10 novembro 2020

Benfica pode perder entre 5 a 8 pontos mas não perde títulos. Suspensão de competir também em cima da mesa; Lucas Veríssimo determinado em rumar ao Benfica; “Estamos a pagar o preço de termos sido parte da solução para o Sporting”

A nova ronda de buscas ontem realizadas teve como objeto, entre outros, alegados atos de corrupção ativa e passiva do Benfica na época 2015/16. Nesse ano de estreia de Rui Vitória ao leme da equipa, o Benfica chegou ao tricampeonato, festejando depois o tetra. Os quatro anos de títulos encarnados estão, aliás, a ser investigados. Mas a moldura penal não prevê que ao emblema da Luz seja retirado qualquer título.
Segundo o regime de responsabilidade penal por comportamentos antidesportivos, desenvolvido para regular a responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva, o Benfica poderá vir a incorrer na suspensão de participação em competições desportivas por um período de 6 meses a 3 anos. Isto à data de uma eventual condenação. Já o regulamento disciplinar da Liga prevê a subtração de cinco a oito pontos e ainda uma multa entre 25.500 a 102 mil euros para este tipo de casos, mas estas sanções apenas são validadas na época em curso aquando da decisão da punição. Ou seja, nunca é aplicada à data da ocorrência dos factos que venham a ser dados como provados. Na prática, os títulos validados aos encarnados não poderão ser retirados legalmente, ainda que haja uma condenação no futuro, escreve o jornal Record.

Lucas Veríssimo está determinado em rumar ao Benfica, não querendo deixar fugir esta oportunidade de atuar na Europa. Segundo o Record, o defesa-central tem deixado claro perante os seus representantes e dirigentes do Santos que pretende rumar aos encarnados, em detrimento do futebol árabe.
Nos últimos dias, o Al Nassr, comandado por Rui Vitória, entrou na corrida pela contratação do futebolista. De acordo com a imprensa brasileira, o clube da Arábia Saudita acenou com 5,5 milhões de euros: 2,5 milhões no momento da assinatura do acordo e 3 M€ quando o jogador se juntar ao plantel. Esta modalidade permite ao Peixe ter dinheiro fresco mais rapidamente. Os encarnados até oferecem mais (6,5 milhões de euros), mas propõem-se pagar esse montante em cinco anos. E a partir de janeiro de 2021.
O Benfica conta com um grande aliado, o jogador. A par das negociações, Lucas, de 25 anos, tem pressionado no sentido de rumar ao Velho Continente, cumprindo uma ambição antiga e um desejo do treinador das águias. Ainda no último sábado, Jesus disse esperar que o central opte pela “carreira desportiva”, em vez de olhar aos milhões árabes.
Nos últimos dias, após o aparecimento do Al Nassr, o Benfica retomou contactos e avançou no processo, ficando perto de garantir os serviços do jogador. O líder dos encarnados, Luís Filipe Vieira, já tinha alcançado um entendimento com o Santos, ainda que nada estivesse assinado. Nos próximos dias, vai fechar em definitivo este dossiê, garantindo um reforço de inverno. 

“Estamos a pagar o preço de termos sido parte da solução para o Sporting”. Nuno Correia da Silva, administrador não-executivo da SAD do Sporting e vice-presidente da Holdimo, reage com um misto de serenidade e sentimento de injustiça às buscas realizadas ontem pela Polícia Judiciária nas instalações da sociedade leonina, no âmbito de um mandado por alegado branqueamento de capitais no período entre 2011 e 2014.
“A entrada da Holdimo como acionista da Sporting SAD foi um processo escrutinado pelas entidades competentes desde o seu início. A CMVM pediu-nos cópias dos documentos e nós cedemos tudo, inclusive a identificação das contas de onde saiu o dinheiro. Cumprimos com todo o compliance”, disse Nuno Correia da Silva ao Record, criticando: “Depois disso já foram realizadas outras buscas no âmbito de investigações judiciais mas, curiosamente, nunca foram aos escritórios da Holdimo.”
Para Nuno Correia da Silva, a explicação é simples: “Estamos a pagar o preço de termos sido parte da solução para o Sporting”. Ou seja, as suspeitas que recaem sobre a empresa de Álvaro Sobrinho são encaradas com alguma perplexidade, pois, de acordo com o administrador, “a entrada na estrutura acionista da SAD foi uma imposição dos bancos para viabilizar a reestruturação financeira. Não havia a opção de não entrar no capital da SAD. A alternativa era a entrada em PER e a perda de todo o valor.” 

4 comentários:

  1. LOL, só em Portugal. Se um clube é julgado e condenado por corrupcão num ano em que venceu o título, o castigo não invalida o título desse ano... Nem o QAnon is inventar uma história dessas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu fico parvo com certos comentarios...

      se um clube faz tudo o que é ilegal parsa ganhar o campeonato da walt disney, o estranho era outros serem os campeoes...

      por exemplo...

      no apito dourado, o fcp oferecia frutinha da boa, cafezinho com leite, o pintinho até conselhos matrimoniais dava antes do jogo para no fim ganhar o Sporting ou o carnide?? andamos a brincar....

      por outro lado, o carnide da vouchers, oferece viagens com tudo pago, toupeiras, padres mala ciao, etc etc etc e era para o Sporting ou o fcp serem campeoes?? andamos a brincar so pode e por isso mesmo ganhartam 4 seguidos limpinhos limpinhos...

      e neste momento iam para o 10 campeonato seguido a ganhar caso o salvador rui pinto nao tivesse descoberto tudo, depois de descoberto, ate um fcp falido e em pleno fairplay financeiros é 2 vezes campeao em 3...

      o fcp tambem nao perdeu tirtulos e ainda hoje e daqui a 100 anos ninguem esquece o que aconteceu, com o carnide vai ser igual, podem ganhar tudo e mais alguma coisa, corruptos será a vossa marca para a eternidade


      Eliminar
  2. Se se provar tudo, o benfica devia perder o título e descer de divisão.

    O mesmo devia ter acontecido com o porto no apito dourado.

    Em Itália, por muito menos, a Juventus foi parar à 2ª divisão.

    ResponderEliminar
  3. LOOOOOOOOL!!!!!

    PABLO ESCOBAR DE PORTUGAL!!!! CARREGA VIEIRA

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...