18 novembro 2020

"O Sporting normalmente não está metido em caldeiradas"; César Boaventura esteve na origem do "Cashball"

César Boaventura, empresário de jogadores, admitiu em conversa com a Polícia Judiciária ter estado na origem do processo "Cashball", adianta esta quarta-feira a revista "Sábado".
De acordo com a publicação as declarações foram registadas por dois inspetores da PJ numa informação de serviço e surgiram durante uma "conversa informal" com Boaventura para "perceber as ligações existente entre os diversos agentes do futebol".
No decorrer dessa conversa, César Boaventura abordou o processo "Cashball", revelando ter sido "o próprio quem contribuiu para que o processo despoletasse, tendo sido a pessoa que apresentou o denunciante e agente de jogadores, Paulo Silva" a Carlos Macanjo, advogado de Boaventura.
O empresário de jogadores explicou que meses antes da operação foi chamado por Macanjo para uma reunião, na qual o advogado lhe solicitou o contacto de Paulo Silva, não conhecendo quaisquer contactos que possam ter existido entre os dois depois disso.
Boaventura revelou ainda um novo contato com o advogado, uma semana antes da operação, onde o mesmo lhe terá pedido para publicar um texto no seu Facebook onde fazia referencia a André Geraldes e à alegação de que o mesmo corrompia jogadores para beneficiar o Sporting, prevendo o início das diligências, das quais teve conhecimento pelo advogado que "tinha grandes contatos dentro da justiça e a controlava".
Questionado pelos inspetores da PJ sobre quais a motivações de Carlos Macanjo, César Boaventura terá afirmado que "seria meramente económicas". O empresário explicou ainda que era "prática habitual" do advogado "tentar recolher informação sensível na área desportiva para posteriormente a negociar com possíveis interessados".
Seis dos sete arguidos do caso "Cashball" foram ilibados de responsabilidades por falta de provas. O único arguido não ilibado é Paulo Silva, empresário que em março de 2018 denunciou o caso.

"O Sporting normalmente não está metido em caldeiradas". Antigo jogador do Sporting, Fernando Mendes mostra-se satisfeito com o afastamento de suspeitas em relação ao Sporting e seus ex-dirigentes no chamado processo Cashball.
"Era importante para o Sporting ficar livre deste tipo de suspeitas. Mais importante para André Geraldes que era um dos visados e para o ex-presidente do Sporting. São coisas importantes. Estou feliz", assegurou Fernando Mendes.
Na CMTV, o antigo jogador leonino disse que "a justiça quando quer funciona" mas pede que as autoridades possam ir mais longe e apurar de onde nasceu este processo.
"Acho importante apurar seriamente esta pessoa que vai ser o arguido principal. Que diga de uma vez por todas o que se passou. As pessoas não são atrasadas e vão dizer isto sem mais nem menos. Tem de haver uma investigação dura e doa a quem doer", desafiou Fernando Mendes.
Feliz com esta situação, o ex-atleta verde e branco diz que o Sporting "está limpinho, pelo menos parece" e realça que não é comum o clube de Alvalade se envolver neste tipo de "caldeiradas".
"O Sporting normalmente, normalmente, tirando uma situação que eu me recorde, não está metido em caldeiradas. Por isso é um clube diferente. Normalmente. Espero que continue assim. O Sporting ganha pouco mas nestas coisas não tem hábitos. Fico satisfeito."

1 comentário:

  1. Imaginem que esta decisão do Cashball tinha acontecido com o Benfica.
    Agora imaginem o que se estaria a passar na comunicação social...

    Imaginemos que caia nas mãos da justiça portuguesa um processo como o Cashball envolvendo o Benfica.
    Um que não partia de denúncias anónimas mas sim de alguém que dá a cara.
    Um que não tinha por base emails roubados e truncados mas sim mensagens SMS guardadas num telemóvel.
    Um que não tinha por base dezenas de documentos apreendidos sem qualquer relevância criminal, mas sim a descoberta de envelopes enderessados a árbitros e dinheiro vivo.
    ...
    Alguém acha que a judiciária e o Ministério Público largava a perna ao Benfica em menos tempo do que leva o Diabo a piscar o olho?
    Alguém imagina que os média engoliam e calavam a ineficácia revelada pela PJ do Porto?
    ...
    Depois digam que é o Benfica que "manda nesta merda toda" e que "está acima das leis"...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...