16 maio 2020

Extremo uruguaio apontado ao FC Porto; Wolves 'afasta-se' de Vinícius; Acordo deve falhar e alvo do Benfica vai 'emigrar'; “Dá jeito ter um maluco como o Bruno de Carvalho à frente do Sporting”

“Prefiro um exército de ovelhas comando por um leão, do que um exército de leões comandado por uma ovelha”. A metáfora, do antigo deputado eleito pelo CDS e adepto do Sporting, Hélder Amaral (num podcast do ‘Rugido do Leão’, nesta quinta-feira à noite), resume, na perfeição, a sua visão sobre a diferença das últimas lideranças diretivas no Sporting. De um lado, Bruno de Carvalho, alvo de elogios (apesar dos erros cometidos). Do outro, Frederico Varandas.
Hélder Amaral, que abordou a realidade leonina recuando aos tempos do antigo presidente, lamenta falhas de perceção da realidade, mas não deixa de considerar que aquele era o homem certo no lugar certo.
“Não votei em Bruno de Carvalho. Não gostava do estilo. Mas percebi que, afinal, ele tinha o perfil de que o Sporting precisava, no momento em que o futebol atravessava. Ele disse coisas de uma forma que eu não diria, mas que precisavam de ser ditas. Eu teria feito tudo um pouco diferente. Tomava menos decisões, tratava um problema de cada vez e estaria muito atento. Talvez um dia, quando o encontrar, vou falar com ele sobre isso... Ele tinha noção dos perigos. Por isso, ele disse um dia ‘ou fujo, ou morro’”, realçou.
O deputado insiste que não se revia no perfil, mas a mensagem agradava: “Confesso que fui um daqueles egoístas que acharam ‘dá-me jeito ter um maluco como o Bruno de Carvalho à frente do Sporting’. Ele diz as coisas que eu não quero dizer, corre riscos que eu não quero dizer. E até parece estar a funcionar. Mas senti que isso seria cobarde da minha parte e achei que não poderia deixar a direção sozinha. Não controlo o perfil, mas faz parte do homem...”. E por isso manifestou todo o apoio, nas intervenções públicas.
O ex-presidente, no entanto, não estava acompanhado das pessoas certas, segundo Hélder Amaral. “Ele sabia que ia para a Síria. Não percebo porque é que ele, sabendo para onde ia, não teve presentes os riscos e as minas que tinha no caminho. Quem vai para a guerra, arranja uma direção com gente solidária e competente. E essas coisas foram falhando”, defende.
E esta é uma das coisas que Bruno de Carvalho “deveria ter feito de forma diferente”. E aqui, sem citar nomes, Hélder Amaral sugere que Rui Patrício, William e Adrien deveriam ter sido afastados da equipa, logo no início do processo de deterioração de relações, que terminou no ataque em Alcochete.
“Bruno de Carvalho cometeu falhas de perceção, deveria ter protegido melhor a instituição, em vez de ir até ao limite... Quando damos um passo atrás, poderemos não estar a recuar, mas a apanhar balanço... Porventura, Bruno de Carvalho deveria sido consequente, despedindo dois ou três atletas, com justa causa, ou posto esses atletas a treinar na equipa C. Podíamos ter arranjado uma unidade de queimados, para dar o exemplo e acabar com a brincadeira. E se calhar Bruno de Carvalho ainda estaria hoje à frente do Sporting, em vez de ter entrado naquela espiral", lamenta.
"Mas prefiro um exército de ovelhas comando por um leão, do que um exército de leões comandado por uma ovelha”, salientou Hélder Amaral, numa aparente comparação entre o antigo presidente e o atual líder.
Num olhar a esse momento conturbado da história do Sporting, o sportinguista recua a um momento decisivo da época – que termina com uma derrota com o Marítimo, o que abriu as portas da Champions ao Benfica.
“Nem Patrício, nem Adrien, nem William tiveram uma frase sobre a sua pouca entrega. Basta que olhemos para as diferenças das exibições do William na primeira época, na segunda e na terceira. Como é que um jogador que é formado no Sporting, acarinhado pelos adeptos, a única coisa que quer é sair?”, questiona.
Amaral recorda essa derrota do Sporting com o Marítimo, na última jornada da temporada 2017/18, em que um golo nos descontos permitiu a vitória dos insulares e a queda leonina no terceiro lugar, com o Benfica a ‘herdar’ a vaga nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
“Confesso que gostava de um dia confrontar os três [Patrício, Adrien e William] com o seguinte. O jogo valia o segundo lugar, Liga dos Campeões, que tinha um prémio-extra que era deixar o nosso eterno adversário fora da Liga dos Campeões. Porventura, o Benfica não teria hoje a força, a pujança, a dinâmica, a influência que tem em todo o mundo do futebol. Nós tínhamos provocado dano. Como é que se chega ao Marítimo e se perde aquele jogo? Jogadores de futebol com quem falei disseram-me que jogos daqueles é para sair de lá com as pernas partidas, mas para ganhar. Depois, até poderiam dizer ‘vamos sair, ou muda a direção ou saímos nós’”, afirma.
Dirigindo-se aos três ex-jogadores do Sporting, faz um raciocínio: “Ok, há razões, não vale a pena escamotear, de uma relação difícil com o presidente do clube [Bruno de Carvalho]. Mas não há com o treinador, com os colegas, com os sócios, com a instituição, com a vossa profissão, com o vosso valor de mercado”.
Frederico Varandas também é alvo de críticas: “Não está a saber gerir o Sporting sem olhar para o retrovisor. Gostava de ver o meu clube reabilitar Bruno de Carvalho e permitir que ele volte a ser sócio. Por mais que tenham havido atropelos”.
Hélder Amaral critica política desportiva do Sporting, por dispensar jovens talentos com muita qualidade e contratar jogadores de qualidade duvidosa, alguns dos quais por empréstimo e com elevados salários. “Com pernetas a titular, estamos a dar um péssimo sinal à formação”, salienta
Segundo o ex-deputado, o clube de Alvalade não pode repetir um processo em que “atletas são sistematicamente emprestados e que fazem boas pré-épocas” são dispensados, para dar lugar a jogadores que chegam “só porque têm o empresário ‘a’, ‘b’, ou ‘c’”.
“Depois de tudo o que andamos a pôr nos jornais, ou mandamos pôr nos jornais, para promover um determinado atleta, chega um perneta e fica a titular. O sinal que estamos a dar à nossa formação é que eles não contam. Quando nós não temos um modelo desportivo que permita que o clube, em vez de estar enredado em interesses de dirigentes, em vez de querer ser campeão”, conclui.

