08 maio 2020

Sporting coloca médio à venda e exige pelo menos 12M€; Alvo do Benfica fica mais acessível mas há concorrência; Três grandes com 52M€ em risco por causa dos jogos à porta fechada

Frederico Varandas entreabriu a porta do que poderá ser o futebol na próxima época. Ao admitir que na próxima temporada os estádios só poderão registar um quarto da respetiva assistência, o líder leonino reconheceu que os clubes - especialmente os grandes – têm pela frente uma missão espinhosa de conseguir ultrapassar uma fonte de receita que, no caso do Sporting, chega praticamente aos 20% do total de receitas.
Os três rivais juntos em receitas de bilheteira, incluindo lugares anuais e ‘corporate’, conforme foi revelado nos últimos relatórios e contas de cada SAD, chegam aos 51,9 milhões de euros, uma verba que poderá agora cair para quase zero, caso seja impossível ter espectadores na próxima época, ou 12,5 milhões de euros... caso seja admitida a utilização de 25% da lotação de cada recinto, hipótese colocada em cima da mesa por António Costa.
Neste momento os clubes limitam-se a estudar cenários pois ainda não há certezas em relação ao que vai acontecer, uma vez que tudo está dependente da propagação do novo coronavírus. É certo que, confirmando-se um limite de assistência em 25%, a procura será certamente superior à oferta e, nesta situação, será certo que os preços terão de ser reajustados à nova realidade. Contudo, as estratégias de venda só poderão avançar quando existirem certezas por parte do Governo e, nesta fase, ainda nem é certo que as derradeiras jornadas do campeonato venham a realizar-se, nem que será admitido público nos estádios em 2020/21.
Além do corte nas receitas há ainda a assinalar o problema logístico que será necessário contornar para assegurar que os espectadores no estádio cumprirão as distâncias de segurança. Grande parte dos bilhetes são comprados por familiares ou amigos que ficam lado a lado. Dadas as emoções que o futebol desperta será sempre difícil mantê-los no lugar designado, ou impedir comemorações mais efusivas que violam as normas do distanciamento social. Neste aspeto afigura-se especialmente complicado o tema das claques, que normalmente se concentram num único sector do estádio. Mesmo que adquiram bilhetes para lugares diferentes será muito complicado impedir que estes adeptos de concentrem durante o jogo.
Outro problema que já está em cima da mesa e que se mantém em discussão passa por encontrar a melhor forma de compensar os adeptos que compraram lugares de época e já sabem que não poderão usufruir dos mesmos no reinício do campeonato que, recorde-se, será finalizado à porta fechada. Também esta restituição está em estudo, podendo ser feita em descontos na revalidação de lugares, ou até em produtos oficiais do clube num valor equivalente ao que foi perdido por estes adeptos.
Este prejuízo não é tão significativo nos restantes clubes que têm taxas de assistência muito mais baixas do que os três grandes e, nestes casos, o regresso da competição e das receitas televisivas será suficiente para assegurar a sobrevivência.
O Sp. Braga e o V. Guimarães, após Benfica, FC Porto e Sporting, são os clubes que levam mais gente aos seus estádios. Basta dizer que no caso dos bracarenses os pacotes ‘corporate’ atingem 1,3 milhões de euros e a bilheteira um montante a rondar os 700 mil euros, valores pouco significativos se recordarmos as vendas de Trincão para o Barcelona por 30 milhões de euros, ou mesmo Rúben Amorim para o Sporting por 10 milhões. Também estes clubes esperam decisões do Governo.

