14 maio 2020

"Saída de Rúben Dias em nada influencia", diz Rúben Semedo; Estádio José Alvalade só terá cadeiras verdes e Academia leonina terá o dobro do tamanho. Conheça ainda os outros investimentos; Inter tem mais um alvo (além de Corona) no Dragão

Em 2022, a Academia de Alcochete terá o dobro do tamanho que tem atualmente. Esta é uma das novidades do Plano Estratégico do Sporting para os dois derradeiros anos do mandato de Frederico Varandas, a que o jornal Record teve acesso e que é hoje publicado no jornal ‘Sporting’. A decisão de duplicar a capacidade do equipamento localizado a sul do Tejo está em linha com outra medida prioritária definida no documento e que, aliás, começou a ser colocada em prática em 2018: aposta na formação, baseada no novo modelo, em que o jogador é a figura central do processo.
Os autores do plano apresentam mesmo números concretos para justificar o êxito da estratégia adotada. A equipa sénior tem atualmente 13 jogadores com 21 anos ou menos, sendo que seis deles chegaram a este patamar tendo por base o novo modelo de formação. São os casos de Joelson Fernandes, Matheus Nunes, Tiago Tomás, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma. Os outros são: Gonzalo Plata, Rafael Camacho, Pedro Mendes, Miguel Luís, Luís Maximiano, Jovane e Diogo Sousa.
O êxito do projeto não se fica por aqui. Segundo o documento, neste momento existem em Alcochete 89 atletas com alto potencial (‘high potential’), ou seja, que reúnem condições para chegarem um dia ao plantel principal. Esse objetivo é fomentado internamente, pois, sem que se explique como, é referido que haverá "incentivos às equipas técnicas" comprometidas com o modelo.
Em síntese, "a atual direção do Sporting considera que a aposta na formação é um fator crítico de sucesso, ganhando especial relevo, tanto em contexto de inflação de valores de mercado (pré-Covid-19), como de crise de liquidez (pós-Covid-19)", lê-se no Plano Estratégico, que refere que o caminho seguido em 2018 "só foi possível devido a uma nova e mais eficiente gestão de recursos, concretizada através do corte de 18 milhões de euros por ano em massa salarial".
A aposta em jogadores formados na Academia não faz com que os responsáveis leoninos baixem a fasquia da ambição, com o objetivo de "dar ao sócio a melhor experiência". "Aceder à Champions League e disputar o título nacional no futebol e nas modalidades" continuam a ser as principais metas, assegura o plano, deixando uma garantia: a sua concretização será sustentada "num modelo que não compromete o futuro do clube", com "racionalização de custos e otimização de investimentos". O documento refere ainda a importância da "gestão de expectativas, para que as recentes vitórias no futebol e nas modalidades – duas taças e oito títulos europeus – não gerem a crença de que a pesada herança estrutural e conjuntural foi ultrapassada".

Estádio José Alvalade só terá cadeiras verdes. O plano estratégico do clube até 2022 aponta um sem número de medidas, que se tornaria exustivo identificar. Vão da modernização do sistema informático, em muitos casos obsoleto, à criação de uma nova Loja Verde online ou de uma aplicação para telemóvel que permita aproximar os sócios do Sporting.
No que diz respeito aos recursos humanos, os leões propõem-se "captar, reter e desenvolver os melhores talentos no plano desportivo e operacional"; e, no capítulo de obras a realizar, nos tempos mais próximos, há uma, no estádio, que vai saltar à vista: "Substituição das atuais cadeiras por novas verdes e renovação dos Lugares de Leão."
Há medidas que serão agora adotadas, em relação às quais é difícil explicar por que não o tinham sido antes. É o caso da instalação de Wifi (internet sem fios) no Estádio José Alvalade, no Pavilhão João Rocha, na Academia e no Pólo Universitário.
Segundo o plano, todas as medidas serão implementadas, de forma faseada, até 2022.

Os quatro pilares do plano estratégico do Sporting:
As pessoas. "Captar, reter e desenvolver os melhores talentos, no plano desportivo e operacional, através de um processo holístico de transformação organizacional interna", explica o Plano estratégico intitulado ‘Regresso ao Futuro’, que, relativamente a jogadores e treinadores, refere mais adiante: "Modelo de desenvolvimento centrado no jogador e com incentivos às equipas técnicas no crescimento do mesmo."

A estrutura. "Melhorar as infraestruturas de instalações e tecnologia, assegurando mecanismos de continuidade de negócio de alto nível. Evolução eco-friendly para um Sporting mais verde". Uma diretiva que demonstra que os responsáveis leoninos estão conscientes de que "o rendimento das pessoas é, em grande parte, resultado das condições, de espaço e equipamento, que as mesmas têm para trabalhar" . Por isso, "é fundamental que os espaços de trabalho de atletas e colaboradores sejam modernizados no sentido de proporcionarem novas formas de trabalho e relacionamento".

O sistema de suporte. "Implementar uma arquitetura de software aberta e dotar a organização das ferramentas necessárias para simplificação e automação de processos, assim como um eficiente fluxo de informação para tomada de decisões", lê-se no documento, que deixa mais algumas pistas do trabalho a desenvolver até 2022: "Modernização do ecossistema de sistemas de suporte à decisão do negócio; desenvolvimento de softwares Ad-hoc para necessidades específicas (e.g. Scouting); Construção de um repositório de informação."