Helton Leite pode estar prestes a emigrar, deixando para trás a possibilidade de assinar pelo Benfica. O impasse nas negociações entre as águias e o Boavista deu força às propostas que já estavam em cima da mesa, de Espanha e França, e que são mais lucrativas para o emblema portuense.
Segundo o Record, estão já definidos os termos do contrato do guardião brasileiro, de 29 anos, bem como a comissão que caberá aos agentes que estão a intermediar o negócio e a representar o jogador. No entanto, Luís Filipe Vieira pretende fechar a operação por apenas um milhão de euros, o que fica curto para as pretensões do Boavista.
Mesmo tendo visto a sua progressão atrasada pela grave lesão sofrida na época passada, Helton Leite tem qualidade reconhecida pelo mercado, perfil para representar um grande clube e encontra-se numa fase ideal de maturação para abraçar desafios de maior exigência. O que levou o Benfica a identificá-lo como alvo e a entrar na corrida, tendo o Boavista colocado as outras candidaturas em espera no sentido de dar prioridade aos encarnados.
Todavia, tendo em conta que o guarda-redes prepara-se para entrar no último ano de vínculo, o que pode influenciar a sua cotação, Boavista não admite que o processo de arraste no tempo e pretende concluir rapidamente as negociações, seja viabilizando a sua contratação pelo Benfica ou projetando então mais um jogador para as ligas espanhola ou francesa de forma a assegurar um encaixe importante para os cofres do Bessa.