Palhinha está no topo da lista de vendas. Rúben Amorim abriu-lhe as portas do regresso ao Sporting; a vontade de emigrar e o crescente interesse do mercado alteraram os planos do técnico e levaram-no ao topo da lista de vendas da SAD. A época 2019/20 ainda não terminou e João Palhinha já é um nomes mais falados em Alvalade, a pensar na próxima janela de transferências.
Valorizado pelo empréstimo ao Sp. Braga, onde leva 67 jogos e 6 golos em duas temporadas, o médio está no radar de clubes das grandes ligas europeias, nomeadamente de Inglaterra, Espanha e Itália, e deve mesmo tornar-se um dos principais negócios de verão para os leões. De acordo com a informação recolhida pelo jornal Record, e porque Palhinha encaixava desportivamente no projeto para 2020/21 e já tinha, inclusive, o aval de Rúben Amorim, a SAD não estará disposta a negociar o jogador abaixo dos 12 milhões de euros. O facto é que, nesta altura, há clubes que já passaram da fase das sondagens para os preparativos de uma proposta concreta, e os valores a colocar em cima da mesa podem até ser superiores à fasquia mínima definida pelo Sporting e atingir os 15 milhões de euros.
Além de Inglaterra, Itália e Espanha, Palhinha está bem referenciado na Rússia e em ligas mais periféricas, como o Qatar, onde a capacidade financeira faz a diferença. O objetivo, porém, é dar o salto para um dos maiores campeonatos da Europa, com a Premier League à cabeça, e nem a incerteza provocada pela pandemia de Covid-19 arrefece o otimismo em torno do sucesso da transferência. Os últimos jogos da época ainda podem influenciar positivamente as ofertas que são esperadas. Em qualquer dos cenários, Palhinha prepara-se para sair do Sporting por cima, ou seja, com destino a um dos Big 5 e deixando nos cofres da SAD um encaixe entre os 12 e os 15 milhões de euros.
Neste cenário, e sendo o acordo consumado até 30 de setembro, o Sp. Braga terá sempre direito a 15% da operação, como ficou definido no empréstimo aos arsenalistas. Palhinha, de 24 anos, tem contrato com o Sporting até 2023 mas dificilmente voltará a vestir de verde e branco. O retorno será financeiro.

O Friburgo já sabe que vai perder Robin Koch no verão. O internacional alemão, de 23 anos, vai entrar no seu último ano de contrato (termina em junho de 2021) e pediu ao clube da Bundesliga que o deixe sair já na próxima janela de transferências, segundo noticiou o jornal ‘Bild’. Ora, o defesa-central é o alvo preferencial da SAD do Benfica para reforçar a retaguarda na próxima temporada.
A direção encabeçada por Luís Filipe Vieira tentou a contratação do promissor defesa germânico ainda no mercado de inverno, altura em que acabaram por serem garantidas as contratações de Julian Weigl e Pedrinho (para chegar à Luz em 2020/21). Os 20 milhões de euros que o Friburgo exigia na altura apresentaram-se como proibitivos para os cofres das águias, que aguardaram por outro momento. Agora, o emblema de Baden-Württemberg baixou a fasquia e já aceita negociar por metade do preço: 10 milhões de euros.
No entanto, segundo o jornal Record, o CEO da SAD, Domingos Soares de Oliveira, aconselhou o presidente do Benfica a não avançar com um investimento avultado – leia-se, num valor com dois dígitos – numa altura em que a quebra de receitas já se faz sentir na Luz, como um pouco por todo o Mundo. Contudo, a negociação com o Friburgo para um valor inferior pode melhorar as expectativas de levar a transferência a bom porto e ver Koch juntar-se ao compatriota Weigl na Luz. Além disso, o pai Harry Koch já se mostrou agradado pelas condições oferecidas pelos encarnados, um interlocutor privilegiado nas primeiras abordagens.
Ainda assim, o Benfica não corre sozinho pelo futebolista que conta duas internacionalizações pela Mannschaft. O Nápoles é outro dos fortes concorrentes pelo defesa-central, que soma 26 encontros oficiais pelo Friburgo nesta temporada. Os italianos corresponderiam também à pretensão de Koch: disputar provas europeias já na próxima época. O jovem ainda aguarda a estreia nas provas da UEFA mas em Nápoles a hipótese de avanço para o central alemão está dependente da venda do central senegalês Kalidou Koulibaly.

11 comentários:

  1. Entretanto na Coreia do Norte ...

    "É altura de voltarmos uns anos atrás e voltarmos a estar todos unidos à volta daquilo que mais amamos, que é o Benfica. Todos temos de ter a consciência de que ninguém está acima dessa bandeira.

