13 maio 2020

Prioridade do Inter de Milão está no FC Porto; Bruno Guimarães explica o motivo de falhar ida para o Benfica; Sem espaço na Luz e desejado na Bélgica;

A SAD do Benfica está recetiva ao empréstimo de Mile Svilar a um clube da Liga NOS, mas na Bélgica há vários emblemas atentos ao guarda-redes. De acordo com o ‘Voetbal24’, daquele o país, Anderlecht, Antuérpia e Club Brugge têm Svilar na mira e podem avançar, tendo em vista a próxima época. Na prática, seria um regresso ao país natal, uma vez que o guardião, de 20 anos, deixou o Anderlecht em 2017 para assinar pelas águias. Desde então, soma 20 jogos pela equipa principal, embora esta temporada tenha perdido o lugar de alternativa a Vlachodimos para Zlobin.

Bruno Guimarães foi um dos protagonistas do último mercado de transferências. Médio, de 22 anos, considerado um dos grandes talentos do futebol brasileiro e apontado aos campeonatos europeus. No início de fevereiro, o Lyon anunciou a contratação do jogador, depois de ter ganho uma corrida onde estiveram outros clubes. O Benfica foi um deles. Este é o ponto de vista de Bruno Guimarães, ao jornal Record, sobre uma transferência para Portugal que chegou a ser uma possibilidade bem real.
"Existiram conversas e uma negociação. O Benfica é uma grande equipa, um grande mundial. Fiquei muito feliz por estar no radar do Benfica, é sinal que o trabalho desenvolvido até aqui tem sido bem feito", explica o médio ao nosso jornal. Tentámos perceber o que fez com que Bruno Guimarães não assinasse no Benfica e seja, atualmente, jogador do Lyon. "Foram situações comuns em negociações. Eu conversava muito com os meus empresários sempre que existia uma negociação e eles falaram-me do Benfica", aponta o médio, sem entrar em muitos pormenores.
Escreve o diário que Luís Filipe Vieira desistiu porque não aceitou as condições impostas pelo Athletico Paranaense. A oferta do Benfica foi de 20 milhões de euros por 100% dos direitos económicos do jogador e com pagamento faseado em quatro anos, isto é, a maioria da duração do contrato que Bruno Guimarães teria em Portugal. A direção do Athletico Paranaense reuniu-se e enviou depois para a Luz uma contraproposta aceitando os mesmos 20 milhões de euros, mas por 80% do passe, isto é, reservando uma parte de uma futura transferência.
Os termos do negócio não agradaram ao clube da Luz, o Lyon aceitou e fechou a contratação, muito graças ao contributo de Juninho Pernambucano. Brasileiro, diretor desportivo do clube francês, fez ver a Bruno Guimarães que poderia escrever uma história semelhante à sua: sete campeonatos, uma Taça de França e seis Supertaças. "Como disse, fiquei muito grato por ter tido o meu nome vinculado a um grande clube mundial como o Benfica. Gosto sempre de pensar no presente e agora estou muito feliz no Lyon. É uma grande equipa, com uma grande estrutura e um bom projeto", reforça Bruno Guimarães.
Falta apenas mencionar outro protagonista nesta história. O Atlético Madrid, que teve direito de preferência durante algum tempo e não o exerceu, juntou-se à corrida quando percebeu o estado em que estavam as conversas dos outros clubes com Bruno Guimarães. Sem sucesso.

Jesus Corona é o preferido de Antonio Conte para reforçar a ala direita do Inter de Milão. O interesse dos nerazzurri em Tecatito é antigo e foi confirmado a O Jogo por Matías Bunge, o empresário do jogador. “Bem, não queria falar sobre nomes de clubes, mas tendo em conta a insistência, sim, o Inter foi um dos clubes que nos procurou. Neste momento, não há negociações em aberto. Mas claramente posso dizer que sim. Fomos procurados pelo Inter. Aliás, fomos procurados por outros clubes importantes, de Espanha e Inglaterra”, confessou. “Mas atenção, foi antes da pandemia que mantivemos esses contactos. Agora, as equipas precisam de se reorganizar e só depois poderão tomar decisões. Haverá equipas que iam comprar porque iam vender e agora não sabem. As equipas querem saber se há campeonatos, se não há, quando há... Digamos que o mercado também entrou em quarentena”, comparou.
A preferência por Tecatito, escreve O Jogo, tem muito a ver com a evolução na posição. Antonio Conte joga sempre com três defesas-centrais e apenas um jogador em cada corredor. Nesta fase da carreira, Corona já é visto também como um lateral. Ou, melhor, como um “carrilero”, expressão que Bunge utilizou para especificar que tipo de jogador é, agora, o portista. “Isso mudou. O jogador tem sido procurado por equipas que procuram extremos ou laterais. E outras já o veem como ‘carrilero’, aquele tipo de jogador que faz o corredor sozinho. Sinto que Sérgio Conceição estava certo ao colocá-lo como lateral numa equipa continuamente ofensiva como o FC Porto. A forma como ele atacou contra o Benfica enquanto lateral diz muito da sua situação”, considerou.
O Inter de Milão começou a época a jogar com Antonio Candreva pela direita. Em janeiro, Conte pediu emprestado o nigeriano Victor Moses, com quem foi campeão no Chelsea. A verdade é que Candreva continua a ter utilização mais regular. Com 33 anos e a apenas um de terminar contrato, o Inter quer reforçar a posição e solidificar a aposta no ataque à Juventus. O plano para voltar a ser campeão italiano passará sempre por Conte e este exigiu reforços. Aliás, a chegada de Eriksen, do Tottenham, em janeiro, foi só o primeiro passo para abordar 2020/21 com força e de olho no ‘scudetto’. Corona é um dos alvos que se mantêm. Em fevereiro decorreram abordagens satisfatórias nesse sentido, com os italianos a mostrarem-se dispostos a chegar a valores próximos da nova cláusula de rescisão do jogador: 30 milhões de euros. “O FC Porto pensa em vender pela cláusula. A ideia era essa. Mas esta situação afeta todos os lados, para quem compra e vende. Como disse, não é algo sobre o qual tenhamos falado depois da pandemia. Analisaremos depois que se possa recomeçar”, detalhou. Por agora, o jogador nem quer pensar noutra coisa que não a conclusão da época. “Só pensa em ser campeão e que este problema se resolva da melhor maneira. O foco é jogar e ganhar o título. Começar novamente já é um avanço importante. Oxalá que a diferença para o Benfica se mantenha ou aumente e o FC Porto seja campeão. Seria um título muito merecido”, acredita. “No futuro vê-se, mas ele gosta do papel que tem no FC Porto, está feliz no Porto e assim continuará se vier a ficar na próxima época”, acrescentou.

1 comentário:

  1. Hoje é dia de leilão do Corona?
    Está cada vez mais difícil a vida do clube da putas. A falência ameaça e o peditório feito na capital do império pelo Pinto da Bosta, está a sentir dificuldades em passar pelos pingos da chuva...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...