26 dezembro 2020

MP acusa 37 membros dos No Name Boys de 261 crimes violentos. Apedrejamento de autocarro e agressões a adeptos do Sporting entre as acusações; Há mais um clube interessado em Hulk; Derrota na Supertaça aumenta pressão sobre JJ. Vieira desagradado e há elementos da estrutura perplexos com JJ

Luís Filipe Vieira espera uma reação imediata à perda da Supertaça para o FC Porto (derrota por 0-2) na quarta-feira e já deu conta disso mesmo a Jorge Jesus. Segundo o CM, o presidente encarnado ficou desagradado não só com o resultado frente aos dragões, mas também com a exibição. O líder das águias entende que a equipa tem condições para jogar melhor e espera que o treinador comece a tirar, de imediato, maior rendimento dos jogadores que tem à sua disposição.
Esta mensagem, que foi passada internamente antes da paragem para o Natal, foi replicada publicamente através da newsletter oficial do clube: “As condições de excelência colocadas à disposição do plantel, o qual tem, reconhecidamente, enorme qualidade e é liderado por uma equipa técnica com provas dadas, inclusivamente ao serviço do Benfica como é sobejamente conhecido, dão-nos a confiança inabalável de que estaremos na linha da frente para atingirmos os principais objetivos a que nos propusemos no início da temporada”. É ainda escrito que “a desilusão sentida pela derrota, comum a todos os benfiquistas, desde os elementos do plantel aos adeptos, passando pela Direção e Estrutura, deve servir de motivação para os desafios vindouros”, concluindo-se: “Que esta derrota sirva para que retiremos ensinamentos que nos possam ajudar no futuro.”
As críticas às exibições do Benfica, inclusive no seio da direção do clube, já tinham surgido antes da Supertaça, como o CM noticiou. Há elementos da estrutura, sabe o CM, que estão perplexos com Jorge Jesus. Por um lado, consideram que o treinador está mais apático, inclusive durante os jogos. Esses dirigentes não compreendem o facto de o técnico só ter feito duas alterações no jogo da Supertaça até aos 89 minutos - altura em que esgotou as substituições com três de uma assentada -, quando a equipa denotava claras dificuldades para se superiorizar ao FC Porto.
Por outro lado, há dúvidas quanto à gestão do capital humano. Darwin e Waldschmidt baixaram de rendimento; Everton ainda não mostrou o seu potencial; e Gonçalo Ramos voltou a ser vetado ao esquecimento: não é opção há três jogos.

Ministério Público acusa 37 membros dos No Name Boys de 261 crimes violentos. A TVI revelou que o Ministério Público acusou 37 elementos dos No Name Boys de 261 crimes graves, onde se incluem homicídio qualificado na forma tentada, ofensas à integridade física, furto, dano e atentado à segurança de transporte rodoviário, incluindo-se aqui o caso do apedrejamento ao autocarro do Benfica em junho, que feriu Weigl e Zivkovic. 
Segundo a estação de Queluz de Baixo, que teve acesso a um despacho do DIAP de Lisboa, a acusação incide sobre 11 episódios de violência praticados entre 2018 e 2020, por 36 homens e uma mulher ligados à ala mais radical da claque do Benfica, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos. Os crimes provocaram mais de duas dezenas de vítimas, entre atletas, adeptos de clubes rivais e polícias.
Entre os episódios mais mediáticos estão, como foi citado em cima, o apedrejamento ao autocarro do clube encarnado mas também as agressões a três adeptos do Sporting em Alvalade, em maio, ou os graffitis nas casas de jogadores e Bruno Lage - o último crime que consta da acusação. 
“Este grupo (casuals) caracteriza-se pela violência física que exerce sobre adeptos de claques de clubes rivais. As façanhas conseguidas são simbolizadas com a subtração de adereços de claques rivais, tais como camisolas e bonés que levam consigo como troféus", descreve o Ministério Público na acusação, segundo a TVI. Refira-se que seis dos acusados aguardam julgamento em prisão preventiva ou domiciliária.

O Saint-Étienne juntou-se ao FC Porto e ao Palmeiras na corrida por Hulk. A equipa de Claude Puel está a fazer uma liga francesa aquém das expectativas, já que está no 14º lugar com apenas 18 pontos, e muito se deve à fraca finalização dos avançados (quarto pior ataque da prova, com 18 golos).
Por isso, o Saint-Étienne pretende reforçar o setor ofensivo. O brasileiro perfila-se como um candidato apetecível. No entanto, o salário elevado de Hulk poderá ser um entrave às aspirações do clube francês.
O avançado já manifestou a intenção de abandonar o Shanghai SIPG no final deste ano, altura em que termina contrato com os chineses. O internacional brasileiro auferia, até agora, cerca de 15 milhões de euros anuais, mas está disposto a baixar substancialmente o seu salário para 1,5 milhões de euros líquidos para poder abraçar um projeto europeu, um valor que continua a ser incomportável para Saint-Étienne e Palmeiras. Além disto, Hulk estará também mais interessado em regressar a uma casa que bem conhece do que iniciar uma nova experiência noutro campeonato. O veterano dianteiro (34 anos) representou o FC Porto entre 2008 e 2012, onde marcou 78 golos em 170 jogos. O atacante conquistou ainda quatro campeonatos, três Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Liga Europa, e criou uma ligação afetiva com os adeptos.
O avançado continua a torcer pelos azuis e brancos. Nas redes sociais, deixou uma mensagem de incentivo à equipa do FC Porto na noite do clássico da Supertaça com o Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...