17 abril 2020

Rui Pinto vai ser julgado por um fervoroso adepto do Benfica. Juiz não esconde benfiquismo nas redes sociais e até fez "gostos" num post que apelidava o arguido de "pirata"

O juiz Paulo Registo, que será o presidente do coletivo que vai julgar o hacker Rui Pinto, tem várias publicações nas redes sociais, nas quais não esconde o seu fervor pelo Benfica. Numa delas, o magistrado, até colocou um "gosto", numa publicação que se referia ao arguido como "Rui Pirata Pinto a Bisbilhotar". Contatado pela SÁBADO e confrontado com as publicações, o Conselho Superior da Magistratura respondeu: "O CSM não se pronuncia sobre a questão que coloca por se tratar de matéria que pode ser invocada quer pelo arguido quer pelo MP nos próprios autos".
Paulo Registo, do Juiz 18, será o presidente do coletivo de juízes, composto também pelas juízas Ana Paula Conceição e Helena Leitão, não havendo ainda data para o início do julgamento, no qual Rui Pinto vai responder por 90 crimes. Ainda que nenhum destes esteja relacionado com o Benfica, há outros processos a correr, nos quais os clube da Luz acusa o hacker de acesso indevido aos seus servidores e divulgação de informação confidencial.
Este coletivo de juízes é o mesmo que vai julgar o processo 'e-toupeira' (que aguarda ainda decisão de um recurso pendente), que tem como principal arguido o antigo assessor jurídico da SAD do Benfica Paulo Gonçalves, mas neste caso a titular do processo é a juíza Ana Paula Conceição.
Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, foi colocado em prisão domiciliária em 08 de abril, mas em habitações disponibilizadas pela Polícia Judiciária (PJ) e sem acesso à internet, com o despacho da juíza de instrução criminal (JIC) Cláudia Pina a justificar que o arguido apresenta "agora um sentido crítico e uma disponibilidade para colaborar com a justiça".
Em janeiro deste ano, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu levar a julgamento o advogado Aníbal Pinto (apenas pelo crime de tentativa de extorsão à Doyen), e Rui Pinto por 90 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, mas deixou cair 57 dos 147 crimes pelos quais o arguido havia sido acusado pelo Ministério Público (MP).
Contudo, a procuradora do MP Patrícia Barão recorreu da decisão instrutória para o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), defendendo que o arguido deve ser julgado pelos 147 crimes que constam da acusação, aguardando-se ainda por essa decisão, que não tem efeito suspensivo do julgamento.
Em setembro de 2019, o MP acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, sete deles agravados, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República, e posterior divulgação de dezenas de documentos confidenciais destas entidades.
Depois de ter sido detido na Hungria e enviado para Portugal, ao abrigo de um mandado de detenção europeu, Rui Pinto assumiu a entrega de um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos.
No despacho judicial que ordenou a alteração da medida de coação, a que a Lusa teve acesso, a JIC refere que, "analisando a pretensão" do arguido quanto à alteração da medida de coação e "as informações remetidas" pela PJ, constata-se que neste momento "encontram-se alteradas as exigências cautelares" relativas à aplicação da prisão preventiva, acrescentando que uma medida de coação menos gravosa "assegura de modo suficiente os perigos de fuga, de conservação da prova e de continuação da atividade criminosa".
"Por um lado, o arguido inverteu a sua postura, apresentando agora um sentido crítico e uma disponibilidade para colaborar com a justiça, por outro lado, neste momento as fronteiras encontram-se sujeitas a elevados controles devido à pandemia [da covid-19], o que por si reduz o perigo de fuga, importando também salientar que ao arguido deverão ser dadas, como a qualquer outro cidadão, as melhores condições possíveis para que se mantenha saudável e em segurança", justifica a juíza.
Na posse da investigação estão dez discos rígidos encriptados por Rui Pinto e aos quais a PJ ainda não conseguiu aceder.

15 comentários:

  1. Nem em estado de emergência deixam de trabalhar as toupeiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um juiz do FCP é que era bom, não era?

      PS: Do Sporting não podia ser porque o caso em julgamento resulta de queixa do Sporting e da Doyen.