Wolves 'afasta-se' de Vinícius. «É pouco provável.» É assim que o jornal Express&Star responde às notícias que dão conta da estratégia do Wolverhampton para contratar Carlos Vinícius, negócio que permitiria aos cofres do Benfica um encaixe de 60 milhões de euros.
Um valor considerado «demasiado ambicioso» tendo em conta o cenário atual e o impacto significativo que o novo coronavírus teve na economia global.
Escreve aquele jornal sedeado em Wolverhampton e bem informado sobre a atualidade do clube que, nesta fase, muito dificilmente os dirigentes darão sinal verde para gastar esse montante num jogador apenas.
Ainda assim, pelo desempenho (20 golos em 36 jogos) esta época de águia ao peito, Carlos Vinícius é considerado um alvo interessante para a equipa de Nuno Espírito Santo.
Vinícius, recorde-se, tem contrato com o Benfica até junho de 2024 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Extremo uruguaio apontado ao FC Porto. Com a possível saída de Jesus Corona no mercado de verão, com vários nomes europeus a apontarem ao polivalente mexicano, o FC Porto terá de procurar uma solução e terá identificado Brian Lozano, do Santos Laguna.
Segundo os uruguaios do Tanfield, o jogador de 26 anos é, de resto, um dos nomes no topo da lista para a sucessão a Corona na parte dos azuis e brancos.
As negociações poderão, ainda assim, ser mais complexas do que esperado. Isto porque o emblema mexicano já terá recusado ofertas do Besiktas, do Watford, do Los Angeles FC e do Cruz Azul.

5 comentários:

  1. Apontado ao FCP??!!?? Pelo que ouvi a proposta é irrecusável, robalo e dourada fornecidos caridosamente durante um ano pelo mercado do Bolhão! Putas com desconto no Calor da Noite e vinho de pacote na Taberna do Infante! Está garantido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não venderam o Corona e já estão a contar com o ovo que está no cu da galinha? LOL
      Confesso que nunca pensei ver o FCPorto em tão miserável estado, mas não imaginam o gozo que me dá saber que o Bimbo da Costa não vai morrer, sem assistir à falência da sua "obra".

      Eliminar
    2. Extraordinário, não é Toupeiras?

      O FC Porto está intervencionado pela UEFA há três anos, e o que aconteceu entretanto desportivamente?

      17/18 Campeões com 7 pontos de avanço, e atingimos os Oitavos da Champions.

      18/19, PORNOGRÁFICO o protagonismo dos padres no terço final desse campeonato (Feira, Braga, e Vila do Conde, um penalti em cima do intervalo a favor do Rio Ave cometido pelo Florentino, na sequencia dessa jogada deu o 2-0 ao Félix, este dois metros fora de jogo, SURREAL com VAR, 6 arbitros não viram o que todos vimos. Nessa temporada o FC Porto na Champions atingiu os Quartos final.

      19/20 Lideramos isolados com 1 ponto de vantagem, poderiam ser três, não fosse o VAR Vasco Santos ter vislumbrado um fora de jogo de 1 centimetro no FC Porto Rio Ave, decisão que demorou 7 longos minutos. Nesta temporada, o FC Porto perdeu 6 titulares da temporada passada; Casillas, Militão, Felipe, Herrrera, Oliver, e Brahimi, mais de meia equipa, aqui chegados ao último terço do campeonato lideramos, e com duas vitórias no confronto directo! (FCP chumbou Champions com o Krasnodar, uma "mancha" que ficou).

      E perante estas evidências, quem é que está mesmo 10 anos à frente dos rivais? OS MAIS MAIORES GRANDES, que nas três últimas edições da Champions, nunca passaram a fase de grupos, e numa delas, fizeram o que o Astana, Karabakha, Hapoel, ou Bate Borisov nunca fizeram, isto é, aqueles colossos europeus, nunca somaram zero pontos num fase de grupos da Champions, esses registos, não é para todos, só mesmo para a Organização Criminosa!

      Eliminar
    3. Que se saiba a unica organisacao criminosa condenada por corrupcao em Portugal è uma equipa que veste com tecido as riscas das barracas de praia cujo nome è fruta corrupcao e putedo mais conhecido por fequepe

      Eliminar
  2. Oinc,Oinc,Oinc,faz o porco,nao è bibi?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...