Em declarações reproduzidas pela Lusa, fonte do Governo confirmou este encontro entre algumas das principais figuras do futebol português.
Plano do regresso do campeonato prevê dez jornadas em mês e meio. É um esboço e, como tal, está sujeito a alterações. No entanto, o plano da Liga Portugal, a que o jornal Record teve acesso, permite seguir uma linha orientadora e perceber os prazos pensados para o retomar dos treinos e do campeonato.
A partir daí, é uma espécie de corrida para recuperar o tempo de paragem, com jogos a meio da semana e ao fim de semana, para terminar as dez jornadas que faltam. Com este esboço, a principal prova do futebol nacional terminaria nos dias 18 e 19 de julho, cerca de um mês e meio depois de ter sido retomada.
Além do plano para quando se vai jogar, nas últimas horas houve desenvolvimentos sobre onde se vai jogar. O jornal Record apurou que existe a possibilidade de o campeonato ser disputado em de 4 a 6 estádios e não na lógica habitual, de acordo com a sugestão da FPF. Ao invés de concentrar tudo numa só região – o Algarve chegou a ser pensado – e poder colocar todos em risco se surgissem casos positivos de Covid-19, a ideia passa por dividir as jornadas pelos estádios maiores e mais modernos. Luz, Dragão, Alvalade e Braga entram na equação, sendo que Coimbra, pela localização central no país, também pode ser uma hipótese. Mesmo sem público, recintos com maior dimensão permitem o cumprimento do distanciamento social com facilidade; as melhores condições fazem com que possam receber vários jogos num espaço temporal reduzido.
Com o ‘encurtamento’ do país, o objetivo é que os clubes percorram distâncias mais curtas para atenuar o desgaste provocado por jogos a cada 72 horas, o que permitiria, como foi recomendado, viajar no dia do jogo e dispensar os estágios. Exemplo: se o Portimonense, único clube do Algarve na Liga NOS, fizesse os jogos entre Lisboa e Porto, na condição de visitante e visitado, poderia montar um quartel-general num local que lhe permitisse fazer a deslocação mais rápida do que se estivesse em Portimão. No entanto, o plano da Liga enviado ao Governo e Direção-Geral da Saúde contempla 18 estádios e espera por indicações dessas mesmas entidades.
O Santa Clara apresentou uma proposta para disputar todos os seus jogos no continente, com o objetivo de "garantir a saúde dos açorianos e das açorianas", como explicou Rui Cordeiro, presidente do clube, à Lusa. "Temos a certeza de que esta proposta vai ser bem acolhida por todos os açorianos. Queríamos muito jogar em nossa casa, com os nossos adeptos, mas sabemos que não é possível", referiu, antes de falar sobre o estádio para os jogos em ‘casa’. "Ainda não temos nenhum em vista. Este é um cenário que está a ser analisado e debatido com a Liga e que depende de um consenso entre o Santa Clara, a Liga e os demais clubes envolvidos na prova. É a própria Liga que deve aprovar ou não esta medida", rematou.
A FIFA anunciou ontem a proposta feita ao Internation Football Association Board (IFAB) para permitir cinco substituições por jogo. O objetivo é ajudar as equipas no regresso à competição, pela paragem prolongada devido ao coronavírus e pela elevada carga do calendário, como Record, aliás, revela que está para suceder em Portugal.
Segundo a proposta do organismo presidido por Gianni Infantino, mantém-se um máximo de três alterações durante os jogos, mas ao intervalo os treinadores poderão realizar mais duas trocas. A proposta está sujeita à aprovação do IFAB, o organismo que tem a tutela sobre a leis de jogo. E caso seja aprovada, as próprias ligas e federações decidem a implementação da nova - e previsivelmente temporária - regra. A medida pode afetar, também, a próxima temporada e o Euro’2021. "A segurança dos jogadores é uma das prioridades da FIFA. A elevada carga de jogos pode aumentar o risco de lesão", disse um porta-voz do organismo.
Em Portugal, a Liga de Clubes está a avaliar a implementação da medida e aguarda pelo IFAB. O plano de regresso progressivo à competição até poderá sofrer ajustes, pois foi baseado na possibilidade de realização das habituais três substituições.
