04 dezembro 2020

A 'pérola' apontada ao Benfica; O lateral que tenta convencer o Sporting; Avançados com a percentagem de golo mais baixa dos últimos 24 anos

Líder do campeonato com o melhor ataque da competição, o Sporting tem-se revelado uma autêntica máquina de marcar golos, mas o rendimento dos avançados à disposição de Rúben Amorim tem deixado a desejar, valendo ao treinador a afinada (e surpreendente) pontaria de Pedro Gonçalves, o melhor marcador da prova, com nove tentos. Dos 21 remates certeiros dos leões nas oito primeiras jornadas apenas cinco deles tiveram o selo de Sporar, Jovane (ambos com dois) e Tiago Tomás (um). A matemática não engana e o peso dos avançados no pecúlio ofensivo da turma de Alvalade limita-se a 23,08%, a percentagem mais baixa dos últimos 24 anos.
Em 1996/97, num arranque marcado por seis vitórias nas primeiras oito jornadas, o Sporting comandado pelo falecido Robert Waseige marcou 13 golos e apenas três deles (23,07%) tiveram a marca dos avançados do plantel: Ouattara, Sá Pinto e Iordanov apontaram um tento cada um. Esta temporada representou um ponto de viragem em relação ao final da década de 1990 e do início do século XXI, onde os leões tiveram avançados que marcaram a história contemporânea do clube de Alvalade. Figura no título conquistado em 1999/2000, Beto Acosta ajudou a colocar essa percentagem para a casa dos 50% e abriu as “portas” a Mário Jardel que, em 2001/2002, foi o grande responsável pelos impressionantes 92,85% de golos de avançados nas primeiras oito jornadas do campeonato, a média mais alta dos últimos 24 anos. Mais tarde, com Liedson, Slimani, Montero e Bas Dost à cabeça, o Sporting contou sempre com avançados fiáveis que não deixaram os créditos por mãos alheias.
Contudo, a saída do internacional holandês para o Frankfurt acabou por deixar um “vazio” na frente de ataque que os leões têm tido dificuldades em resolver. Já em 2017/18 foi este que levou os avançados às costas, ao marcar os quatro golos que valeram 25% do total e, já após ter sido transferido para a Alemanha, o conjunto dos seus sucessores ficou-se por 25,87% dos golos nas primeiras oito jornadas em 2019/20 e, agora, nos citados 23,08%. Para esta média também contribuiu a necessidade de adaptar Jovane ao corredor central face à intermitência de Sporar e à ausência do Luiz Phellype, que ainda não jogou esta época por estar em processo de recondicionamento físico após uma grave lesão no joelho direito.

Norte-americano de 17 anos tenta convencer os leões. Jonathan Gómez, lateral-esquerdo de 17 anos, está a fazer testes em Alcochete.
O jovem norte-americano, do Louisville City, nos últimos meses foi também observado por Midtjylland (Dinamarca) e Friburgo (Alemanha).

Matías Arezo apontado ao Benfica. O portal Todo Fichajes avança que o jovem avançado Matías Arezo está a ser seguido em Portugal, pelo Benfica, e em Espanha, pelo Sevilha.
O argentino, de apenas 18 anos, atua no River Plate e esta época já apontou seis golos e fez duas assistências em 19 encontros oficiais.

1 comentário:

  1. Com relação ao que se passa no Sporting, apetece dizer "olha se os golos dos não avançados não contassem"...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...