22 abril 2020

"Voltar ao Sporting? Já pensei mais nisso. Tive convite de um rival"; Rafael Leão pede anulação do acórdão. Última cartada para evitar pagar os 16,5M€ ao Sporting; Extremo recusa proposta para deixar Benfica; Promessa de Vieira: Voltaremos em breve ao Marquês. As contas do Benfica e a ajuda aos sócios em dificuldades

Numa altura em que não está ainda acertado o regresso à competição face à pandemia do novo coronavírus, Luís Filipe Vieira envia desde já aos sócios uma mensagem de confiança a todos os níveis. Não só de que as questões de saúde pública serão ultrapassadas, mas também de que o Benfica irá ainda voltar ao topo da classificação da Liga – perdeu a confortável vantagem e está agora a um ponto do FC Porto – para depois ainda pintar o Marquês de Pombal com um mar encarnado.
"Todos sonhamos com o regresso à normalidade, à emoção dos golos ou aos reencontros daquele sentir único que nos faz diferentes. [...] Estou certo de que em breve voltaremos a estar próximos, a encher estádios e pavilhões, a vibrar com o trabalho das nossas equipas e [...] a sentir a nossa mística. Voltaremos em breve a festejar no Marquês", sublinha o presidente benfiquista, numa extensa carta enviada aos associados, em que a fé é toada dominante. Ao emblema da Luz, recorde-se, falta disputar um total de 11 partidas: dez jornadas do campeonato e ainda a final da Taça de Portugal, contra o FC Porto.
Vieira reconhece que, "tal como em todos os domínios da sociedade e da economia, também o Benfica foi seriamente afetado nas suas atividades normais e diárias", mas garante arcaboiço para superar o aperto que se avizinha. "Os resultados do trabalho realizado ao longo destes anos permitem-nos enfrentar com confiança, segurança, determinação e esperança as dificuldades que nos esperam. Já demos provas disso no passado. Será assim no futuro", insiste o responsável máximo dos campeões nacionais, fazendo questão de deixar um apelo generalizado: "Que saibamos manter viva a esperança de que o País vencerá esta pandemia global e cruel."
E foi a deixar um "voto de saúde e solidariedade a todas as famílias" portuguesas que Filipe Vieira retomou uma ideia vincada desde o início desta pandemia e que passa pela união entre todos os clubes, afastando toda e qualquer rivalidade: "Nesta batalha só existe um clube e só existe um desígnio, que é cuidarmos uns dos outros e salvaguardar vidas humanas."
De resto, Vieira recorda o apoio que o Benfica há muito vem dando a vários níveis e o qual considera ser preponderante nesta fase delicada. "Todos sabemos como esta epidemia tem trazido luto e sofrimento a muitas famílias e lares no nosso país e no resto do Mundo. A todos neste momento de dor quero deixar um voto de apoio, afeto, e solidariedade benfiquista. Desde a primeira hora o Benfica associou-se a todas as medidas e iniciativas sugeridas pelas entidades oficiais e disponibilizou-se para ajudar no combate a esta pandemia na medida dos seus recursos e capacidades", frisa o dirigente.
Ao longo deste período, diga-se, Vieira tem-se mantido ativo no que diz respeito ao trabalho, deslocando-se ao Benfica Campus. No ‘quartel-general’ das águias também vão marcando presença, aliás, o diretor-geral para o futebol, Tiago Pinto, e também o administrador da SAD, Rui Costa. Ainda que tal possa não acontecer em base diária, este núcleo duro de dirigentes sempre vai comparecendo para a labuta no Seixal, apesar de o plantel comandado por Bruno Lage estar neste momento a gozar um período de férias extensível até ao final deste mês. O regresso está apontando para o período entre os próximos dias 27 e 29, com a devida precaução.
Ao longo das últimas semanas, a águia tem-se envolvido em várias iniciativas solidárias para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus. Assim tem acontecido em várias frentes, sendo que Luís Filipe Vieira pede agora aos sócios que também solicitem ajuda. E esta será dada dentro do possível. "Apesar de todas as dificuldades que vivemos, o Benfica está e estará sempre disponível, como é seu timbre, para manter uma forte ligação com todos os sócios e simpatizantes. Contem connosco, contactem-nos, e estaremos aqui para, dentro das nossas possibilidades, vos apoiarmos para ultrapassar esta fase difícil", frisa o presidente, disposto a "reforçar a ligação aos sócios, que são a alma do clube", ainda mais numa fase tão delicada.
Na carta enviada aos sócios, Luís Filipe Vieira aproveitou para deixar também a sua "homenagem" aos médicos, enfermeiros e tantos outros que se arriscam na luta para controlar a pandemia. "Deixo o agradecimento do Benfica a todos os profissionais que diariamente, e com verdadeiro espírito de solidariedade, entreajuda e sacrifício têm estado na linha da frente do combate à pandemia e no apoio às famílias portuguesas". O papel das Casas do clube não foi esquecido, principalmente pela forma como estas "procuram enfrentar estes momentos difíceis e dão provas de exemplar solidariedade com as suas comunidades locais".

