06 junho 2020

Relações suspeitas entre Benfica e Aves. "Contratos sigilosos" e "empréstimos encapotados"

PúblicoDesportivo das Aves e Benfica terão negociado contratos de transferências de jogadores que levantam muitas dúvidas legais, já que se tratarão apenas de "empréstimos encapotados", conforme se pode ler numa investigação do jornal "Público" publicada este sábado.
De acordo com o diário, desde que a empresa de capitais chineses Galaxy Believers comprou 90% da SAD do Aves, os dois clubes mantêm uma conta corrente oficiosa e o Aves chegou a dever dois milhões de euros em direitos económicos de passes de jogadores - a conta estará agora nos 786,5 mil euros de dívida.
O "Público" fala em "relações de dependência" e em "adendas leoninas e sigilosas nos contratos". Contactados vários juristas, estes falam de uma forma de contornar a legislação que regula os empréstimos de jogadores - neste momento, o regulamento da Liga determina que cada clube apenas pode emprestar um jogador a um emblema do mesmo escalão e um máximo de seis a todos os clubes da mesma divisão.
A investigação coloca como exemplos os casos de Luquinhas e Ricardo Mangas, cedidos a título definitivo ao Aves mas com o Benfica a ficar com 50% dos direitos económicos e uma cláusula de recompra de 100 mil euros, que obrigaria os jogadores a assinar contrato de quatro anos com os encarnados caso estes fossem chamados de volta à Luz. O "Público" fala ainda do caso de Hamdou Elhouni. O Aves comprou 30% dos direitos económicos do jogador, com os restantes 70% a pertencerem ao Benfica. Mas acabou por vender a totalidade do passe, com o negócio da compra dos 70% ao Benfica a só surgir na conta corrente dos clubes quatro meses depois, a 30 de março de 2019. O diário explica que o negócio "levanta questões fiscais, contabilísticas e legais".
A Operação Mala Ciao partiu exatamente das suspeitas de que o Benfica estaria a emprestar jogadores em negócios disfarçados de transferência a título definitivo.
Ao "Público", o Benfica reagiu assumindo ter "contas correntes com todas as SAD com quem tem relações comerciais, assim como contas correntes com fornecedores e clientes". O clube da Luz escusou-se a comentar os contratos assinados com o Aves, justificando que todos os contratos "estão sujeitos a regras de confidencialidade, como é normal em qualquer ramo de actividade".

13 comentários:

  1. "Em 3 meses não publicaram um único dado sobre o que vem na capa do público hoje. E porquê? Porque o Benfica não perdeu a oportunidade de passar para a frente, porque não andaram a praticar crimes contra os jogadores do Clube da Luz, porque não havia eleições no FC Porto, suspensão de acções no FC Porto e adiamento dos empréstimos obrigacionistas.

    Esta táctica é muito usada pela comunicação do FC Porto, CMTV, TVI, JN, Expresso e Ojogo. Podem não ter conteúdo novo, reciclam notícias para manter o foco no ataque ao Benfica. Infelizmente temos mais um jornal capturado que em tempos não se quis meter em assuntos de futebol. "
    Tanto Jurista que foi contactado pelos vistos e mesmo assim teem duvidas se há ilegalidade ? Juristas de merda, ou jornalismo de merda ? Já agora, parece que com todos estes negócios, também foi o Benfica que mandou o Treinador Suinácio para o Aves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma cavala!!!

      Eliminar
    2. Não diga isso. Mas porquê é que a capa do Publico de hoje não é sobre este tema, ESTE SIM de interesse PUBLICO ? :

      "Já não bastava o nível de promiscuidade política, sem paralelo, evidente nas listas de Pinto da Costa com um desfile de atuais e ex-políticos, ficámos agora a saber que o designado sucessor para presidente do FCP e atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, é notícia porque já reuniu com colegas autarcas para discutir assuntos relacionados com a construção da prometida futura academia do FCP.

