07 novembro 2020

JJ quer um novo lateral-direito no Benfica; A motivação de milhões e mais 20% de salário que existe em Alvalade

Para lá da possibilidade de remar contra aquilo que têm sido as últimas classificações no campeonato (a melhor dos últimos cinco anos foi um 2.º lugar em 2015/16) e além da hipótese de regressar à Champions desde a época 2017/18 – essas são, para a estrutura, as motivações corretas –, o Sporting tem no presente ano desportivo um factor extra para continuar a dar sequência ao bom arranque na I Liga, onde para é líder antes de uma sempre complicada deslocação a Guimarães: numa temporada em que o primeiro e segundo vão diretos à prova milionária e o terceiro à pré-eliminatória, os futebolistas leoninos que transitaram de 2019/20 para 2020/21 podem reaver, concretizando-se essa qualificação, os 20% dos ordenados que acordaram cortar entre abril e junho, quando clube e SAD entraram em situação de layoff para mitigar os efeitos da pandemia pela covid-19, escreve O Jogo.
Recuemos, então, precisamente a abril, quando o jornal noticiava os contornos de uma negociação entre administração e capitães de equipa: o plantel entendia o contexto e aceitava cortar em 40% os seus vencimentos, mas salvaguardando a possibilidade de os reaver em duas fases diferentes. A primeira está concretizada e relacionava-se com o reatar do campeonato 2019/20: de um total de 20%, metade terá de ser liquidada até dezembro deste ano e a segunda metade até dezembro do próximo; faltam, então, os tais 20%, que só se garantem caso os verdes e brancos consigam alcançar esse lugar brilhante e que pode trazer tantos milhões. Se forem campeões ou “vices”, há dinheiro certo em caixa; fechado o pódio, é preciso disputar pelo menos uma terceira pré-eliminatória e ainda um playoff. Após alguns anos de dificuldades e cortes no investimento, é também a oportunidade para que o Sporting possa desafogar a vista para um horizonte entre os principais clubes europeus, mitigando ainda perdas – de muitos milhões – que a ausência de público nos estádios tem precipitado. Andar no topo, prova-se, só traz vantagens.

Quando ainda faltam quase dois meses para a reabertura do mercado de transferências, o Benfica já está no terreno para tentar contratar um novo lateral-direito, garante o CM. O reforço Gilberto, pedido por Jorge Jesus e que custou três milhões de euros, tarda em convencer e a SAD está à procura de um novo jogador para aquela posição. A grave lesão do capitão André Almeida, que só deve regressar em pleno perto do final desta época, obrigou o técnico a apostar no brasileiro mais cedo do que pensava. Só que Gilberto tem demonstrado várias fragilidades, que já foram sinalizadas pelo treinador.
Diogo Gonçalves perfila-se como alternativa para a posição, mas o técnico considera que o extremo (posição de raiz) ainda está longe de poder ser opção constante para o lado direito da defesa durante o que falta da temporada. Deu boas indicações no jogo com o Standard Liège, mas diante do Glasgow Rangers (na última quinta-feira) apresentou debilidades posicionais nas ações defensivas (fez um autogolo e saiu ao intervalo).
Contudo, e até pelo menos janeiro, esta será a realidade de Jorge Jesus. Gilberto ou Diogo Gonçalves serão as opções para o lugar.
Os atributos para defesa-direito estão há muito definidos pelo técnico encarnado: bom a defender, mas com capacidade de chegar à frente no corredor para desequilibrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...