Cervi recusa deixar Benfica. O Internacional de Porto Alegre tem insistido na contratação de Franco Cervi, mas uma possível mudança para o Brasil não está nos planos do extremo argentino do Benfica, avança o jornal Record.
O clube brasileiro até é orientado por Eduardo Coudet, que lançou Cervi no Rosário Central, mas nem isso alicia o argentino a deixar a Luz.
A mesma publicação refere ainda que nem o próprio Benfica vê com bons olhos uma saída de Cervi neste momento. O jogador de 25 anos até começou a temporada na condição de jogador dispensado, mas foi ganhando espaço nas escolhas de Bruno Lage, nomeadamente após a lesão de Rafa, e assumiu-se como opção regular no onze encarnado.
Os números não mentem. Cervi acumula um saldo, na presente época, de quatro golos em 27 jogos.

"Voltar ao Sporting? Já pensei mais nisso". Daniel Carriço mudou-se recentemente para a China, para jogar no Wuhan Zall, e reconhece que um regresso ao futebol português está agora mais complicado. O defesa formado no Sporting também confessa que já pensou mais num regresso a Alvalade.
"Não sei o dia de amanhã. Não consigo prever o futuro. Reconheço não ser fácil [regressar ao futebol português], mas admito que sim", começou por dizer Carriço, em entrevista ao Record, prosseguindo.
"[Regressar ao Sporting] Já pensei mais nisso… É o meu clube do coração. Veremos o que me reserva o futuro. Em quem votei nas eleições? Tenho uma relação próxima com Frederico Varandas e já posso dizer que votei nele", explicou.
Daniel Carriço deixou o Sporting no verão de 2012 e aceitou o convite do Reading para jogar em Inglaterra. Nessa mesma altura, o internacional português foi sondado por um rival.
"Vivia uma situação parecida com a de agora. Não digo se o convite foi de Benfica ou FC Porto. Apenas que houve interesse de um deles, mas preferi ir para o estrangeiro, até porque o Reading estava na Premier League. Hoje, posso dizer que dei o passo certo ao ir lá para fora: adaptei-me muito bem ao futebol espanhol e vivi épocas fantásticas no Sevilha", revelou Carriço.

