O FC Porto dá destaque, nesta terça-feira, a um trabalho assinado por Diogo Faria onde fala das transformações verificadas na geografia do futebol após a revolução dos cravos, em 25 de Abril de 1974.
Os dragões sustentam que a maior distribuição de clubes no mapa do futebol nacional "não é mito, não é mania, não é teoria da conspiração".
Tendo por base o trabalho do funcionário dos azuis e brancos, na mais recente edição da revista Dragões, os portistas lembram que "são factos e números, daqueles que não dá para negar" e apontam para o aparecimento de um número maior de emblemas da zona norte e a redução dos clubes da zona lisboeta e de Setúbal.
A conclusão é óbvia para o emblema liderado por Pinto da Costa. Ou seja, neste capítulo, o FC Porto entende que a "Revolução de Abril, que virou tudo ao contrário, abalou o poder instituído".
Além disso, através da revolta dos capitães de Abril, o país "alterou os ciclos de domínio" e foram acrescentadas "novas geografias ao futebol português".
No trabalho revelado pelo FC Porto, na Dragões, pode ler-se que a o futebol nacional ficou mais "descentralizado e democrático".
"É certo que ainda estão por apurar, de forma irrefutável, que benefícios concretos usufruíram os clubes de Lisboa durante o Estado Novo mas há pistas para seguir", pode ler-se no trabalho revelado.
Destacando o papel e o discurso de Pinto da Costa e de Pedroto no combate a Lisboa, é destacado que antes do 25 dde Abril de 1974 tal não tinha sido possível.
"Essa dimensão ideológica nunca poderia ter sido explorada antes do 25 de Abril".
O lateral direito do Atlético Nacional, Daniel Muñoz foi questionado sobre uma possível mudança para o FC Porto, tendo-se mostrado satisfeito com a hipótese de rumar ao clube azul e branco. «É algo tentador, é em solo europeu e todos os jogadores sonham com jogar no velho continente. E porque não numa equipa tão importante como é o FC Porto, para as minhas aspirações é um bom trampolim», explicou, numa conferência de imprensa virtual do Atlético Nacional.
Com 1,83 metros, o colombiano de 23 anos está no emblema de Medellín desde o verão passado, onde chegou proveniente do Rionegro Águila. Em 29 encontros, apontou oito golos.
'Pérola' associada ao Benfica mas sem proposta. Juventus, Real Madrid, Benfica e Milan são alguns clubes que a Gazeta Esportiva reporta como associados ao avançado brasileiro Kaio Jorge, de apenas 18 anos, mas que já vai ganhando minutos na equipa principal do Santos, de Jesualdo Ferreira.
No entanto, a promessa brasileira não foi alvo ainda de qualquer oferta. «Muita especulação, mas nada real até agora», assumiu o presidente José Carlos Peres, ao mesmo jornal.
Kaio tem contrato até 31 de dezembro de 2021 com o peixe, que está à procura de vender neste mercado, fruto de uma situação financeira complicada.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...