      A gravidade de toda esta situação em que se misturam a gestão de cargos públicos com os interesses de um clube, e em que o papel do presidente da Câmara do Porto já não se percebe onde começa e acaba e se confunde com o de futuro presidente do Conselho Superior do FCP e eventual sucessor de Pinto da Costa, devia deixar de sobreaviso e em alerta todas as autoridades competentes.

      O que seria se o presidente da Câmara Municipal de Lisboa aceitasse integrar as listas de um dos candidatos à liderança de um clube da sua cidade, ao mesmo tempo que surgia a liderar a eventual oferta de terrenos e gestão de projetos de construção relacionados com esse mesmo clube que envolvem financiamentos avultados.

      Assim se expõe toda a hipocrisia de todos aqueles que rasgaram as vestes e tanto se indignaram com a banal oferta de dois bilhetes para um jogo a um responsável político, e que agora em situação de caos financeiro demonstram que afinal vale tudo, desde financiamentos públicos para o Porto Canal, passando por uma lista para o Conselho Superior manifestamente incompatível com a necessária transparência e salvaguarda do interesse geral.

      Pelos vistos é preciso relembrar o óbvio: pode um decisor político ter um relacionamento institucional com clubes de futebol? É óbvio que sim. Mas poderá e deverá fazê-lo pertencendo aos órgãos representativos desse mesmo clube? É óbvio que não.

      Afinal quem é o vicário de quem entre Rui Moreira e Pinto da Costa?"

      Pois. As ditas eleições no FCP não é ?

      Eliminar
    3. É latente a imbecilidade em todo o seu comentário, o Conselho Superior é um orgão consultivo apenas

      Eliminar
    4. É latente a sua falta de visão, claro que não quer ver, para o cerne da questão...o que interessa é que está lá.O Orgão, a Posição, não interessa o nome que lhe dão. Imbecilidade da sua parte não direi, talvez mais subserviência.

      Eliminar
    5. As dezenas de juízes que fazem parte da comissão de honra da eleição do presidente do seu clube estão lá, quem abafa a dívida pornográfica segundo as últimas contas chegam a mil milhões de euros ao novo banco estão lá, segundo um observatório europeu Portugal é o 5º país mais corrupto do mundo está lá, porque um 1º ministro e o ministro das finanças estão lá a ladear, porque 2 oficiais de justiça usando passwords de juízes relatavam tudo ao nº 2 do sr, vieira está lá, não venha cá com o famigerado apito dourado e só lhe pergunto porque parou em Leiria e não foi investigado os telefonemas do seu presidente a escolher árbitros está lá, etc etc, não perco mais tempo consigo senão ainda me torno um imbecil como você

      Eliminar
    6. É impossível tornar-se mais imbecil do que já é Sr. Aires...

      Eliminar
  2. e Já agora, porque não falar da relação de enorme promiscuidade entre FCP e Portimonense ? Isto é que merecia uma investigação bem séria... Mas não interessa ao Capo. E a porcaria da Comunicação Social, baixa as orelhas e assobia para o lado. A Tânia do Arranjo anda muito distraída a desinfectar as mãos depois de terem sido bem untadas... Tudo que seja desviar atenções e atingir o Benfica estão juntos. É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Quando a imprensa de sarjeta resolver falar sobre o Portimonense e suas relações promiscuas com o FCP, então falaremos.
    Gostava se saber como é que o Danilo foi comprado ao Portimonense, se jogava no Marítimo.
    Gostava de saber porque razão os jogadores do Portimonense são "transferidos" para o FCP e passados uns meses estão a jogar no lugar de origem.
    Gostava de saber como é que o "dono" do Portimonense é igualmente accionista do FCP.

    ResponderEliminar
  4. Então o Benfica monta um esquema com o Desportivo das Aves e manda para lá o Augusto Inácio para treinador?
    É muita incompetência!

    ResponderEliminar
  5. E tudo mentira.Agora apaga tudo, ai rui pinto...tic tac tic tac

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...