Última cartada de Rafael Leão. A defesa de Rafael Leão já avançou com o pedido de anulação da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, que o condenou a indemnizar o Sporting em 16,5 milhões de euros por ter rescindido unilateralmente em junho de 2018, sem justa causa na conclusão do TAD. O processo está em marcha no Tribunal da Relação de Lisboa mas, com a Justiça praticamente parada devido ao impacto da Covid-19, é impossível avançar com prazos para a resolução do mesmo.
A resolução de recorrer estava tomada pois o jogador considera injusta e excessiva a decisão do TAD, que não só entendeu que não existiam motivos para a rescisão unilateral de contrato alegando justa casa, como ainda contestou o valor da indemnização, por ser demasiado elevado na sua análise. A verba em causa ascende aos 16,5 milhões de euros, uma quantia que o internacional sub-21 português não sabe se vai conseguir amealhar ao longo de toda a carreira.
No plano jurídico, esta é a última cartada do jovem avançado, de 20 anos, que representa atualmente o Milan. Caso o juiz lhe dê razão, o caso regressa à estaca zero, ou seja o TAD terá de voltar a apreciar o processo. Por outro lado, se o Sporting vencer, resta ao atacante pagar os 16,5 milhões de euros pois não tem mais ferramentas à disposição na Justiça.
Rafael Leão tem razões para estar preocupado pois, se a decisão do TAD não for anulada, terá de ser o próprio a indemnizar a SAD leonina. Isto porque, quando assinou pelo Lille e, posteriormente, pelo Milan, o jogador não incluiu uma cláusula de solidariedade que responsabilizaria os clubes pelo pagamento de uma eventual compensação ao Sporting. Desta forma, cabe-lhe a si honrar esta dívida se a decisão do Tribunal da Relação for novamente desfavorável.
Verificando-se esta situação, conforme já adiantou ao Record o advogado João Nogueira da Rocha (árbitro do TAS em Lausanne, na Suíça), Rafael Leão "manteria o direito de jogar" mas ficaria sujeito "a ver os seus bens penhorados", nomeadamente "os ordenados, a casa, o carro" e outro património.
O braço de ferro na Justiça reduz, ou anula mesmo, qualquer margem para que as partes possam chegar a uma solução negociada. A verdade , porém, é que, se o acórdão do TAD for confirmado, Rafael Leão poderá ser obrigado a reabrir a porta do diálogo com o Sporting. Só o tempo dirá mas, se tal acontecer, Jorge Mendes terá um papel determinante. O superagente é o representante de Rafael Leão e já foi decisivo para resolver os dossiês das rescisões de Rui Patrício, Podence ou Gelson Martins.

10 comentários:

  1. Os 5 árbitros utilizados pelo sistema para definir quem é campeão! Competição viciada ou não pelo C.A.?

    Ao agregarmos os dados estatísticos das últimas 12 épocas, curiosamente chegamos a conclusão que as equipas apresentadas pelo Benfica e F. C. Porto têm sido muito semelhantes, ambas conquistaram exatamente os mesmos 900 pontos em 374 jogos realizados, ou seja conquistam em média 80% dos pontos possíveis. Em condições arbitrais normais, em cerca de 30 jogos (um campeonato inteiro) não é expectável encontrarmos uma diferença superior a 10 pontos entre estas 2 equipas. Ao encontrarmos uma diferença superior a 10% entre o rendimento médio das 2 equipas com um determinado árbitro é um sinal evidente que esse arbitro tem uma tendência clara. Os dados estatísticos das últimas 12 épocas, determinam que os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento do F. C. Porto são, Olegário Benquerença, Pedro Proença, Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra. Estes são os elementos, cujos dados arbitrais devemos analisar minuciosamente no sentido de tentar aferir das razões dessa significativa diferença no rendimento de 2 equipas que no geral são muito iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica e F. C. Porto tem sido equipas muito equivalentes, ano após ano, por cada 30 jogos realizados a norma é encontrarmos pequenas diferenças de pouquíssimos pontos entre elas no final de cada temporada, foi o que aconteceu em 11 destas 12 últimas edições do campeonato. A única exceção foi na 2ª temporada do Jorge Jesus no Benfica! Após o excelente desempenho do Benfica 2009/10 (1ª época de Jorge Jesus), o C.A. conhecedor das capacidades do BANDO DOS 5 em diminuir o rendimento do Benfica, nomeou Pedro Proença, Olegário Benquerença e Carlos Xistra, logo nas primeiras 5 jornadas de 2010/11. Há 5ª jornada instalou-se a crise no Benfica, como era expectável, pois já estava a 9 pontos do líder F. C. Porto. Foi assim criada, uma boa almofada para o F. C. Porto de Villas-Boas. Após essas 5 jornadas, o C.A. resolveu diminuir a utilização do BANDO DOS 5 nos jogos do Benfica, pois eles sabem o efeito que estes árbitros conseguem ter no rendimento do Benfica. O certo é que sem ter que levar com o BANDO DOS 5, Jorge Jesus continuando a fazer bem o seu trabalho nos próximos 17 jogos do campeonato, só não conseguiu vencer o único que lhe colocaram 1 arbitro do BANDO DOS 5 (na altura o jovem Artur Soares Dias que na altura não havia provas que iria ser tão bom a inclinar os campos como o Pedro Proença). Uma vez que o Benfica 2010/11 já vinha numa sequência de 18 jogos a vencer para todas as competições, inclusive arrancando uma vitoria na 1ª mão da 1/2 final da Taça por 2-0 em pleno Dragão, soaram os alarmes, a solução passou por nomear Carlos Xistra para apitar a deslocação do Benfica a Braga na 22ª jornada. Carlos Xistra vendo que o Benfica já se tinha adiantado no marcador por 1-0, resolve inventar a expulsão do Javi Garcia ainda na 1ª parte. Como é óbvio, o plantel do Braga que na época passada tinha discutido o titulo até a última jornada, aproveitou a superioridade numérica para inverter o marcador e vencer esse jogo por 2-1.

