O Sporting já sabe que vai enfrentar o 2º classificado da 2ª Liga para o acesso à final four da Taça da Liga. Dada a vitória em Guimarães e a derrota de ontem do Benfica, os leões já garantiram que estarão na liderança do campeonato à 8ª jornada, isto tendo em conta que se apuram para esta prova os seis primeiros classificados da 1ª Liga ao fim das oito primeiras jornadas e os dois primeiros da 2ª Liga após as dez primeiras jornadas. Assim sendo, e tendo em conta o emparelhamento em vigor, o Sporting vai defrontar o ‘vice’ da 2ª Liga, em Alvalade, entre 15 a 17 de dezembro. A final four tem lugar em Leiria, de 19 a 23 de janeiro.
Polícia Judiciária faz buscas ao Benfica e ao Santa Clara. Há suspeitas de corrupção desportiva. Sporting também recebeu a 'visita' da PJ. Uma operação da Polícia Judiciária surpreendeu, esta manhã, a SAD do Benfica e do Santa Clara. O principal alvo da operação conjunta de buscas do Ministério Público (MP), Polícia Judiciária (PJ) e Autoridade Tributária (AT) são os negócios relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni; o médio defensivo Mohamed Al-Gadi; e o médio ofensivo Muaid Salem Ali, mais conhecido como Muaid Ellafi.
Os três atletas passaram há vários anos pelo clube dos Açores, sendo que o primeiro chegou a ser transferido a 1 de julho de 2016 para o Benfica. O valor da transferência não foi anunciado publicamente e Elhouni acabou logo nesse ano por ser emprestado durante duas épocas ao Chaves. Mais tarde, foi cedido a custo zero pelo Benfica B ao Aves, precisamente um dos clubes alvo do processo Mala Ciao e cujas relações com os encarnados estão sob investigação criminal.
A TVI24 avança que a operação da PJ visa ainda empresários, e outros intermediários, que ao longo dos últimos anos se relacionaram com o Benfica e que são suspeitos de terem sido utilitários para diferentes esquemas – sobretudo de corrupção desportiva (nomeadamente através de subornos a jogadores de clubes adversários) para que prejudicassem as suas equipas em campo nos jogos frente ao Benfica.
Durante a manhã de hoje, a PGR confirmou a realização de 29 buscas: "oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados".
As buscas, de acordo com o mesmo documento, "decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária".
"Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento", refere a PGR, acrescentando que "estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional".
De acordo com o mesmo comunicado, "investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro".
Além das SAD, "as investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário)", devido ao "pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes".
Sporting também alvo de buscas. Além das SAD's do Benfica e do Santa Clara, a Polícia Judiciária também fez buscas na Sociedade Anónima Desportiva do Sporting.
Segundo a TVI24, os leões estão a ser visado numa investigação por alegado branqueamento de capitais a Álvaro Sobrinho: a estação avança que a PJ está a investigar a origem dos 20 milhões de euros que o empresário luso-angolano injetou no capital da SAD do Sporting de 2011 a 2014, através da Holdimo.
Cinco estrelas
ResponderEliminar"A entrada do Benfica no Campeonato não podia ser melhor - cinco jogos e cinco vitórias. Com 15 golos marcados e apenas 3 sofridos. Jorge Jesus preparou muito bem o início da principal competição em que estamos envolvidos. As vitórias categóricas frente a Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses não deixam margens para dúvidas - o investimento feito pela SAD está a dar frutos. Os reforços têm feito a diferença. Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Darwin já revelaram todos os seus atributos. Faltam apenas entrar em acção Helton Leite e Jean-Clair Todibo e tenho a certeza de que quando Jorge Jesus precisar de ambos irão responder a preceito.
Feitas as contas, lideramos isolados a Liga, com cinco pontos de avanço sobre FC Porto e Sporting. Um início de Campeonato com um penta de vitórias só acontecera por nove vezes. Ou seja, Jorge Jesus igualou as façanhas de Sven-Goran Eriksson (1982/83), Lajos Baroti (1980/81), Jimmy Hagan (1972/73), Otto Glória (1968/69), Lajos Czeizler (1963/64), Béla Guttmann (1969/61), Ted Smith (1951/52), Janos Biri (1942/43) e Lipo Herczka (1936/37). Dez treinadores categorizados, todos eles carregados de conquistas na história do SL Benfica. Com a particularidade de Jorge Jesus ser o primeiro treinador português a conseguir semelhante feito. E com uma diferença substancial - nunca a diferença para os nossos adversários, à 5.ª jornada, foi tão clara ao nível dos pontos. A procissão ainda vai no adro, mas os primeiros sinais são extremamente positivos e auguram uma época à Benfica. O próximo adversário é o Boavista, constituindo o Bessa uma deslocação tradicionalmente difícil. Mas também manda a verdade dizer que a nossa equipa tem jogado melhor fora de que em casa."
Dr. Pedro Guerra, in O Benfica
O Dr Guerra é o maior e melhor humorista do desporto nacional -o mais volumoso é, com certeza.
EliminarEsse escrito acima do Dr Guerra trouxe-me há memória um dito coimbrão de há muitos anos: "Um burro carregado de livros é um doutor"!
buscas da PJ e a taça da Liga sao títulos que o carnide ganha aos pontos a todos os outros clubes...
ResponderEliminardepois so dizem que em x anos têm 350 titulos mas só à conta de taças da liga enchem o curriculum com 345 títulos..ao menos se metessem as buscas ja feitas ja ultrapassavam os 500 titulos
força vieira, mais 4 anos mas atenção que ninguem votou em ti...hahahahahaha
como nao amar estes piriquitos que tiveram que engolir a vinda do JJ ali mansinhos, engoliram mais um mandato do vieira porque nao queriam mais um presidente preso entao mais vale deixá-lo no poleiro, e agora têm que engolir os dois juntos semana apos semana....
Enquanto a PJ não fizer buscas á SAd do FCP, do Portomonense e do Maritimo para esclarecer as transferências entre primeiro e segundo, e do Danilo envolvendo os tres, não tem credibilidade alguma.
ResponderEliminarComplementando : enquanto o Juiz mauzão não disser porque tem o rabo preso com o pirata criminoso , não passa de um flop da justiça, um cretino com a mania que manda em tudo e que passa impune.
EliminarJá que estão no Maritimo , invetiguem o Patrick Vieira.......
ResponderEliminarIsto é o grande orgulho dos adeptos do Sport Comércio e Alverca 2003, imparaveis no que diz respeito a buscas da PJ!
ResponderEliminarEstá na hora de internacionalizarem a marca, e essas mesmas buscas devem ser feitas pelo FBI ou Interpol!