Leandro Cabrera e Robin Koch estiveram nos planos para reforçar a defesa do Benfica, mas a contratação de ambos foi descartada, ainda que por motivos diferentes. O primeiro, à semelhança de Vertonghen, é um defesa esquerdino, sendo que o belga é agora a grande prioridade para o eixo defensivo das águias. Assim, o jogador do Espanyol que estava interessado em mudar-se para a Luz, terá de encontrar outro emblema. E, de acordo com a imprensa espanhola, o Betis poderá ser o destino do jogador uruguaio.
Já o defesa do Friburgo, de 24 anos, não entra nos planos do técnico Jorge Jesus, que pretende um central com mais experiência. O interesse dos benfiquistas no alemão vinha desde janeiro, quando a equipa era liderada por Bruno Lage, mas acabou agora por cair com a chegada do novo técnico que pretende alguém experiente para aquela posição.
Jan Vertonghen é agora o central canhoto desejado pelo Benfica. A SAD deixou cair a opção Leandro Cabrera e aposta todas as fichas na contratação do internacional belga. Aliás, segundo o Record Jorge Jesus pediu informações à equipa técnica de José Mourinho, que o comandou no Tottenham.
A contratação de um central canhoto está nos planos de Jesus, desde que começou a projetar o plantel encarnado para 2020/21. O Benfica apontou baterias para Cabrera, que ficou entusiasmado com a possibilidade de rumar à Luz, mas o Espanyol mostrou-se irredutível nos 15 milhões de euros para abrir mão dele.
Os encarnados viram em Vertonghen uma oportunidade para garantir o tal central desejado pelo treinador amadorense. Está livre, depois de ter terminado contrato com o Tottenham, onde foi treinado por Mourinho desde novembro passado. Aos 33 anos, tem ainda a experiência que Jesus quer dar ao plantel, para atacar não só o campeonato, como a Liga dos Campeões, sendo que o Benfica terá de ultrapassar duas eliminatórias para aceder à fase de grupos.
O Benfica já iniciou negociações com o internacional belga e, mesmo sabendo que se trata de um dossiê complexo, está disposto a fazer um esforço para garantir os serviços do central, que conta 118 presenças pela seleção principal da Bélgica. Além disso, os encarnados não estão sozinhos na corrida. A Roma, treinada de Paulo Fonseca, já se posicionou para receber o central, que terminou ligação de oito épocas ao emblema londrino. Informações recentes deram conta de aproximação dos italianos ao jogador, mas o Benfica tenta agora ‘desviá-lo’.
A contratação de Cavani exige um autêntico jogo de paciência. A SAD e o atacante uruguaio estão a dialogar há algum tempo mas, apesar do avanço nas negociações, ainda há questões por acertar, como o ordenado e o valor do prémio de assinatura. O internacional sul-americano, que terminou contrato com o PSG, baixou as suas pretensões, mas a verdade é que as partes ainda não chegaram a um ponto convergente. Ainda assim, há confiança na Luz, até porque o jogador, de 33 anos, aceita um contrato de três épocas e já se manifestou agradado com as condições do clube e com o projeto desportivo.
O Sporting centrou atenções no reforço da defesa, em concreto o seu eixo, e nesse sentido a SAD já avançou com uma proposta concreta por Lyanco. De acordo com informações recolhidas pelo Record, os leões colocaram à mesa do Torino 6 milhões de euros por 60 por cento do passe do central de 23 anos. Apesar de as negociações estarem ainda numa fase intermédia, sabe o nosso jornal que o empresário do defesa, Frederico Moraes, vai viajar para Lisboa na quarta-feira com o intuito de se sentar à mesa com os responsáveis leoninos, numa reunião que pode fazer acelerar o processo.
A investida do Sporting surge após uma primeira sondagem, à qual os italianos exigiram 12 milhões de euros pela totalidade do passe, montante que está, hoje, fora do alcance da SAD. Por esse motivo, e como o nosso jornal noticiara, em alternativa os leões poderiam oferecer jogadores para fazer baixar a fasquia - possibilidade que não está descartada dado que é do agrado do Torino - ou discutir a compra de uma percentagem do passe, precisamente a opção em aberto, uma vez que apesar da proposta efetuada, o Sporting vai tentar negociar uma maior fatia dos direitos económicos do central.
