11 abril 2020

Pandemia aproxima os três grandes. Varandas é intermediário entre Vieira e PdC; Sporting já estipulou preço para vender Palhinha; Jota volta a perder espaço na Luz; Benfica blinda 'pérola'

Gonçalo Ramos é uma das maiores apostas da formação encarnada e, segundo o Record, está já devidamente blindado com uma cláusula de rescisão de 80 M€, fixada no contrato válido até 2024. O avançado, de 18 anos, faz parte do grupo de elite no Seixal e, tal como o nosso jornal adiantou, terá uma oportunidade na pré-temporada para mostrar serviço a Bruno Lage.
E numa altura em que a estratégia de mercado foi repensada, as fichas são ainda mais colocadas na prata da casa. Os jovens das equipas B e sub-23 ganham, desta forma, um novo ímpeto e Gonçalo Ramos está na linha da frente, tal como Morato ou Paulo Bernardo, que também farão a preparação de 2020/21 com a equipa principal.
O diário escreve que, já em janeiro último, o nome de Ramos esteve em cima da mesa para reforçar (neste caso, internamente) o plantel principal. No entanto, a SAD acabou por tomar outro caminho e, a meio da temporada, optou por uma linha de maior experiência, fazendo chegar Dyego Sousa nas últimas horas da janela invernal.
Agora – e também face à pandemia do novo coronavírus –, o cenário mudou de figura e não só os jovens ganham maior relevo, como no caso específico de Gonçalo Ramos está aberta uma oportunidade de convencer Lage a fixar-se ao mais alto nível. Afinal, Dyego está na Luz a título de empréstimo (do Shenzhen FC) até final de dezembro. O campeão nacional não tem opção de compra e, caso Gonçalo Ramos venha a conseguir aproveitar a sua chance e conquistar uma vaga no grupo, poderá levar a SAD encabeçada por Luís Filipe Vieira a poupar em mais um investimento, neste caso o da aquisição de Dyego. Ramos já treinou várias vezes com os mais velhos e Lage considera que o miúdo está pronto para esse salto. “Temos dois miúdos na equipa B que estão a fazer um trabalho fantástico, o Daniel dos Anjos e o Gonçalo Ramos. São mais duas soluções para podermos integrar. [...] Estão preparados para dar o passo seguinte”, atirou o setubalense, no final de janeiro.

Jota tem tido reduzida margem para se afirmar como opção nos planos de Bruno Lage. Com a já certa chegada de Pedrinho, do Corinthians, para reforçar o plantel encarnado em 2020/21, o atacante de 21 anos ficará ainda com menos espaço para brilhar e, segundo O Jogo, a sua cedência na próxima época, para ganhar minutos e experiência, está em análise por parte dos responsáveis do Benfica.
A preocupação maior da estrutura que gere o futebol profissional das águias é que Jota possa expressar com regularidade aquele talento que técnicos e dirigentes continuam a ver no jovem. Até à paragem dos campeonatos devido à pandemia que se vive, o extremo andou na sombra de jogadores como Pizzi, Rafa e Cervi – só para falarmos daqueles que habitualmente habitam as alas atacantes. Jota soma 19 presenças oficiais nas várias provas, mas somando só 548 minutos, ou seja, menos de trinta minutos por partida em média. Esta é uma situação que não será a mais favorável para um atleta com a idade de Jota e a estrutura das águias, ainda sem uma decisão final ao momento, está a analisar a situação para definir qual a melhor solução para o jovem. Certo é que é entendido que um empréstimo poderá dar mais “rodagem” a Jota e, no curto prazo, ajuda-lo a afirmar-se na equipa principal. Nesta fase em que as competições se encontram paradas e o plantel de férias, o processo mantém-se suspenso e, como muitas outras coisas no futebol e na sociedade, depende de fatores ainda indefinidos. Por exemplo, caso as competições voltem a arrancar, faltará saber se Jota irá ter mais espaço para jogar até final da época.