    (EXCEPTO VIEIRA)

    Esse é o ponto mais importante para todos nós neste momento: sermos solidários, compreendermos as decisões que, nesta altura, quem lidera o Benfica terá de tomar e, mais do que isso, estarmos todos à volta do Benfica e sentirmos este clube", apelou Luís Filipe Vieira.

    (OU SEJA, NINGUÉM QUESTIONE AS OPAS OU AS COMISSÕES)

    Numa altura em que a equipa principal se prepara para poder enfrentar os dez jogos que restam do Campeonato Nacional – o recomeço está previsto para o fim de maio – e disputar a final da Taça de Portugal, os objetivos mantêm-se.

    (O OBJECTIVO DE VIEIRA? SALVAR O FCP)

    "Todos os que estão cá a trabalhar, o próprio plantel, tudo faremos para ganhar. Todos os nossos outros profissionais estão a trabalhar com muita dedicação diariamente para o Benfica manter aquilo que é importante", salientou.

    (TODAS AS DEZENAS E DEZENAS QUE TRABALHAM PARA LIMPAR A IMAGEM DE VIEIRA SABEM QUE AGORA É MAIS IMPORTANTE QUE NUNCA ESSA DEDICAÇÃO AO PRESIDENTE)

    "E há um campeonato que o Benfica não pode perder: o da credibilidade. O Benfica, em todas as situações, terá de responder 'presente', assumir os seus compromissos sempre. O Benfica não pode voltar ao passado, e esse é trabalho mais difícil que temos pela frente. Mas de certeza absoluta – já nos conhecem, e já me conhecem – que não vou dar tréguas nessa situação. Irei fazer tudo, nem que seja dia e noite, para o Benfica continuar a cumprir com toda a gente, seja dentro ou fora de casa. Nesta casa, iremos continuar com este mesmo timbre, a mesma dedicação e com esse mesmo sentimento que é servir, com grande orgulho, o Benfica", prometeu, em jeito de conclusão.

    (SIM, A CREDIBILIDADE DE QUERER FAZER OPAS QUE CUSTARIAM DEZENAS DE MILHÕES DE EUROS AO SL BENFICA E VER ESSA OPERAÇÃO BLOQUEADA PELAS AUTORIDADES.

    A CREDIBILIDADE DE QUEM DEIXOU O ALVERCA NA FALÊNCIA, QUE COMO GESTOR TEM A CREDIBILIDADE DE UM QUALQUER SÓCRATES.

    A CREDIBILIDADE DE QUEM MISTURA A VIDA PESSOAL COM A VIDA DO CLUBE, COMO O CASO DE TER O GESTOR DAS DIVIDAS DAS SUAS EMPRESAS COMO VICE-PRESIDENTE.

    A CREDIBILIDADE DE QUEM TENTA COMPRAR TODOS OS QUE SE LHE OPOEM COM LUGARES OU FAVORES.

    A CREDIBILIDADE DE QUEM TRABALHOU COM PINTO DA COSTA, NO PERÍODO EM QUE O SL BENFICA ERA MAIS ATACADO E ROUBADO.

    JÁ AGORA, UM DIA TALVEZ ALGUÉM QUEIRA FALAR DO OVCHINNIKOV OU DO DECO E COMO FORAM PARAR AO FC PORTO E QUEM LUCROU COM ESSAS TRANSFERÊNCIAS.

    A CREDIBILIDADE DE QUEM PROCURA AGARRAR-SE AO SL BENFICA COMO BÓIA DE SALVAÇÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foda-se.. no Conde Ferreira ainda há net?!? A culpa não é tua, é de quem te paga o subsídio!!! Foda-se.. alto alucinado!!!

      Eliminar
  2. Alguma alma caridosa que ofereça um dicionário de Português ao Senhor Vieira e que coloque na capa desse dicionário a página onde está a palavra credibilidade.

    Senhor Vieira com essa idade e confunde credibilidade com criminalidade.

