03 dezembro 2020

Amorim dá um mês a extremo para ser 'reforço', caso contrário sai; Antigo árbitro internacional espanhol sem dúvidas: golo do Sporting devia ter sido anulado e "dois erros graves" na jogada que deu origem ao 2º golo do Benfica. Mal anulado golo ao Farense

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os lances mais discutidos da última jornada. Para o ex-juiz o primeiro golo do Sporting devia ter sido anulado e houve ainda "dois erros graves" na jogada que deu origem ao 2º golo do Benfica. Também foi mal anulado o golo ao Farense.

Na primeira jogada parece-me que é o defesa do Sp. Braga que toca a bola para trás. O avançado ataca a bola e se fosse ele mesmo a tocar, a bola iria para a frente, não iria para o lado esquerdo, como aconteceu.

O defesa atira-se para afastar a bola e fá-lo para a esquerda. Para mim é um golo legal. Creio que é um equívoco enorme. Não é o avançado do Farense que toca na bola. Como já referi, a direção que a bola leva para a esquerda faz com que tenha de ser o defesa a dar esse toque. Se fosse o avançado a chutar ali a bola, a mesma iria em frente e nunca seria naquela direção. É golo legal e erro grave.

O segundo lance é muito claro. Há que anular o golo do Sporting frente ao Moreirense porque há um toque de Pote com a mão. Ainda que seja involuntário, sabemos que todos os ressaltos no braço ou mão no ataque que acabem em golo ou que resultem num lance de golo iminente há que anular. Aqui existe essa iminência, acontece tudo muito rápido. Há o ressalto na mão, disputa a bola e remata. Este golo tem de ser anulado porque o ressalto involuntário na mão origina essa jogada de golo.

Na última jogada há dois erros graves. A primeira é uma falha técnica porque a falta é do jogador do Benfica. É Gabriel que pisa o adversário e, por fazê-lo, cai. Mas a falta não é a favor do Benfica, tem de ser contra. A questão é que aqui o vídeo-árbitro não pode entrar, mas é um erro técnico do árbitro principal. Depois o outro erro é que o árbitro não pode estar a falar com o jogador que está lesionado e deixar que o livre seja marcado. Porque ele não vê se a bola está em movimento, não vê de que local o livre é cobrado... Se nos fixarmos, ele está a falar com o jogador que está lesionado no chão e deixa que a falta seja cobrada. Este é mais um erro de gestão do encontro. Esteve muito mal aqui. Tanto ao assinalar erradamente a falta, como no recomeço do encontro. Só há azar porque o VAR não pode intervir aqui, mas o árbitro falha muito a nível técnico.

Amorim dá um mês a extremo para ser 'reforço'. Gonzalo Plata tem dezembro para mostrar a Rúben Amorim que merece um lugar no plantel do Sporting, depois de três meses sem grande projeção, nos treinos, mas também nos jogos, acumulando ainda o infortúnio de ter sido infetado com a covid-19 recentemente, na seleção do Equador, mesmo que não tenha tomado todos os cuidados depois dos primeiros casos na “Tri”. Ontem, o extremo deu o primeiro passo neste novo capítulo, integrando pela primeira vez as sessões de trabalho da equipa principal desde que contraiu o coronavírus (testou negativo na terça-feira) e aparecendo no relvado da ala profissional de sorriso no rosto e com o compromisso de mudar um arranque de temporada aquém das expectativas, pessoais e do clube.
É verdade que a concorrência à frente é forte, ainda mais se tivermos em conta os momentos de forma dos reforços Pote e Nuno Santos, mas também facto é que todos partiram do mesmo patamar, dado que o técnico dos leões não olha a nomes – nem idades – na hora de escolher as suas opções. Chegados a dezembro, Plata participou em menos de metade dos jogos oficiais que os verdes e brancos realizaram em 2020/21 (cinco em 11), nunca foi titular e o máximo que jogou foram cerca de 30 minutos no clássico diante do FC Porto, em Alvalade, na jornada 4 do campeonato, realizada a 17 de outubro. O contexto, escreve O Jogo, deixa o jovem futebolista, de apenas 20 anos e com necessidade de atuar com regularidade, mais perto de uma possível cedência no mercado de janeiro, mas ao mesmo tempo o canhoto que atua à direita sente que pode crescer com Rúben Amorim, prometendo-lhe empenho total para entrar nos cinco jogos que o Sporting vai fazer antes de entrar em 2021, três para o campeonato e mais dois nas duas taças internas.

2 comentários:

  1. Moral da história relativamente à última jornada 8, isto quanto a casos da jornada, e aos quatro primeiros classificados:

    1 O Sporting ganha 2-1 com um golo irregular do Pote o 1º.

    2 O Braga ganha 1-0, com um golo mal invalidado ao Farense, com o resultado em 0-0.

    3 O Mota de Freiriz na Madeira comete dois erros técnicos no 2º golo do Benfica, e o Benfica ganha 2-1, e dou de barato o lance aos 94 minutos, bola no rabo do Milson, mas rabo é mão para o industrial de carnes vermelhas.

    4 O FC Porto ganha 1-0 nos Açores, mas com o resultado a zero, o Mostovoi e o Esteves do C Santos, não viram um penalti do tamanho de um comboio sobre o Otávio.

    O que diz/escreve a Comunicação social em Portugal? O FC Porto tem sido mt beneficiado pela arbitragem, com o Maritimo e em Paços temos de o reconhecer, mas perdeu ambos os jogos...

    Portanto, o FCP tem fama, mas os outros é que tem o proveito todo, e a jornada 8, é um bom exemplo!

    ResponderEliminar
  2. E o UPERCUT de esquerda do G.R. Charles que quase arrancava a cabeça do CEBOLINHA, não conta ou não estava incluído na AVENÇA do BARRASCO Iturralde GONZO???? Quem paga a comissão?? os METRALHAS do NOJO ou o FAUSTINO e o RIBEIRÃO do RECO... RECO?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...