A boa temporada de João Palhinha está a aumentar a lista de clubes interessados e o próximo verão promete ser agitado para o médio português de 24 anos. Depois de emblemas espanhóis e ingleses terem demonstrado interesse no médio do Sporting que se encontra emprestado ao Sporting de Braga, também um clube alemão entrou na corrida, avança o jornal A Bola.
A mesma publicação adianta que o referido emblema germânico já fez uma primeira sondagem junto do Sporting para perceber as intenções dos leões.
Ora, João Palhinha está disposto a regressar a Alvalade ou a sair e o Sporting já estipulou um preço para que o negócio avance: 15 milhões de euros.
No entanto, o Sporting de Braga, refira-se, terá sempre uma palavra a dizer, uma vez que tem direito de preferência até meados de setembro e ainda receberá 15% de uma futura venda.

Pandemia aproxima os três grandes. Varandas é intermediário entre Vieira e PdC. A relação costuma ser conturbada, com troca de acusações entre Benfica, Sporting e FC Porto na praça pública jornada após jornada. No entanto, a situação desportiva provocada pela pandemia e todas as decisões que precisam de ser tomadas levaram a uma aproximação entre os grandes, segundo as informações recolhidas pelo jornal Record.
Atenção, não se pode afirmar que fizeram as pazes. Longe disso. Benfica e FC Porto vivem em mundos à parte, nomeadamente no futebol. Mas estão a trabalhar em conjunto. Até porque defendem interesses comuns. Além disso, sabem que unidos são mais fortes, tanto no futebol como nas modalidades na hora de dialogar com as entidades competentes do desporto português.
E como funciona a comunicação entre os representantes dos clubes? O Record avança que os presidentes estão em contacto, mas não diretamente. Luís Filipe Vieira e Pinto Costa continuam de relações cortadas, o que significa que o líder das águias fala com Frederico Varandas, que, por sua vez, conversa com a liderança portista. Tudo é feito, obviamente, por videoconferência.
Exemplo de um tema em que os três grandes combinaram estratégias: Benfica, Sporting e FC Porto definiram abordagens semelhante aos respetivos jogadores quando decidiram avançar para a redução dos salários. Tal como o nosso jornal noticiou em tempo oportuno, os três emblemas planeavam um corte de 50% nos vencimentos.
Futebol e modalidades são as prioridades de Benfica, Sporting e FC Porto nomeadamente no que diz respeito regresso aos treinos, numa primeira fase, e à competição, posteriormente. No entanto, ‘Record’ sabe que a comunicação entre os três grandes estende-se a outras áreas e departamentos. Refira-se que isto sucede mesmo durante a época e apesar de as respetivas lideranças estarem a maior parte das vezes de candeias às avessas. Por exemplo, os respetivos departamentos de marketing mantêm sempre contacto. Aliás, vários profissionais dos grandes têm conversado no sentido de antecipar problemas e, em conjunto, encontrar soluções, até porque tudo é vital como fonte de receitas.
E se no futebol o contacto está mais centrado nos presidentes, nas modalidades existe um verdadeiro grupo de trabalho composto por vários representantes de Benfica, Sporting e FC Porto. A proximidade tem o mesmo objetivo do futebol: defender interesses comuns, nomeadamente lutar pelo regresso dos campeonatos assim que sejam reunidas as condições.
Rui Lança, diretor das modalidades coletivas de pavilhão do Benfica, desempenha um papel fundamental como porta-voz das águias, contando com a ajuda de outros elementos nas respetivas modalidades, como é o caso de Gonçalo Alves no futsal. O basquetebol, por exemplo, agrega também a Oliveirense. No hóquei em patins, Eurico Pinto, o diretor do FC Porto também faz parte deste grupo de trabalho. Miguel Albuquerque representa o Sporting em todas as modalidades. As comunicações são frequentes entre os clubes por videoconferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...