimento de preenchimento e publicação da referida declaração de interesses foi objeto de prévio acompanhamento e validação por parte dos órgãos do Banco de Portugal e do BCE competentes pelas matérias da ética e da conduta.”

Matheus Reis a chegar a Alvalade. Tudo (praticamente) certo para Matheus Reis rumar ao Sporting para se tornar no primeiro reforço de inverno do atual líder do campeonato. O lateral-esquerdo de 25 anos aguarda apenas pelo OK para poder viajar para Alvalade e aí assinar contrato válido por quatro temporadas e meia, ou seja, até junho de 2025. Entre as administrações dos leões e do Rio Ave há princípio de entendimento, mas em processo de mudança de treinador os vila-condenses ainda não definiram o jogador que servirá de moeda de troca e que permitirá ao defesa brasileiro chegar ao Sporting já na janela de inverno do mercado de transferências e não apenas no próximo verão, ainda que nessa altura sem qualquer tipo de encargo para a administração verde e branca, uma vez que o lateral termina o contrato com o Rio Ave em junho — as excelentes relações entre os dois clubes, sobretudo depois da transferência de Nuno Santos no passado verão, por 3,75 milhões de euros, com os de Vila do Conde a terem direito a 20 por cento do valor de venda futura, levam os verdes e brancos a enviar um jogador como moeda de troca para os Arcos. Esse jogador pode ser Lumor, também lateral-esquerdo, ganês de 24 anos, mas nesta altura a administração sportinguista aguarda pelo Rio Ave para selar o negócio, que deve ficar concluído esta semana.

Belgas podem resolver 'problema' ao Sporting. Depois de o Sporting ter informado o Getafe, emblema da primeira divisão de Espanha, que quer colocar um ponto final na cedência do avançado Diaby pela escassa utilização (apenas um jogo pelos de Madrid), há dois clubes interessados no serviço do maliano, o Club Brugge e o Genk, ambos da Bélgica. O canhoto, que já representou o primeiro, tem contrato válido com os leões até 2023.

Pepê ansioso por rumar ao Dragão. Pepê é o alvo prioritário de Sérgio Conceição para o mercado de transferência de janeiro. A SAD presidida por Pinto da Costa, ciente de que existem outros clubes interessados como o Real Madrid, Sevilha e Zenit, pretende acelerar o processo que conduza à contratação do craque do Grêmio, mas sabe que terá de ter alguma paciência, numa altura em que Pepê começa a dar alguns sinais de ansiedade depois de o presidente do clube de Porto Alegre, Romildo Bolzan Junior, ter prometido libertá-lo após a qualificação do Grêmio para a final da Copa do Brasil. 
Segundo o jornal A Bola, os dragões se propõem a pagar verba na ordem dos 15 milhões de euros para contratar a pérola do plantel do Grêmio e estudam a possibilidade de o clube brasileiro manter 20 por cento do passe. O jogador estica a corda e é possível que o negócio chegue a bom porto em breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...