05 maio 2020

Lugar para Eusébio no Museu do...Sporting?; "Regresso do campeonato põe muita coisa em causa"

O futebol deverá regressar no final de maio e as equipas da I Liga já retomaram os treinos, após a paragem forçada devido à pandemia de Covid-19.
O regresso está a acontecer em circunstâncias especiais e para o antigo treinador de Sporting e SC Braga, entre outros emblemas, Domingos Paciência, governo e instâncias desportivas optaram por esta decisão devido à questão financeira que o cancelamento da temporada poderia acarretar para os cofres dos clubes.
"A decisão não é a pensar no adepto, é a pensar no descalabro financeiro dos clubes", considera Domingos Paciência.
Em declarações na Renascença, o técnico entende que "tem de haver confiança dos jogadores de que não há riscos" para a saúde relativamente a um regresso aos relvados.
Nesta altura, o técnico tem algumas dúvidas que espera que estejam esclarecidas entre as estruturas de saúde e que gerem o futebol nacional.
"Se aparecer um jogador infetado? Esse jogador entra em quarentena ou toda a equipa e o adversário?", questiona o técnico, acreditando que isso estará já previsto nas medidas de controlo do contágio.
Domingos Paciência salienta ainda que isto "põe muita coisa em causa" e justifica-se.
"A coerência [fica em causa]. Digo a coerência porque ela não pode ser reclamada. Se for em estádios neutros, há clubes que usaram o fator casa e agora não vão ter. Vamos esperar para ver as medidas que nos vão chegar."
O campeonato tem regresso previsto para o último fim de semana de maio mas Domingos Paciência entende que deviam ser retomados os vários campeonatos ou então nenhum deveria regressar.
"Ou jogam todos ou não joga ninguém", sentenciou.

Ex-vice do Sporting quer espaço para Eusébio no Museu leonino. Lenda eterna do Benfica, do futebol nacional e mundial, Eusébio da Silva Ferreira é uma das figuras que marcou a história do desporto e por isso Carlos Vieira, antigo vice-presidente do Sporting, entende que, rivalidades à parte, deveria existir espaço para o 'Pantera Negra' no Museu do Sporting, até pelo passado verde e branco do avançado.
"A propósito de Eusébio, e face à realidade daquele tempo, continuo a achar que deveria haver no Museu do Sporting um espaço para mostrar um jogador que também se pode considerar como tendo feito parte da sua formação", explica Carlos Vieira.
Em artigo de opinião no blogue Leonino, o antigo dirigente dos leões sustenta que Eusébio "jogou três anos no Sporting de Lourenço Marques (hoje Clube de Desportos do Maxaquene), tendo sido campeão distrital e provincial".
Nascido em Lourenço Marques, hoje Maputo, em Moçambique, Eusébio desde cedo acabou por despertar a cobiça dos clubes portugueses, acabando por levar a uma disputa entre Sporting e Benfica para a contratação do 'Pantera Negra' que acabaria por rumar à Luz onde fez uma carreira carregada de sucessos e golos.
Carlos Vieira justifica essa ideia de criar um espaço no museu verde e branco para Eusébio num texto onde procura explicar e "alertar" para a relação com que o Sporting fica com muitos dos seus ex-jogadores.
O antigo dirigente lamenta que "muitos (demais) jogadores da formação do Sporting dele saiam com rancor, e que hoje, salvo honrosas exceções, o clube perca a ligação a muitos que são vistos, muitos anos depois, como mercenários, traidores e mal agradecidos".

6 comentários:

  1. Acho muito bem que arranjem um lugar para o Eusébio no Museu do Sporting.
    Em primeiro lugar porque aquilo deve ter muito espaço vazio a precisar de ser ocupado. Depois porque é sempre bom recordar o jogador que mais golos marcou ao Sporting.

    PS: já agora arranjem também um cantinho para o Mitroglou...para recordar aquela beleza de 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há espaço no Museu Cosme Melão para evocar e recordar o mágico Deco? Afinal o Deco garantiu duas Taças Europeias para Portugal, chegou a Portugal para o Benfica, e foi o presidente Galamba que o ofereceu ao FC Porto, aliás, o presidente Galamba foi sócio do FC Porto durante 24 anos, e pela atitude de verdadeiro benemérito no processo Deco, até merecia um Dragão de ouro, na qualidade de sócio da década!

      Eu só pergunto, como é que um benfiquista aceita de bom grado, ter um presidente sócio tricolor, iletrado, e criminoso? Será com certeza um orgulho!

      Eliminar
    2. E tu aceitas-te um présidente que fugiu para vigo e que deixou o teu clube ser condenado por corrupcao sem recorrer da sentenca ate hoje e so o unico com esse titulo em Portugal

      Eliminar
    3. Vigo?! Eu sei quem fugiu de Vigo...

      Quem é nosso amigo? É o Cel7a de Vigo!

      Quem é nosso herói? É o Mostovoi...

      Isto a propósito de Vigo, recordo um cântico vintage para evocar aquele empate a 7 nos Balaídos em Vigo, noutra noite épica dos MAIS MAIORES GRANDES!

      Eliminar
    4. ahahahahah assim se cala um lampiao desdentado! Lugar no Cospe Polvo Damiao e 7Up a bombar
      IoOH!!!IIIOHHH

      Eliminar
  2. Já se advinhava que esse vieira era lampião! Só foi dirigente do Sporting trazido por outro lampião que foi eleito presidente pela carneirada.

    Estes 2 trocaram de clube por interesse, tal como o orelhas e o soares oliveira.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...