Interação com o sócio. "Melhorar a experiência nos principais pontos de contacto com o Sócio: Desportivo, Digital, Estádio e Marca. Neste particular serão adotadas diversas medidas. A saber: "Microsites para facilitar operações recorrentes entre sócio e clube; desenvolvimento de uma nova Loja Verde online; desenvolvimento de uma nova App e site oficial do Sporting; renovação dos espaços Corporate e implementação de acesso ‘Fast Track’."

"Saída de Rúben Dias em nada influencia". Rúben Semedo prefere não tecer comentários sobre o interesse do Benfica mas não se vê ‘preso’ ao futuro de Rúben Dias. O central do Olympiacos, de 26 anos, é o preferido da SAD liderada por Luís Filipe Vieira para para render o camisola 6, o jogador do Benfica com mais minutos (3.510) de utilização esta temporada. "Se Rúben Dias sair, em nada influencia", atira.
Vinculado ao clube de Atenas até junho de 2023, Rúben Semedo afirma ter "algumas propostas" em carteira, mas fecha-se mais quando questionado se tem conhecimento do interesse das águias, observando que já foi associado ao Sporting. "Se é possível deixar o Olympiacos? Nesta altura está tudo em aberto. Já disse que gostaria de atuar num campeonato mais competitivo", reitera o futebolista que o Olympiacos contratou ao Villarreal há um ano.
A prioridade do Benfica é manter Rúben Dias, nem sequer entrando em negociações e remetendo para a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Mas uma oferta milionária para o central pode levar Vieira a alterar os planos, não lhe cortando as pernas. Daí que tenha já identificada uma alternativa.
Os encarnados acreditam que podem contratar o central do Olympiacos por uma verba inferior a 10 milhões de euros. É um montante mais em conta quando comparado com Robin Koch, por quem o Friburgo não admite negociar abaixo dessa verba, mesmo estando o central alemão a um ano de terminar contrato. Semedo chegou ao Olympiacos esta temporada, tendo realizado 37 jogos e somado 3.241 minutos em campo. Marcou cinco golos. Em período de contenção de despesas, a recomendação na Luz é para não se fazerem contratações por dois dígitos.

Luis Diaz também na mira do Inter de Milão. Segundo escreve o jornal A Bola, a equipa italiana poderá atacar em força o Dragão. Além do desejo, já manifestado, em assegurar a contratação de Corona, os responsáveis do clube italiano desejam também o internacional colombiano, Luis Diaz.
Ambos os jogadores, escreve o diário, são desejados para o esquema de António Conte.

6 comentários:

  1. Luiz Dias é hoje o jogador do leilão diário do FCP.
    Só não há noticias (concretas) de pretendente à compra.
    E assim fica tudo em casa... a aguardar a falência cada vez mais iminente.
    ...
    O octagenário já veio à Capital pedir esmola ao Marcelo, mas a coisa está preta... porque as finanças públicas tb estão falidas.
    Vão substituir o Ministro das Finanças, para ver se o novo dará um jeito, mas não será fácil, em tempos de crise, justificar desvios de dinheiro para ajudar um clube que tem sido a "capital do crime organizado".
    Tempos negros, ameaçam o octagenário e seus fans.
    TIC, TAC, TIC, TAC, TIC, TAC...

    ResponderEliminar
  2. Em Alvalade anuncia-se, com pompa e circunstancia, o Plano ESTRATÉGICO (palavra bonita!...) do Varandas para o Sporting.
    E em que consiste tal Plano ESTRATÉGICO: Pintar as cadeiras de verde!
    ...
    Fiquei bastante mais descansado: o Sporting continua no bom caminho...
    Depois do Bruno proibir o uso do vermelho, temos um Varandas que incentiva o uso do verde. Acredito que será um grande passo em frente para a colectividade.
    ...
    TIC, TAC, TIC, TAC, TIC, TAC...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó vermelhusco! Devias te ocupar com o teu clubeco corrupto, mas és como as alcoviteiras, tentas desviar a atenção do escândalo do teu clubeco com 6 processos em cima por suborno e corrupção, mais a marca benfica na cocaína encontrada no México.

      Eliminar
    2. 11:10
      Processos por corrupção no Benfica?
      Ou és um palerma esverdeado que aterrou vindo de Marte ou estás muito enganado.
      Acredito mais na primeira hipótese do "palerma esverdeado", pois até agora há ZERO acusações ao Benfica de corrupção, ilegalidade ou crime.

      O mesmo não podem dizer outros, já acusados e condenados a pagar 2 milhões de indemnização... ao Benfica. Isto sem contar com outro processo com vários criminosos condenados por difamação e divulgação truncada e ilegal de corresponderia privada. E o julgamento do roubo, esse ainda há-de chegar.

      Eliminar
  3. Sobre o Benfica pouco se adianta, a não ser um empresário (de Ruben Semedo) que quer valorizar o produto que "vende, à custa do clube.
    Isso e mais umas quantas notícias desagradáveis sempre em destaque... que a boas são para esconder debaixo do tapete...
    ...
    E, enquanto não voltar o campeonato, é com isto que temos de viver.

    ResponderEliminar
  4. o momento em alguém escreve "alto potencial (high potential)" representa um dos piores momentos do jornalismo português. O jornalista já devia estar a pensar na noticia seguinte

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...