22 junho 2020

Bayer em Lisboa para levar jovem do Benfica; Encarnados vencem forte concorrência e asseguram 'pérola'; Renovar ou vender. FC Porto não quer perder médio a custo zero; Técnico mais perto do Sporting

Felipe Celikkaya é o desejado para tomar conta da equipa B do Sporting. O treinador-adjunto de Luís Castro no Shakhtar Donestsk esperava a conquista do título para poder encetar negociações com o clube ucraniano, tendo em vista a resolução do seu contrato.
Celikkaya estava focado na conquista do campeonato e, agora, já poderá acelerar o processo de desvinculação de forma a que tudo fique tratado nos próximos dias, conforme adianta esta segunda-feira o jornal Record.
O treinador português ainda não se comprometeu com o Sporting e só o fará quando tudo estiver alivanhado com o Shakhtar. No entanto, Felipe Celikkaya vê com bons olhos a ida para Alvalade por entender que esta é a altura certa para dar o salto e tornar-se treinador principal de uma equipa.

O Bayer Leverkusen está interessado em João Ferreira, defesa-direito do Benfica e é com a intenção de poder avaliar quais as suas possibilidades de contratar o jovem de 19 anos que estarão em Lisboa esta semana representantes do clube alemão. Segundo o jornal O Jogo, os emissários do Leverkusen vão reunir-se com o empresário do atleta, Miguel Pinho, nos próximos dias para, então, poderem encetar uma possível negociação com a SAD encarnada.
Apesar de ainda não se ter estreado pela equipa principal do Benfica, João Ferreira é um dos jogadores da formação das águias sobre quem há grandes expectativas dentro da estrutura. Também por isso, e para poder deixar sair o defesa-direi tona próxima janela de mercado, o Benfica pretenderá valores a rondar os dez milhões de euros. O Leverkusen tem João Ferreira debaixo de olho há algum tempo e procurará, aqui, antecipar-se a uma lista de outros clubes potencialmente interessados. No verão passado, por exemplo, a Juventus esteve perto de assegurar o lateral mas o negócio, que também poderia ter envolvido o guarda-redes Mattia Perín, não chegou a ser finalizado. Além do clube de Cristiano Ronaldo, também Barcelona e Inter Milão foram apontados como tendo interesse em contratar o defesa.
Neste momento, João Ferreira é um dos jogadores que trabalha às ordens de Bruno Lage. Tal como Kokubo, Morato, Rafael Brito, Tiago Dantas, Tiago Araújo, Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos, o lateral-direito foi chamado para reforçar o plantel principal das águias para a reta final do campeonato. Ainda à espera de uma oportunidade na equipa principal, João Ferreira soma 25 partidas nesta época, divididas entre a equipa B (18), sub-23 (1), Youth League (4) e Premier League International Cup (2). O defesa renovou contrato em abril do ano passado até 2024. O Bayer não corre sozinho pelo jovem.

Benfica ganhou corrida a Inter Milão e Juventus por Kaloyan Kostov. Depois de no mês passado ter acusado o Benfica de querer roubar Kaloyan Kostov, um promissor defesa-central búlgaro, Rumen Chandarov, presidente do Septemvri Sófia, veio explicar os contornos do processo, revelando que a SAD das águias levou a melhor sobre dois gigantes italianos. “O Inter e a Juventus contactaram-me por email, oferecendo uma compensação de 1 milhão de euros. E foi nessa altura que o pai foi a Portugal, em setembro. Provavelmente ofereceram-lhe dinheiro”, afirmou o líder do clube da capital búlgara, em declarações ao portal Topsport. Os encarnados irão apenas pagar os direitos de formação do jogador, numa verba que se prevê que seja algo inferior à compensação alegadamente oferecida pelos italianos.
Chandarov não esconde a desilusão pela saída de Kostov, de 16 anos, e tece duras críticas à ação do empresário envolvido na transferência. “É como um jardim com muitas sementes de tomate. Começamos a regá-los, aplicamos fertilizante, eles finalmente aparecem e depois começam a ficar vermelhos. De repente, um intermediário chega ao pé de nós, como um verdadeiro ladrão, e diz-nos: ‘Este tomate é muito bom, mas vai ficar ainda melhor’”, acusou o dirigente, referindo-se a Georgi Zahariev.
Quanto a Kaloyan Kostov, irá assinar um contrato profissional de três épocas com o Benfica. Aliás, até aos 18 anos esse é o máximo permitido por lei, o que não invalida que, por vezes, haja uma cláusula de opção no vínculo que garante a renovação por mais temporadas.
No clube da Luz, o búlgaro irá ser integrado, ao que tudo indica, na equipa de juvenis, sob o comando de Filipe Coelho. De referir que o central tem uma compleição física impressionante para a idade (1,91 m) e na Bulgária já jogava pela equipa de juniores do Septemvri. É mais um jovem valor no Seixal.

Sérgio Oliveira está a um ano de terminar contrato com o FC Porto e só entrará em 2020/21 com as cores do clube do coração se, entretanto, renovar o vínculo. O médio não tem ainda qualquer proposta concreta nesse sentido. No entanto, o seu agente já foi sondado na perspetiva de sinalizar o interesse na prorrogação do vínculo daquele que é o mais velho (28 anos) dos jogadores formados no Olival que estão ao serviço da equipa principal dos dragões. Se esse cenário não se concretizar, então Sérgio Oliveira entra no mercado e o FC Porto tentará rentabilizar a transferência com alguns milhões que ajudem a cumprir os objetivos financeiros obrigatórios. A possibilidade de se repetir uma situação como as que viveram Herrera e Brahimi, que jogaram até ao fim do vínculo e saíram a custo zero está colocada de parte.
Com cada vez mais influência na equipa - é agora um titular indiscutível e o médio em melhor forma nesta retoma Sérgio Oliveira passou também a merecer a atenção de clubes de outra dimensão. Recentemente foi procurado por emblemas ingleses e espanhóis, mercados bastante apetecíveis do ponto de vista financeiro e desportivo. À SAD portista não chegou qualquer proposta formal esta época, mas há um ano teve a possibilidade de o vender por oito milhões de euros e recusou fazê-lo. O grupo que gere a carreira de Sérgio tem ouvido as sondagens e explicado a perspetiva do jogador, hoje muito mais valorizado lá fora.
É, também, com base no feed-back que vai recebendo que o médio quer ser reconhecido internamente. Isso implica, claro está, um aumento salarial e alguns anos mais de contrato. Esse é um ponto essencial e, se não for cumprido, o risco da saída a título definitivo é bem real. O assunto fica, no entanto, para mais tarde, pois o foco de todos continua a ser a recuperação do título nacional. E Sérgio Oliveira dará sempre prioridade ao FCPorto, o que oferece tempo e conforto à SAD.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...