As conversas entre as partes vão desenrolar-se ao longo dos próximos dias e, ao jornal, fonte próxima deste dossiê considera que este tem “pernas para andar”. Contudo, os italianos prometem ser um osso duro de roer, até porque desembolsaram os referidos 6 M€ pelo defesa em 2017, quando o contrataram ao São Paulo, e por isso pretendem vender por valores superiores.
Lyanco sabe do ataque do Sporting e já fez saber as suas pretensões. O internacional sub-23 pelo Brasil, onde é companheiro de Wendel, pretende um vencimento na ordem de 1 milhão de euros limpos por temporada. Além do Sporting, também o Bolonha, emblema ao qual o defesa esteve cedido na temporada finda, está na lista de pretendentes. Neste ponto, refira-se que os leões devem contratar mais um central, no caso Feddal, que hoje regressa... aos treinos no Betis. Giannetti (Vélez) e Jemerson (Monaco) também estão identificados.
Fábio Silva à espera de um telefonema. Segundo o jornal O Jogo, o FC Porto tem bem alinhavada a transferência de Fábio Silva por 40 milhões de euros, num negócio que poderá ficar concluído nos próximos dias. O avançado, que se encontra a passar férias no Algarve na companhia da família, continua à espera de um telefonema para saber qual será o seu futuro. Inglaterra é o destino mais provável, ainda que haja outras possibilidades. Apesar de ter uma cláusula de 125 milhões de euros, e da SAD ter exigido, num primeiro momento, 60 milhões de euros para deixar sair uma das suas principais promessas, esta transferência vai fazer-se por um valor mais reduzido, mas mesmo assim bastante satisfatória, na opinião
dos responsáveis do FC Porto, tendo até em conta a contração atual do mercado provocada pela pandemia da covid-19. Durante esta época, que foi a de estreia para o avançado de 18 anos – completados há menos de um mês –, Fábio Silva participou em 21 jogos pela equipa principal (mais três na equipa B), cinco como titular, tendo apontado três golos, dois na Taça de Portugal (Coimbrões e V. Setúbal) e outro no campeonato (Famalicão).
Estas notícias são palha para burros.
ResponderEliminarA única que se aproveita é o leilão que o FCP anda a fazer para ver se consegue os milhões de que precisa desesperadamente. Hoje coube a vez ao Fábio Silva que vai ser vendido para Inglaterra por 40 Milhões. Ontem foi o Dalot por 20 milhões, amanhã será outro qualquer. O problema é o que os "milhões" não saem das páginas do pasquim. E o velho continua sem Viagra...
Jesus arrasou
Eliminar"A apresentação de Jorge Jesus foi o grande momento da semana. Igual a si próprio, o treinador mais titulado da história do Sport Lisboa e Benfica deixou-nos água na boca. Com a legitimidade de quem já conquistou 19 títulos, três deles de dimensão internacional, o novo homem do leme foi assertivo no seu discurso. Preocupado com a família benfiquista, Jorge Jesus fez questão de apelar à união que faz a força.
Entre 2009 e 2015, teve sempre a massa adepta no coração, e lembro-me de que várias vezes me confidenciou a sua enorme preocupação com o sentir dos sócios e adeptos do SL Benfica. 'É para eles que nós trabalhamos'. Esta frase, que ouvi muitas vezes da sua boca, retrata fielmente um homem apaixonado pelos projectos que abraça. Esta faceta de Jorge Jesus sempre me impressionou. Cinco anos depois, regressa pela porta grande e com a promessa de que vamos arrasar. A primeira condição passa pelo nosso lema - E pluribus unum. A segunda condição óbvia - reforços de muita qualidade para montar uma equipa poderosa, avassaladora e vencedora, quer nas provas internas, quer nas competições europeias. O desafio que lhe foi lançado por Luís Filipe Vieira é, provavelmente, o maior da sua brilhante carreira. Jorge Jesus, como todos nós, sonha com o regresso do Benfica europeu. As duas finais da Liga Europa ficaram-lhe atravessadas, pois em ambas merecemos a vitória.
