01 abril 2020

Sporting desmente jornal A Bola; Terá de haver campeão nacional até 31 de julho

Federação, Liga e Clubes profissionais querem completar a I Liga até ao dia 31 de julho. São quatro meses para cumprir dez jornadas de campeonato e um prévio período de preparação que não chegou a ser estabelecido na reunião de ontem, presidida por Fernando Gomes. A data de 31 de julho não é uma mera previsão. Foi a UEFA, que também reuniu ontem, a estabelecer o dia 3 de agosto como data limite para as Ligas nacionais - até ao 15º lugar do ranking - apresentarem as equipas que participam nas edições de Liga dos Campeões e Liga Europa em 2020/21. As ligas abaixo desse ranking terão de comunicar os participantes até 22 de julho.
Nem tudo ficou absolutamente claro na reunião de ontem. Há uma parte importante do tema que está dependente do entendimento entre jogadores, associações de ligas, associações de clubes, UEFA e FIFA. A 30 de junho, haverá contratos de futebolistas a terminar, pelo que será necessário estabelecer compromissos entre estes e os clubes para que possam completar a época. Existe a convicção de que os jogadores estão a demonstrar boa vontade neste tema e que ele não será um problema. Mas pode ser um problema a janela de transferências, que estará aberta durante as datas que estão a ser agora equacionadas. Nesse caso, se a FIFA não tomar medidas preventivas (como fechar a janela), poderá haver clubes a reforçar-se para o que falta da competição. Até sexta-feira, haverá nova reunião nas instâncias internacionais para tentar harmonizar a janela de transferências à realidade do mercado.
Do mesmo modo, está a ser feito um apelo aos sindicatos de jogadores, FIFPro e FIFPro Europa, bem como à associação europeia de ligas e à associação europeia de clubes profissionais, para que seja feita uma recomendação global que prolongue todos os contratos até aos respetivos fechos dos campeonatos, que serão previsivelmente diferentes em vários países.
Foi ainda enfatizada a importância de concluir as jornadas para garantir que não há um declarado incumprimento de contratos com operadores televisivos e patrocinadores, eventualidade que agravaria muito o problema do futebol profissional. Também se sublinhou a necessidade de concluir até finais de julho a Liga dos Campeões e a Liga Europa, cuja receitas já fazem chegar percentagens relevantes aos clubes da II Liga portuguesa, por exemplo.
Garantida está a realização da Supertaça europeia, prevista para o Estádio do Dragão a 12 de agosto. Nessa data ou numa posterior, o encontro será disputado, dependendo sempre do que suceder nos calendários internos do futebol profissional, considerados prioritários. Pode acontecer, mediante as datas em que forem concluídos, que a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões tenha de ser empurrada para outubro.

Sporting desmente jornal A Bola. Nesta quarta-feira, o jornal A Bola deu conta de uma suposta insatisfação no seio da cúpula diretiva do Sporting, que não estaria satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo departamento jurídico do clube. O jornal foi mais além dizendo mesmo que a direção encabeçada por Frederico Varandas considerou um erro 'promover' João Sampaio da área jurídica para a administração leonina.
Horas mais tarde, o Sporting reagiu, em forma de comunicado, desmentindo "divergências entre os membros do conselho directivo", que "pura e simplesmente, não existem".
"Com direito a chamada de primeira página nos Suspeitos do Costume (jornal A Bola, para os mais distraídos), tenta-se levantar uma "insatisfação (que) pode motivar a mudanças no gabinete jurídico de Alvalade"", pode ler-se na nota divulgada pelos leões, que prosseguiram:
"Mais grave do que a capa é a notícia ao personalizar essa falsa insatisfação. Primeiro, em dois membros do referido departamento, que têm servido, com competência, lealdade e diligência, o Clube e a SAD. Depois, ao tentar, mais uma vez, ver e apontar divergências entre os membros do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal que, pura e simplesmente, não existem".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...