Faz hoje 18 anos que o Sporting festejou o último título de campeão nacional. O discreto Pedro Barbosa, de microfone em riste, a cantar, na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, a plenos pulmões, o mítico ‘Só eu sei porque não fico em casa’ aconteceu há precisamente 18 anos, na noite de 28 de abril de 2002. Esta é, por isso, a data que assinala o maior jejum de títulos do Sporting, no que ao Campeonato Nacional diz respeito. O então capitão dos leões, hoje comentador televisivo, estaria longe de imaginar, perante uma Praça do Município completamente lotada de adeptos sportinguistas, que aquele seria o último título até… 2020. O Sporting vivia uma fase de grande confiança, conquistara dois campeonatos em apenas três anos e a profecia de José Roquette, na cerimónia de criação da primeira sociedade anónima desportiva em Portugal, parecia estar a ser cumprida. “O Sporting vai ser três vezes campeão a cada cinco anos”, enunciara o neto do fundador, que já entregara a presidência a António Dias da Cunha, depois de tê-la recebido de Pedro Santana Lopes. Nessa mesma varanda estavam futebolistas de grande qualidade, que poucos ousarão hoje questionar… Mário Jardel, João Vieira Pinto, Sá Pinto, Marius Niculae, Rui Bento, Paulo Bento, Hugo Viana, Rui Jorge, André Cruz, Phil Babb, Beto ou Quaresma, só para referir os que mais se destacaram nessa temporada 2001/02. Laszlo Bölöni, o último treinador a sagrar-se campeão pelos leões, também lá estava, tentando absorver as emoções de uma noite a verde e branco que Lisboa não voltou a viver. Desde 28 de abril de 2002, o Sporting esteve numa final europeia (Taça UEFA, 2004/05), ganhou cinco Taças de Portugal, duas Taças da Liga e quatro Supertaças, mas não mais voltou a levantar o troféu mais desejado.
Lololol.. o Corrupto e Estúpido Só Num agora dá-lhe com o copy paste do Catão, o especialista em assuntos Russos!!! Lololol.. ao que chega o desespero e a loucura! Falencias, calotes, bancarrota, empréstimos a arder, milhões e mais milhões de prejuízo é este lunático a delirar com o .... Catão!! Lolololololololol.. muito bom!!! Ó mongo alucinado... TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC.. JÁ FOSTES!!! É LIDAR
ResponderEliminarCopiar um qualquer texto do mongo Catão só serve para revelar a baixeza das gentes do clube de Contumil. Um clube cujos dirigentes vivem com putas e dos negócios de putas.
EliminarFaz hoje 18 de seca do Sporting!
ResponderEliminarGrande dia, apenas a um ano de igualar a melhor marca atingida pelo FCPorto: 19 anos sem ganhar um campeonato.
Dia de celebração. Mais um titulo grandioso para o Sporting.
EliminarPara o ano, aposto, vamos ter festa de arromba no Altis com os dois clubes aliados, na mentira e na falência, agora também aliados na conquista do Titulo - 19 anos sem ganhar!
Grande celebração vai haver. Já só falta um ano...
Grande ano para o FCPorto será o próximo:
Eliminar- 70 Milhões de empréstimos obrigacionistas para devolver;
- Exclusão das competições europeias por Fair Play Financeiro incumprido.
- perda do Titulo de "clube grande com maior seca de anos sem ganhar campeonato" para os lagartos.
Vamos ter festa de arrombas dos (nos) Aliados.
Mais 100M de prejuizos. Venda de toda a equipa titular. Sobem os miúdos da equipa B, a maioria importada de Àfrica.
EliminarAntónio Costa recebe os presidentes do Porto, Benfica e Sporting para discutir recomeço do campeonato?...
ResponderEliminar...
Porto e Benfica percebe-se, pois são eles que disputam as duas competições ainda em jogo. Mas o Sporting que vai lá fazer?
E, se o SCP foi convocado, porque razão não foi o presidente do Braga?
Porque razão se convoca o quarto classificado do campeonato e se ignora o terceiro classificado, se este já não luta por nenhum título em disputa?
...
Alguém consegue explicar?
António Costa parece que resolveu fazer em S. Bento um daqueles programas ordinários das Televisões, que se dizem de debate desportivo. Um debate em que se convidam dois clubes (aliados do Altis) para atacar outro por tudo e por nada. E em quase todos eles o dito moderador (que não modera nada!...) é o terceiro atacante, a ajudar à festa dos aliados (do Altis).
EliminarNas TVs já todos sabemos que aquilo é puro lixo, e por isso mesmo o Governo, que devia ser isento e imparcial, não se devia regular pelos critérios das CS de lixo. A não ser que se queira colocar a si próprio no lugar de lixo.
Ao não convocar o Braga, tendo convocado o Sporting, António Costa saiu da posição imparcial que devia ser a do Governo, e deu um tiro no pé.
O Varandas só vai a S. Bento, para fazer o peditório de 3 milhões ao Costa, para ver se consegue pagar o Mihajlovic até quinta-feira.
EliminarO Pinto da Costa vai aproveitar a reunião para pedir uns trocados ao Costa para comprar duas algálias porque a "agente bancária" de serviço, não está para se levantar de noite para lavar a algália que o Pinto usa. Com mais duas é só tirar e substituir.
ResponderEliminarSim porque a "agente bancária" já disse que não foi para isso que trocou de casa. Se for para lavar algálias prefere voltar a angariar clientes (para o banco, claro...), no Calor da Noite ou na Taverna do Infante.
Então esse merdas do PM não sabe o que é o confinamento?
ResponderEliminar