    O nome do Benfica está na fossa Senhor Vieira.

    O Benfica que sempre foi conhecido pelas grandes vitórias internacionais é hoje conhecido pela podridão de suspeitas de corrupção.

    O Senhor e a sua entourage vão indemnizar o Benfica pelos danos causados ao seu bom nome??

    Ainda no mês passado um dos jornais mais influentes do mundo tinha uma notícia de suspeitas de corrupção envolvendo o nome Benfica.

    Que credibilidade Senhor Vieira?

    Desde empresários de farinha extra especial colombianos a serem recebidos no Estádio da Luz.A carros oficiais do clube apanhados com droga.

    Desde suspeitas de corrupção a receber Catões em Instalações do clube interditas ao sócio comum.

    Opas no mínimo duvidosas.

    Negócios com clubes de fachada como é o Brasa.

    O Senhor não tinha 25 anos de sócio ininterruptos , logo não se podia sequer candidatar a Presidente do SLB e mesmo assim tornou-se Presidente do Benfica num atropelo claro aos estatutos do clube.


    Qual credibilidade Senhor Vieira?


    Tenho vergonha , muita vergonha que o Benfica tenha um Presidente da sua estirpe.

    ResponderEliminar
  3. A quinta coluna dos dragartos (sombras, RGS e quejandos...) não páram de atacar o Benfica. Um dia se saberá porquê?
    Uma coisa é certa, por muita barulho e muita mentira que contem, no Benfica nunca mandarão. Os sócios e adeptos estão fartos deles e já não os suportam.
    Apoiantes desta quinta coluna, só os vejo entre os dragartos... e vá lá, também na CS de sarjeta dos grupos Cofina e Média Capital

    ResponderEliminar
  4. Eu sonho com o Benfica que me fez Benfiquista e não foi o Benfica do Vieira que me fez amar este clube mítico.

    Aliás, quando me apaixonei por este clube, no início da década de 80, o Vieira nem sócio do Benfica era, já era de outros dois clubes, mas do Benfica não era de certeza.

    O Vieira fez obra, fez, obrigado por isso (apesar de ter sido sempre a favor da remodelação da antiga Luz em vez da construção da actual), fez um belo centro de estágio, mas os campos 2 e 3, com um valor de terreno bem maior que o Seixal inteiro, foram vendidos.

    E quanto ganharam as empresas de construção geridas pelo filho e as outras dos amigos com esse betão todo?

    Fez bons planteis, teve que os fazer, teve que ganhar, senão já tinha sido corrido, mas o que ganhamos dá sempre a impressão de ser o qb para o manter no poleiro.

    Prometeu um Benfica europeu, mas que Benfica europeu consegue existir, quando se vende tudo o que tem qualidade, muitas vezes até contra a vontade imediata dos jogadores, e se compra tanto jogador sem qualidade para andar em carroceis de comissões?

    Que mística terá um Benfica cada vez menos Benfiquista?

    Até o Shéu já foi despachado!

    Um presidente que foi sócio de FCP e SCP, e aperta pescoços e manda para o car@lho os adeptos que no clube com a mais antiga democracia de Portugal, já nem podem ter uma opinião discordante numa AG!

    Um DSO lagarto que paga dívidas privadas com o dinheiro do clube e age como se não devesse explicações a ninguém!

    Um clube que teve nas suas fileiras um Paulo Gonçalves, amigo do filho do Pinto da Costa, portista envolvido na criação da SAD do FCP, do qual fez parte e esteve envolvido no Apito Dourado, acabou no SLB e a trazer com ele a podridão lá de cima e conspurcou o clube, como o caso e-toupeira veio a mostrar.

    Agora é empresário de jogadores, o Benfica já foi buscar uns quantos que tiveram meia-dúzia de meses na equipa B e s-23 e já foram despachados, as comissões é que voaram!

    Um Jorge Gomes (" a minha religião é o futebol clube do porto) cada vez mais com mais poder na prospeção, e até pode ter olho, não fosse ele que tivesse trazido para Portugal, o Álvaro Pereira, Otamendi, James Rodríguez e Radamel Falcao, já como funcionário do Benfica.