      Eliminar
    2. A 22ª jornada, Jorge Jesus depois de vários roubos arbitrais declarados pelo BANDO DOS 5 decidiu como forma de protesto contra os órgãos da Liga, deixar de utilizar o Fábio Coentrão, Javi Garcia, Aimar, Saviola, Cardozo como titulares na Liga e na sua vez passou a utilizar o Carole, Airton, Felipe Menezes, Franco Jara e Kardec. Está forma de protesto fez com que o Benfica perdesse 15 pontos nas últimas 9 jornadas, terminando a temporada à 21 pontos do líder. Como se comprova só em condições arbitrais excecionais verificaremos diferenças superiores a 10% entre o Benfica e o F. C. Porto em 30 jogos.
      Felizmente com a maioria dos árbitros, não existe uma grande diferença no rendimento médio destes 2 clubes rivais, a esmagadora maioria dos árbitros tentam ser elementos neutrais no jogo, não estão a procura de criar uma vantagem clara para uma delas, mas existem alguns árbitros que claramente defendem os interesses de um dos lados, por isso decidimos colocar no quadro que se segue os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento do F. C. Porto e também os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento do Benfica nestas 12 épocas.

      Eliminar
    3. Os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento desportivo do F. C. Porto, por incrível que possa parecer foram os eleitos para apitar 19 dos últimos 24 clássicos (Benfica-F. C. Porto), enquanto que dos 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento desportivo do Benfica apenas foram nomeados por 1 única vez para apitar um clássico (Benfica-F. C. Porto), disputado a 30ª jornada de 2013/14 numa altura em que já havia sido atribuído matematicamente o título de campeão dessa temporada. Ou seja, com o campeonato em disputa o Benfica nunca conseguiu ter um arbitro claramente favorável num confronto direto com o F. C. Porto e em 24 jogos conseguiram nomear 19 vezes árbitros claramente favoráveis ao rendimento do F. C. Porto. Não restam dúvidas que o C.A. defende principalmente os interesses do F. C. Porto, quando nomeia um arbitro para apitar o confronto direto entre o Benfica e o F. C. Porto. Será que os adeptos do F. C. Porto também gostariam de ter João Capela ou Bruno Paixão em 19 dos 24 últimos clássicos? Achariam isso natural e normal?

