24 maio 2020

"Regresso ao Sporting? Não depende só de mim"; Benfica e os milhões do 'negócio Taremi'; Proença sai pelo próprio pé da Liga

A decisão está tomada e é irreversível: Pedro Proença vai abandonar a presidência da Liga Portugal. O jornal Record escreve que o antigo árbitro internacional irá manter-se no cargo até, pelo menos, assegurar a retoma do futebol, marcada para o dia 3 de junho, e até admite continuar num regime de transição até à conclusão do campeonato, mas é certo que não será o líder da Liga na próxima temporada.
Eleito no ano passado para um segundo mandato de quatro anos, com 95 por cento dos votos, deixará a cadeira ao fim de pouco mais de um ano. Na base da decisão está, naturalmente, a sucessão de críticas e ataques de que tem sido alvo, com destaque para o que aconteceu nos últimos dias, com especial relevo para o sucedido na reunião de presidentes da última quarta-feira, de onde vários clubes saíram convencidos de que Proença não tinha condições para continuar. O presidente da Liga acredita que tem havido um movimento concertado da parte de alguns clubes, com Benfica à cabeça, com a ajuda da NOS. As águias deixaram a direção do organismo na sexta-feira, o mesmo dia em que a operadora anunciou que deixará de ser ‘naming sponsor’ da Liga no final da época 2020/21, daqui a mais de um ano, tirando ao futebol profissional uma receita de 5 milhões de euros.
No encontro de presidentes de quinta-feira, perante as críticas de vários dirigentes, Proença foi sempre muito claro, dizendo que o seu lugar estava "sempre à disposição" dos clubes, já que a Liga lhes pertence, e que não estava agarrado ao cargo. Nas horas seguintes, tomou a decisão de bater com a porta, precisamente porque tem consciência de que não precisa da presidência da Liga para sobreviver.
O anúncio do ‘adeus’ pode acontecer até antes da assembleia geral de dia 9 de junho, pedida pelo próprio Pedro Proença para discutir o modelo de governação da Liga, e onde a sua continuidade também iria ser jogada. Aliás, a intenção do dirigente de 49 anos é precisamente levar esse tema a discussão dos clubes, de forma a deixar a Liga o mais organizada e arrumada possível para o seu sucessor.

O Benfica tem Mehdi Taremi referenciado para um possível ataque no final da época mas os 10 milhões de euros pedidos pelo Rio Ave são considerados avultados na Luz pela eventual contratação do internacional iraniano. O emblema de Vila do Conde detém a maior parte (60 por cento) dos direitos económicos do avançado, de 27 anos, mas o passe está repartido, havendo mais partes interessadas no negócio. Por isso mesmo, a compra de apenas uma percentagem poderá vir a ser uma opção viável para os encarnados tentarem assegurar o jogador por um valor bem mais reduzido.
Aquando da investida do Sporting, em janeiro último, os vila-condenses exigiram 3,5 milhões de euros por 30 por cento dos direitos económicos, avaliando assim a sua fatia em sete milhões de euros. Agora, a exigência mantém-se nestes moldes, sendo que os encarnados poderão, se assim desejarem, avançar apenas por esta percentagem do passe.
Esta não é, todavia, uma prática apreciada por Luís Filipe Vieira, que vem sempre tentando garantir a totalidade dos direitos económicos dos jogadores, ainda que possa reservar percentagens de mais-valias ou valores em futuras vendas aos anteriores clubes. A ideia é manter a total independência numa futura negociação, sem necessidade de falar sequer com outras partes envolvidas na hora de conversar com um interessado.
Certo é que Taremi está bem cotado na Luz e, internamente, as águias colocam-no num restrito lote de jogadores da nossa Liga com capacidade para poder integrar a equipa principal. Até agora, ainda não foram feitos contactos formais.

"Regresso ao Sporting? Não depende só de mim". Numa longa entrevista ao jornal Record, o internacional português, Adrien, não se quis alongar muito a falar sobre um possível regresso ao Sporting. No entanto lembrou que isso não depende só dele.
"As pessoas têm de perceber que não depende apenas da vontade do jogador para que as coisas se realizem. Não depende só de mim. É tão simples quanto isto. Aliás, preferia não falar mais sobre este assunto", disse o médio ligado ao Leicester.

5 comentários:

  1. Proença sai!...
    E já vai tarde.
    Como árbitro foi um fdp (que ofereceu vários campeonatos ao FCP), como dirigente nunca passou de um serviçal dos dragartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. roubou cinco campeonatos ao slb
      e esteve quase a roubar mais um

      Eliminar
    2. o blog do batatinha e do buéreré nao é aqui desdentados

      Eliminar
  2. Estúpidos do caralho, parece que nos emails este não é nenhum dos padres.Não presta porque não dava a missa como o orelhudo e o paulo guerra queriam.

    ResponderEliminar
  3. ´...ou paulo gonçalves ou a puta que vos pariu.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...