    E entretanto perdemos um dos melhores olheiros do mundo (Boto) porque este não se revia na política atual de contratações de carrocel, comandadas pelo Mendes (outro que é tudo menos benfiquista) e no poder cada vez maior dessa personagem.citada antes.

    Temos um lagarto Farol aos gritos na Luz a comandar um público cada vez mais amorfo e cada vez mais distante daquele Inferno que conheci nos anos 80.

    Enquanto isso, antigas glórias no clube a passar a mística para os que chegam, são cada vez menos.

    Um clube que se gaba da sua pujança financeira e depois nem consegue fazer a um porto falido de maregas e sérgios oliveiras, aquilo que o porto nos fez quando os ricos eram eles! (ganhar campeonatos em março e acabar com uns 20 de avanço)

    Um clube cada vez mais fraco a nível europeu, com resultados ao nível de um campeão da croácia, grécia, ou outros países que nunca tiveram expressão no futebol europeu, e que faz zero pontos numa fase de grupos e leva 5 de um Basileia e o resultado passa ao lado, como se não tivesse sido humilhante demais!

    Os adeptos estão cada vez mais clientes e cada vez menos parte do Benfica, os mesmos adeptos que sempre fizeram deste clube o gigante que sempre foi!

    E depois aparece um tipo que sempre foi benfiquista, que tem um nº de sócio verdadeiro, que saiu da direcção atual porque não se revia no projecto de vendas a retalho, e é insultado como se fosse um dragarto, e apenas e só porque quer um Benfica realmente à Benfica!

    Abram os olhos, porra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não enganas ninguém dragay lunático!!! Interna-te, metes dó!

      Eliminar
    2. FODASSE, FINALMENTE HÁ BENFIQUISTAS QUE COMEÇAM A ABRIR OS OLHOS, E A TOPAR O KE O VIEIRADAS DAS NEGOCIATAS TÁ A FAZER AO NOSSO BENFICA, SOMOS HUMILHADOS POR TUDO E POR TODOS??? JÁ NINGUÉM NOS RESPEITA, CÁ DENTRO E LÁ FORA???

      JÁ CHEGA DE OFENDEREM O BENFICA E OS VERDADEIROS BENFIQUISTAS, OUTUBRO É MÊS DA MUDANÇA, VAMOS TODOS VOTAR BENFICA AOS BENFIQUISTAS!!!

      Eliminar
    3. Tu lunático, vai votar no Múmia da Costa, esse que vai deixar a pocilga de Contumil na miséria! Diz-lhe aí à senhora que te muda a fralda que te dê já a medicação e vai nanar @!! Não enganas ninguém corrupto patético!!!

      Eliminar
    4. A ata da Assembleia Geral quando o nosso sócio foi agredido, desapareceu?

      Um sócio foi agredido pelo Presidente do SLB e não existe consequências para o agressor?

      Vai-se mais uma vez fingir que não se passou nada?Que é tudo normal?

      Sinceramente sinto vergonha desta cópia Azul e Branca do Norte em que transformaram o SLB.

      Infelizmente do SLB de valores , princípios , amor ao clube só resta o nome tudo o resto morreu.

      Parabéns a LFV e sua entourage e a quem vota nele.

      Mataram o SLB de Cosme Damião.

      Eliminar
    5. A Casa do Benfica da Malveira, por "insanáveis dificuldades", deliberou pelo seu "encerramento definitivo das instalações" e "pela sua dissolução"!

      10% para a venda do Grimaldo, do Ruben Dias ou, a acreditar nas notícias, pelo Odysseas, vai haver!

      Uns milhares de euros para apoiar cada Casa é que não!

      Se calhar( a Casa do Benfica da Malveira), esta era das que não enviava mensagens de apoio incondicional ... via Jorge Jacinto, e por isso fica entregue a si própria.

      Viva a Coreia do Norte!!!

      Eliminar
    6. Sempre podes mudar para o Sporting..Lololol.. merda como tu não faz falta ao Benfica!!! Baza..

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...