O Benfica está há duas partidas consecutivas sem vencer e os seis golos sofridos em dois encontros fizeram 'soar os alarmes' no Estádio da Luz, com críticas às debilidades defensivas reveladas pelo conjunto orientado por Jorge Jesus.
César Peixoto, antigo jogador dos encarnados, que foi treinado por Jesus no clube da águia diz que "o Benfica tem de dar um 'murro na mesa' e mostrar força coletiva e individual para dar a volta e mostrar-se afirmativo de forma a pontuar e a vencer".
Em declarações à TSF, o ex-esquerdino da Luz refere que o Benfica está pressionado para vencer o SC Braga, uma equipa que também representou, mas admite que a turma benfiquista tem argumentos para dar a volta à situação negativa que está a enfrentar.
Nesta ronda, o Benfica será o último dos candidatos ao título a entrar em campo mas César Peixoto desvaloriza essa situação, destacando que os pupilos de Jorge Jesus têm de saber lidar com a pressão de vencer.
"A pressão é maior mas os jogadores do Benfica têm que estar preparados para isso", avisou o antigo camisola 25 das águias, que chegou à Luz a pedido de Jorge Jesus na primeira passagem do técnico pelos encarnados.
Sobre os golos sofridos pelo Benfica, César Peixoto nota que, por exemplo, Nuno Tavares, que ocupa zonas do terreno que em tempos ele mesmo ocupou de águia ao peito, acaba por "cometer muitos erros na construção mas defensivamente por vezes".
Do outro lado, na direita, César Peixoto nota que Gilberto aparece por vezes "perdido" e considera que Diogo Gonçalves "tem capacidade" para render André Almeida se tiver tempo de jogo para assimilar as indicações de Jorge Jesus.
No fundo, para César Peixoto o Benfica está a cometer "erros nas laterais" que acabam por conduzir o eixo central a problemas no momento de defender a baliza de Vlachodimos.
"Com as seleções e com jogos de dois em dois dias o Jorge Jesus não tem tido tempo para corrigir as coisas e sofre muitos golos, coisa que não é normal nas equipas dele [Jorge Jesus]."
Quem também já comentou as debilidades da defesa do Benfica foi Eurico Gomes, antigo central encarnado, campeão na Luz, que estranha a contratação de Otamendi, dizendo que este argentino não está no patamar do Otamendi que os adeptos recordam da sua passagem no FC Porto.
"Há muita confusão ali. O Otamendi não é o do FC Porto. Se fosse esse, nunca saíria do Manchester City. Nunca. Foi dispensado barato do Manchester City", afirmou Eurico Gomes, que, recentemente, concedeu uma grande entrevista ao Bancada onde falou de vários temas.
A equipa de Jorge Jesus recebe o SC Braga, no domingo. Depois de ter perdido no Bessa (derrota com Boavista por 3-0), naquela que foi, para já, a pior exibição da época, o Benfica está obrigado a regressar às vitórias, mas pela frente terá uma formação minhota que segue no terceiro lugar, com 12 pontos, apenas menos um que os encarnados, e com um registo de quatro vitórias consecutivas na prova.
Lucas Veríssimo entre o Benfica e a Arábia Saudita. A Comissão de Gestão do Santos reuniu-se, esta sexta-feira, e analisou proposta de Benfica e Al Nassr pelo passe de Lucas Veríssimo, segundo informações veiculadas pela revista brasileira Lance!.
O clube da Luz terá colocado, em cima da mesa, uma proposta de empréstimo válida entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, sendo que, a partir dessa data, os encarnados teriam de pagar 6,5 milhões de euros para ficar com o defesa-central.
Já o conjunto orientado pelo treinador português Rui Vitória ter-se-à disponibilizado a pagar, no imediato, três milhões de dólares (2,5 milhões de euros) pelo jogador, e outros 3,5 milhões de dólares (2,9 milhões de euros) em janeiro.
A mesma publicação acrescenta que Lucas Veríssimo, que está há muito referenciado por Jorge Jesus, dá preferências aos portugueses, mas o clube brasileiro prefere os moldes apresentados pelos sauditas.
FC Porto continua a ser a melhor equipa portuguesa no ranking da UEFA. Benfica desceu 5 lugares. A UEFA atualizou, pela primeira vez desde agosto, o ranking de clubes que continua a ser liderado pelo Bayern, vencedor da Liga dos Campeões em 2019/20. O Barcelona ultrapassou o Real Madrid no segundo lugar e o Manchester United subiu do 9.º ao 7.º lugar naquelas que são as únicas alterações no top-10.
O FC Porto, que tinha terminado a época passada em 19.º, um lugar à frente do Benfica, subiu um lugar na classificação, enquanto os encarnados caíram cinco posições para o 25.º.
Ranking de clubes a 6 de novembro de 2020:
1. (=) Bayern 117.000 pontos
2. (+1) Barcelona 112.000
3. (-1) Real Madrid 108.000
4. (+1) Juventus 107.000
5. (-1) Atlético Madrid 106.000
6. (=) Manchester City 100.000
7. (+2) Manchester United 95.000
8. (-1) Paris Saint-Germain 95.000
9. (-1) Sevilha 88.000
10. (=) Liverpool 87.000
…
18. (+1) FC Porto 72.000 pontos
25. (-5) Benfica 53.000
30. (=) Sporting 45.500
44. (-7) SC Braga 30.000
114. (+12) Vitória de Guimarães 8.000
127. (=) Rio Ave 5.000
Cinco estrelas
ResponderEliminar"A entrada do Benfica no Campeonato não podia ser melhor - cinco jogos e cinco vitórias. Com 15 golos marcados e apenas 3 sofridos. Jorge Jesus preparou muito bem o início da principal competição em que estamos envolvidos. As vitórias categóricas frente a Famalicão, Moreirense, Farense, Rio Ave e Belenenses não deixam margens para dúvidas - o investimento feito pela SAD está a dar frutos. Os reforços têm feito a diferença. Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Everton, Pedrinho, Luca Waldschmidt e Darwin já revelaram todos os seus atributos. Faltam apenas entrar em acção Helton Leite e Jean-Clair Todibo e tenho a certeza de que quando Jorge Jesus precisar de ambos irão responder a preceito. Feitas as contas, lideramos isolados a Liga, com cinco pontos de avanço sobre FC Porto e Sporting. Um início de Campeonato com um penta de vitórias só acontecera por nove vezes. Ou seja, Jorge Jesus igualou as façanhas de Sven-Goran Eriksson (1982/83), Lajos Baroti (1980/81), Jimmy Hagan (1972/73), Otto Glória (1968/69), Lajos Czeizler (1963/64), Béla Guttmann (1969/61), Ted Smith (1951/52), Janos Biri (1942/43) e Lipo Herczka (1936/37). Dez treinadores categorizados, todos eles carregados de conquistas na história do SL Benfica. Com a particularidade de Jorge Jesus ser o primeiro treinador português a conseguir semelhante feito. E com uma diferença substancial - nunca a diferença para os nossos adversários, à 5.ª jornada, foi tão clara ao nível dos pontos. A procissão ainda vai no adro, mas os primeiros sinais são extremamente positivos e auguram uma época à Benfica. O próximo adversário é o Boavista, constituindo o Bessa uma deslocação tradicionalmente difícil. Mas também manda a verdade dizer que a nossa equipa tem jogado melhor fora de que em casa."
Dr. Pedro Guerra, in O Benfica