      Eliminar
    2. O juiz do toupeirense e a Ana Pedes é que são bons. É como a tia Mizé Morgado

      Eliminar
  2. Esta situação deve ser relatada ao Tribunal Europeu, mete nojo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nojo metes tu... E ainda por cima não sabes do que falas.
      Tribunal Europeu?!!! LOL

      Eliminar
    2. Aires, E CORRUPTUS UNUM!

      o labrego criminoso ainda será condecorado com uma comenda qualquer no 10 de junho!

      Eliminar
  3. Claro, uma vergonha.. um escândalo!!! O juiz tinha de ser do Clube das Putas ou do Clube dos Viscondes, aí sim haveria justiça!!! Lololol.. mais patético impossível! Os falidos da aliança altis no seu melhor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é julgado por um juiz do clube das putas ou dos viscondes e que não são defeitos e nem trazem prejuízo à sociedade, mas será por um juiz do clube dos CORRUPTOS,DOS LADRÕES E DOS VIGARISTAS!!!

      Bela escolha! E os lampiões todos orgulhosos pela escolha e pelo passado mafioso do seu clubeco corrupto. kkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
    2. 21:00
      Devias estar a ver-te ao espelho quando regurgitaste esse vómito pestilento. Só pode.

      Eliminar
    3. Corruptos, ladrões e vigaristas.. lolol.. nem eu arranjava melhores adjetivos para o Sporting Clube do Porto.. tens toda a razão!!!

      Eliminar
  4. Não sei se se recordam, Rui Pinto disse que a tentativa de o colarem ao roubo dos e-mails era ridícula...
    Agora que vai ser julgado por um juiz que é adepto do Benfica há gente indignada com isso? Ainda por cima num processo que resulta de queixa do Sporting (e da Doyen...) Não entendo...

    Só pode gente que acha que o Rui Pinto não passa de um reles mentiroso e o Sporting um clube de viscondes de botas rotas.

    ResponderEliminar
  5. E CORRUPTUS UNUM, gritam os adeptos enganados pelo labrego criminoso, vejam, e oiçam:


    https://youtu.be/W04Ok7ufVLI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê-se que vai deixar o clube em ruínas! Um foi o Guru dos Três Olhos, o outro a Múmia! Falidos ao poder!! Lololol

      Eliminar
  6. Isto é a chamada puta da coincidência, não uma, mas por duas vezes, pois ao ser sorteado para o E-Toupeira e agora para o julgamento do Rui Pinto é mesmo de se sentir afortunado o Sr. Doutor Juiz... Sem dúvida este é um bom Registo!

    Hoje o jornal oficial e oficioso do Benfica, também comemora a mão do Vata do Langenhove, a tal mão que colocou o Benfica numa final, final alcançada com todo o mérito, e suportada pela verdade desportiva, para variar, viriam a perder mais uma final europeia, na semana passada, o mesmo jornal comemorava a final perdida na UEFA Youth League, com um empate por 0-3 com o Barça, afinal também faz sentido... cada um comemora o que pode...

    E-lavagem, emails, OPA, operação LEX, operação Fora de Jogo, E-Toupeira, Mala Ciao, enfim todos estes processos colecionados, são sem dúvida uma extraordinária carta de recomendação, e já nem incluo nesta extensa e orgulhosa colecção de processos, o popular Zé do Benfica!

    "Apito dourado"?! Naquele biénio em que o Porto ganhou a UEFA, e a Champions, com 8 e 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado? Isso é uma coisa de meninos, se o compararmos com estes mega-processos judiciais (em todas as variantes criminais), e respectiva vantagem pontual mínima do Benfica, isto nos últimos campeonatos que conquistou, 1 pontito, dois, ou três pontitos... Depois, fazemos o transfer Campeonato/Champions, e qual o padrão? Em 10 participações consecutivas na Champions, só em 3 edições ultrapassaram a fase de grupos, numa dessas edições, com zero pontos somados, nem o Apoel ou Bate Borisov conseguiram replicar o Benfica.

    PRENDAM O LABREGO CRIMINOSO!

    E CORRUPTUS UNUM!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...