10 janeiro 2021

“Com o estádio cheio seria mais difícil o Sporting estar em 1.º. Benfica e o FC Porto são mais candidatos ao título e mais favoritos”; Benfica aponta a avançado brasileiro. FC Porto atento;

Caio Mota, de 19 anos, estará no raio de interesse do Benfica e as águias poderão aproveitar o facto de o avançado estar a terminar contrato com o Santos para o “agarrar”. O jogador acaba contrato com o Peixe – de onde o Benfica já recrutou LucasVeríssimo para esta janela de mercado – e não renovou até agora, com a “Gazeta Esportiva” a apontar para a sua saída e com a Luz no horizonte. 
Segundo o periódico, o Benfica está interessado no atleta desde 2019 - o FC Porto também terá seguido a sua evolução. Fábio Caran, empresário do jovem, deixa tudo em aberto. “O contrato acaba a 31 de março [com o Santos] e estamos a ouvir outras propostas, do Brasil, Ucrânia, Rússia e Portugal”, afirmou o agente.

“Com o estádio cheio seria mais difícil o Sporting estar em 1.º". José Peseiro, numa entrevista concedida ao diário Record, na edição deste domingo, aborda a atualidade do Sporting e mostra-se surpreendido pelo primeiro lugar leonino.
"É surpreendente. O Sporting vem de épocas difíceis, épocas de reconstrução de um clube fraturado, de um clube com problemas económicos, tal como têm todos. É uma surpresa positiva. Acho que é importante para o futebol português. Mas continuo a dizer que o Benfica e o FC Porto são mais candidatos ao título e mais favoritos", começou por dizer, analisando de seguida o trabalho de Rúben Amorim. 
"Ele foi meu jogador e já aí tinha muita curiosidade pelo jogo. Mas tenho de dizer que não concordo que um treinador sem o 4º nível possa treinar uma equipa de 1ª. Isso é uma coisa, outra é dizer que ele já demonstrou, não só no Sporting como no Sp. Braga, que tem capacidade para treinar uma equipa que luta para ser campeã. Uma coisa é a competência, que acho que o Rúben tem, outra é não concordar que treinadores que não tenham o nível possam estar a treinar. Também não concordo com o processo burocrático que é necessário para se atingir o nível. Mas eu quis ser treinador de 4º nível e para isso comecei cedo a tirar os cursos. Mas isto não invalida dizer que o Rúben tem mostrado qualidade para estar onde está".
Já sobre o plantel leonino: "O Sporting construiu um plantel mais rico, mais capaz. Conseguiu misturar jogadores com experiência com os seus jovens. E não andar a comprar jogadores sistematicamente, como aconteceu em alguns anos, que não tinham qualidade para jogar no Sporting. O Sporting aprendeu, virou-se para o mercado português, gastou menos dinheiro do que os outros, e construiu uma boa equipa. Agora, temos de reconhecer fatores favoráveis, e acho que os sportinguistas os reconhecem. O Sporting é o clube mais fraturado, ainda que acredite que as vitórias vão diminuir essa fratura, e o facto de não haver público nos estádios tem favorecido. A equipa começou mal, ficou fora da UEFA. Imagine como seria a estabilidade e a confiança [com adeptos no estádio]. O presidente do Sporting [Frederico Varandas] já mandou técnicos embora porque as claques não estavam satisfeitas com eles... Se foi o meu caso? O meu e o do Keizer também. Pelo menos esses dois. Naquela altura, uma das razões foi essa. Não havia tranquilidade na massa associativa, como se o problema fossem os treinadores, que não é", disse ainda o selecionador da Venezuela.
Por fim a pergunta: Acha que o Sporting não estaria em primeiro lugar com o estádio cheio? "Não digo isso, mas seria muito mais difícil. Ficando fora da UEFA, como ficou, isso teria criado uma instabilidade que, sem os adeptos, não cria. Este ambiente de menor pressão é favorável aos jogadores jovens. Muitas vezes há o problema da camisola de um clube como o Sporting pesar. Se, além desse peso, os jogadores ainda levarem com o peso de grupos fraturantes na bancada sempre a dizerem mal, cada vez que algo não corre bem, isso perturba o desenvolvimento. Não estou a dizer que o Sporting está em 1º só por isso. O Sporting construiu uma boa equipa, tem um bom treinador, mas tem este ambiente favorável. Outro fator que beneficia o Sporting é o facto de não estar na Europa. A pandemia levou a que se jogue sempre de três em três dias, não houve semanas de pausa europeia. O Benfica, o Porto e o Sp. Braga andaram a jogar de três em três dias. O Sporting tirou vantagem disso", terminou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...