Em Junho de 2009, Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e Rui Costa formaram um trio-maravilha que deu cartas durante seis épocas. Os dez títulos conquistados provam a excelência do trabalho realizado. Agora, a fórmula foi enriquecida com mais dois elementos. Teremos um quinteto Luisão, o mais titulado futebolista do SL Benfica e grande capitão, assumirá funções importantes na estrutura. Será ele o gestor de uma das questões mais complexas - a mística. Tiago Pinto será outro dos elementos do quinteto-maravilha. A sua irreverência, dedicação e capacidade de trabalho farão a diferença num projecto muito ambicioso. "
Dr. Pedro Guerra, in O Benfica
* queria dizer "Diogo Leite por 20M" e não Dalot.
EliminarMas alguns benfiquistas conhecidos, como Ricardo Araújo Pereira, dizem “sentir vergonha de serem do mesmo clube” do Pedro Guerra.
EliminarPG: "Ele é um humorista! É como aquela piada que dizia que a saída de Jorge Jesus seria uma desgraça para o Benfica! Rui Vitória chegou, viu e venceu. Tem uma taxa cem por cento vitoriosa no campeonato. Jorge Jesus, em seis campeonatos, ganhou apenas três. E em cinco participações na fase de grupos da Liga dos Campeões conseguiu apurar-se apenas uma vez para a fase seguinte. Há quem prefira um treinador com piores resultados."
Mas alguém vai dar 40M por um jogador que não conseguiu lugar na equipa principal?
ResponderEliminarSó se forem malucos...
Baixem lá isso para os 15M e talvez consigam...
Mas alguns benfiquistas conhecidos, como Ricardo Araújo Pereira, dizem “sentir vergonha de serem do mesmo clube” do Pedro Guerra.
EliminarPG: "Ele é um humorista! É como aquela piada que dizia que a saída de Jorge Jesus seria uma desgraça para o Benfica! Rui Vitória chegou, viu e venceu. Tem uma taxa cem por cento vitoriosa no campeonato. Jorge Jesus, em seis campeonatos, ganhou apenas três. E em cinco participações na fase de grupos da Liga dos Campeões conseguiu apurar-se apenas uma vez para a fase seguinte. Há quem prefira um treinador com piores resultados."
Como na Roma Antiga, Pedro Guerra é o centro, e todos os caminhos vão lá dar. A personagem central do “caso dos e-mails” e polémico comentador de televisão deu uma entrevista por escrito, e com direito a contraditório, para discutir o que fez e o que ainda faz no Benfica e para abordar o conteúdo dos milhares de e-mails seus que foram despejados na internet. As perguntas e as respostas seguiram e vieram por e-mail.
ResponderEliminarTeve ou tem acesso a informações privadas (fotografias de namoradas, moradas, números de telefone) de árbitros de primeira categoria? Houve um e-mail de Nuno Cabral que apontava para isso.
Outra falsidade do FC Porto que nem merece resposta. Respeito muito a privacidade de toda a gente e jamais me passaria pela cabeça solicitar esse tipo de informação. Num país a sério, os dirigentes destes dois clubes já teriam sido irradiados. Bruno de Carvalho e Pinto da Costa — que foi apanhado em flagrante, em sua casa, com o árbitro que dois dias depois apitou um jogo decisivo do Porto para o campeonato — são produtos tóxicos e não têm emenda.
Diz que nunca lhe passou “pela cabeça solicitar” essas informações. Mas recebeu-as de Nuno Cabral?
A informação que recebi de Nuno Cabral nada tinha a ver com aspetos da vida privada ou íntima de quem quer que seja.
E também não partilhou as informações com toda a estrutura do Benfica? Ou só com Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e Domingos Soares de Oliveira?
Essa é outra falsidade inventada pelo FC Porto e pelo Porto Canal. Eu sou um mero comentador de TV. Toda a informação que recolho destina-se apenas e só a ser utilizada nos programas de televisão.
Como conheceu Nuno Cabral?
Conheci-o da mesma forma que conheci o dr. Fernando Gomes ou o dr. Pedro Proença — no mundo do futebol.
Acha que as informações que Nuno Cabral lhe passou estão dentro de um enquadramento legal/ético entre pessoas que desempenham funções em órgãos diferentes?
É uma relação de respeito. Quanto às informações de que me fala, não confirmo nada do que tem sido inventado pelo diretor de comunicação do FC Porto.