18 dezembro 2020

"Falei hoje com o presidente do Benfica, estamos a negociar"; Favorecimento ao Benfica? "Fico chocado e boquiaberto"

O ministro da Educação manifestou-se esta sexta-feira "chocado" e "boquiaberto" com as acusações de que é alvo por parte do ex-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) sobre alegado favorecimento ao Benfica.
"Fico chocado e boquiaberto. Só alguém que, de certa forma, terá outro tipo de interesses poderá dizer uma coisas dessas", afirmou Tiago Brandão Rodrigues, no final de uma visita às obras de requalificação da escola básica e secundária Sidónio Pais, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.Questionado pelos jornalistas, Tiago Brandão Rodrigues acrescentou que "nem alguém embriagado faria" declarações daquele teor, em referência à denúncia feita pelo ex-presidente do IPDJ, Augusto Baganha, que foi exonerado em 2018.
"Eu, que sou um abstémio conhecido, obviamente, nunca faria declarações dessas", reforçou, rejeitando ter dito, durante uma conversa, em 2017, que o "Benfica está acima da lei".
Tiago Brandão Rodrigues sublinhou não ter nenhuma "clubite": "Todos os que me conhecem sabem que não tenho nenhum tipo de preferência clubística. Em abono da verdade, nos tempos da minha infância torci pelo meu Courense. Nos tempos de Coimbra, torci pela Académica porque era praticamente impensável não o fazer, mas isto é algo absolutamente inenarrável", concluiu.
Augusto Baganha, que esteve sete anos à frente do IPDJ, considerou também que o despacho que confirmou a sua destituição não tem fundamento e moveu uma providência cautelar para tentar revogar a decisão do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
Em setembro de 2018, no parlamento, o secretário de estado com a pasta do Desporto - que Baganha acusou de ter favorecido o Benfica - assumiu ter enviado uma mensagem a um membro do IPDJ com o número de um advogado do Benfica, mas negou ter exercido qualquer pressão.
Em causa estava a interdição do Estádio da Luz, uma vez que o IPDJ tinha considerado nulo o plano de segurança do recinto, o que impedia o Benfica de receber jogos no seu estádio até que esta situação fosse retificada.

"Falei hoje com o presidente do Benfica, estamos a negociar". Andrés Rueda, novo presidente do Santos, confirma que as negociações com o Benfica por Lucas Veríssimo continuam, e que já conversou esta sexta-feira com o presidente Luís Filipe Vieira para que os clubes cheguem a um acordo.
Em entrevista à RR, o representante máximo lamenta que o processo da transferência se tenha arrastado e promete um desfecho em breve.
"Estamos a começar, em breve vamos ter a definição para tranquilizar toda a gente. Não pode arrastar-se mais do que já está. Falei hoje com o presidente do Benfica, estamos a negociar um com o outro, vamos ter um desfecho que vai deixar Benfica, Santos e o jogador contentes", garante.
O defesa central de 25 anos está mais perto do Benfica e deve ser opção para Jorge Jesus já a partir de janeiro. Lucas Veríssimo poderá ter feito o último jogo pelo Santos na madrugada desta sexta-feira, na Libertadores, e espera que o clube brasileiro cumpra com a palavra e permita a sua transferência para o Benfica.
Os encarnados reformularam a proposta: mantêm a oferta de 6,5 milhões de euros, mas com o pagamento em três prestações, ao contrário das cinco anteriormente sugeridas. Rueda confirma que o jogador está ansioso pela mudança.
"Conversei com o jogador, que sempre se portou de uma forma profissional e exemplar. Está ansioso porque é um passo na carreira, é um jogador que entendemos que tem o direito de dar esse passo. Está ansioso, compreende a situação e queremos ter uma solução rapidamente", diz.
Andrés Rueda considerou insultuosa a proposta anterior do Benfica, em plena gestão interina do Santos. O novo líder, que tomará posse em janeiro, faz questão de explicar as suas declarações.
"Quando fiz esse comentário não falei como presidente eleito. Sou conselheiro do Santos, as propostas em função do período eleitoral, é obrigatório que sejam levadas ao conselho. Naquele momento, o conselho ficou indignado com o prazo, uma compra em cinco anos assustou um pouco. Falei nesse sentido como conselheiro, não no sentido prejurativo, isso já passou e está resolvido. Como se está a arrastar há muito tempo, e com esse problema da fase eleitoral, caso contrário teria sido uma transferência normal no futebol. Estamos mais tranquilos agora", explica.
Lucas Veríssimo terá um "futuro muito promissor" pela frente, lança Andrés Rueda, que acredita que o defesa central tem nível de seleção.
"Um dos melhores centrais no futebol brasileiro, jogador do nível de seleção, tem uma carreira muito promissora pela frente. Vai adaptar-se rapidamente a Portugal. Caso ele vá, o Benfica vai ficar bem servido", termina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...