03 novembro 2020

Nuno Mendes trava renovação com o Sporting; Leões desmentem alianças com o Benfica; Pote bate Bruno Fernandes. É o médio que marcou mais golos em menos tempo nas primeiras seis jornadas

Peça fulcral no excelente arranque de temporada no Sporting na Liga, Pedro Gonçalves tem-se assumido como uma das armas mais eficazes de Rúben Amorim no ataque às balizas adversárias. Autor de cinco golos na presente edição do campeonato, marcados nas últimas três jornadas, o médio já igualou o registo de remates certeiros da época passada, pelo Famalicão, e soma números capazes de fazer corar de vergonha muitos avançados. Estes já são suficientes para o colocarem no patamar de lendas do emblema de Alvalade numa altura em que ainda só leva pouco mais de dois meses com o leão ao peito.
Com os golos marcados a Tondela, Santa Clara (bisou em ambos os jogos) e Gil Vicente, o internacional sub-21 português juntou-se a Bruno Fernandes e António Oliveira no lote de jogadores que marcaram cinco tentos nas seis primeiras jornadas da Liga nos últimos 50 anos, ou seja, desde a época 1970/1971. No entanto, o camisola 28 do Sporting tem uma vantagem sobre os ilustres “competidores”, pois conseguiu chegar a essa marca com menos minutos em campo: 440’ contra os 442’ do agora jogador do Manchester United e dos 450’ do antigo atleta e treinador dos leões. A diferença mínima explica-se pela ausência de Pote nas duas primeiras jornadas do campeonato, onde ficou de fora das opções de Rúben Amorim por ser um dos infetados com o coronavírus. Atrás do camisola 28 do Sporting estão nomes importantes como Balakov, Delfim, Rochemback, Oceano, Negrete ou Fraguito nenhum deles capaz de igualar o pecúlio do reforço contratado este defeso ao Famalicão.
Caso volte a balançar as redes no duelo na casa do V. Guimarães, marcado para o próximo sábado, Pote tornar-se-á no primeiro centrocampista dos leões a marcar seis golos nas primeiras sete rondas naquilo a que podemos chamar de era moderna, pois os sistemas táticos das décadas anteriores à de 70 tornam complexa a distinção entre os interiores integrados nos quintetos ofensivos e os médios “puros”, como Pote.

Leões desmentem alianças com o Benfica. Nos últimos dias, depois da troca de duras palavras entre os presidentes do Sporting e do FC Porto, Frederico Varandas e Pinto da Costa, surgiram rumores duma possível aliança entre Sporting e Benfica. Os leões garantem que «não existe nem vai existir», assegurou ontem à noite, em programa da Sporting TV, o responsável pela comunicação do emblema de Alvalade, Miguel Braga. «O nosso grande rival é o Benfica e com os rivais não há alianças», acrescentou.

Nuno Mendes está sem pressa para renovar o contrato com o Sporting, apesar da insistência de Frederico Varandas. Segundo o jornal CM, o lateral-esquerdo é um dos jogadores mais influentes e que mais cresceu no Sporting, desde que Rúben Amorim assumiu o comando da equipa. Nuno Mendes é forte a defender e rápido a partir para o ataque, qualidades a que se somam a excelente visão de jogo e a qualidade de passe. Revela ainda grande maturidade em campo.
Varandas já percebeu que tem um diamante entre mãos. Foi rápido a agir e o jovem assinou um contrato como profissional à meia-noite do dia em que fez 18 anos, ou seja, em junho. No entanto, apesar do vínculo de longa duração (cinco épocas) a cláusula de rescisão de 45 milhões de euros parece agora ser baixa para evitar que um dos tubarões europeus possa vir buscar o defesa em janeiro. Os leões pretendem manter a duração do contrato, mas passar a cláusula para um valor a rondar os 100 milhões de euros.
O líder leonino tem entre mãos a renovação do guarda-redes Maximiano e do central Eduardo Quaresma, jogadores também do empresário Miguel Pinho, mas o caso de Nuno Mendes terá de ser negociado à parte, escreve o diário.

2 comentários:

  1. Cinco estrelas

    "A entrada do Benfica no Campeonato não podia ser melhor - cinco jogos e cinco vitórias. Com 15 golos marcados e apenas 3 sofridos. Jorge Jesus preparou muito bem o início da principal competição em que estamos envolvidos. As vitórias categóricas frente a Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses não deixam margens para dúvidas - o investimento feito pela SAD está a dar frutos. Os reforços têm feito a diferença. Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Darwin já revelaram todos os seus atributos. Faltam apenas entrar em acção Helton Leite e Jean-Clair Todibo e tenho a certeza de que quando Jorge Jesus precisar de ambos irão responder a preceito. Feitas as contas, lideramos isolados a Liga, com cinco pontos de avanço sobre FC Porto e Sporting. Um início de Campeonato com um penta de vitórias só acontecera por nove vezes. Ou seja, Jorge Jesus igualou as façanhas de Sven-Goran Eriksson (1982/83), Lajos Baroti (1980/81), Jimmy Hagan (1972/73), Otto Glória (1968/69), Lajos Czeizler (1963/64), Béla Guttmann (1969/61), Ted Smith (1951/52), Janos Biri (1942/43) e Lipo Herczka (1936/37). Dez treinadores categorizados, todos eles carregados de conquistas na história do SL Benfica. Com a particularidade de Jorge Jesus ser o primeiro treinador português a conseguir semelhante feito. E com uma diferença substancial - nunca a diferença para os nossos adversários, à 5.ª jornada, foi tão clara ao nível dos pontos. A procissão ainda vai no adro, mas os primeiros sinais são extremamente positivos e auguram uma época à Benfica. O próximo adversário é o Boavista, constituindo o Bessa uma deslocação tradicionalmente difícil. Mas também manda a verdade dizer que a nossa equipa tem jogado melhor fora de que em casa."

    Dr. Pedro Guerra, in O Benfica

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...