      Eliminar
    4. Os 5 árbitros mais favoráveis ao rendimento desportivo do F. C. Porto, por incrível que possa parecer foram capazes de permitir ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 29 penaltis nestas últimas 12 épocas e apenas permitiram ao Benfica um saldo favorável de 2 penaltis. O BANDO DOS 5 criou uma diferença de 27 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica em pouco mais de 100 jogos apitados (aproximadamente 3 campeonatos inteiros). É por demais evidente que essa enorme diferença de 27 penaltis tem forçosamente de se refletir no rendimento médio das equipas, por isso vemos que com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto conquista em média 78% dos pontos possíveis e o Benfica apenas 62% dos pontos possíveis. Em cerca de 100 jogos com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto usufruiu de um saldo de mais 27 penaltis que o Benfica, mas com todos os árbitros em 374 jogos, o F. C. Porto já usufruiu de um saldo de mais 16 penaltis que o Benfica. Não restam dúvidas que o C.A. defende principalmente os interesses do F. C. Porto, ao nomear por 45 vezes o BANDO DOS 5 (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra) para controlar 64% dos jogos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao título (Benfica, Sporting e Braga). Estes 5 árbitros francamente favoráveis ao F. C. Porto ao terem sobre o seu controlo 64% dos jogos difíceis do F. C. Porto e 62% dos jogos difíceis do Benfica podem realmente criar boas condições para o sucesso desportivo do F. C. Porto. Já aqui demonstramos que nestas últimas 12 épocas, cada 1 dos elementos do BANDO DOS 5 sozinho já conseguiu garantir 1 campeonato ao F. C. Porto.

      Eliminar
    5. Em condições normais arbitrais não encontraremos grandes diferenças entre equipas muito semelhantes como são o Benfica e o F. C. Porto nestas últimas 12 épocas, como comprovamos em cima, ao segregarmos os dados dos 5 árbitros que mais diferenciam as 2 equipas que tem conquistado os títulos de campeão em Portugal nas últimas 12 épocas, será possível ajudar uma delas a atingir o seu objetivo, se o C.A. utilizar preferencialmente esses 5 árbitros para os seus jogos e os da equipa rival, pois são os 5 árbitros que garantem uma maior diferença pontual entre as equipas. Da mesma forma que nós aqui conhecem os dados estatísticos dos árbitros, o C.A. também tem acesso a todos estes dados e obviamente tem utilizado os recursos que tem a sua disposição. Faz sentido a investigação da PJ aos elementos que compõem o Conselho de Arbitragem, não existe neutralidade!
      Poderá o pirata Rui Pinto, agora que esta disponível para colaborar com a PJ facultar as provas em falta, para que haja condenações? Os números indiciam há muito que certos árbitros não apresentam dados estatisticamente aceitáveis para serem considerados elementos neutrais no jogo que deveriam ser!

      Eliminar
    6. TODOS ESTES DADOS ESTÃO PUBLICADOS NUM BLOG LIGADO À ESTATÍSTICA ARBITRAL E QUE PODE SER CONSULTADO POR TODOS

      Eliminar
    7. Mas depois vê-se pelos e-emails quem é que pagava vouchers aos árbitros, quem tinha padres para decidir os jogos, malas ciao para corromper os jogadores das equipas adversárias e quem violou o CITIUS do Ministério Público.

      Por muito que tentem lavar o passado, as manchas ficarão na vossa história para sempre. É fodido, mas a memória remota guardará para sempre o passado os subornos,a corrupção e da manipulação do futebol português e da justiça deste País.

      A cosa nostra em Itália e o POLVO em Portugal são irmãos gémeos.

      Eliminar
    8. Vouchers??? Lolol!!! Malaciao???Lololol!! Mail??lolololololololol.. citus??? Lololololololololololol!!! Tudo junto=ZERO!!! Só mesmo na cornadura dragay é que isto vale alguma merda! Já a FRUTA, CAFÉ COM LEITE, DEUSAS, GPS DA MADALENA, VIAGENS CALHEIROS, INVASÕES DE CAMPO COM BANCADAS A RUIR, PERDA DE PONTOS POR CORRUPÇÃO, FUGAS PARA VIGO.. LOLOL.. MAIS 58 MILHÕES DE PREJUÍZO!!! LOLOL.. SOMOS PORKO

      Eliminar
  2. O Rafael Leão só paga os 16 milhões ao Sporting se for parvo. Basta usar os mesmos argumentos que o SCP (Caloteiros Clube de Portugal) usou para não pagar ao Braga pela contratação do Amorim... e deixá-los a lamuriar nos pasquins.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...