02 abril 2020

Mathieu já admite continuar; Benfica conta com aliado de peso para chegar a alvo de mercado; Alarme televisivo! Clubes em sobressalto porque operadoras ameaçam deixar de pagar contratos de TV

Os clubes estão alarmados pela ameaça de as operadoras deixarem de cumprir com as prestações dos contratos televisivos. Está em causa a principal fonte de receita ordinária do futebol português, tendo a Altice já começado a reter verbas, fruto de instruções internacionais. No caso da NOS, que saldou o mês de março, também há indícios de não há intenção de pagar abril.
Na reunião que manteve com os clubes por videoconferência, o presidente da FPF, Fernando Gomes, revelou ter sido contactado pelo líder da Liga, Pedro Proença, no sentido de vincar o seu peso institucional junto da Altice para mediar uma solução. A multinacional francesa, recorde-se, é parceira da FPF e patrocinadora da Seleção Nacional. Os clubes não aceitam um incumprimento unilateral dos contratos, mas neste momento existe um bloqueio negocial. O desagrado é grande ante o corte de verbas, até porque o negócio de Altice e NOS não se ressente com a Covid-19 e os clubes têm compromissos que não podem falhar. No caso da Altice, há que notar que em março ainda se disputou uma jornada, a 24ª. Segundo fontes contactadas por Record, “está a ser dada uma machadada profunda” no futebol português. “Há clubes em risco de falência” e que consideram a atitude das operadoras “uma falta de solidariedade chocante”, ante o momento que o país atravessa, tendo sido avisados do não pagamento “pelo telefone” quando já tinham emitido as faturas.
Entre as SAD há quem tema que, sem esse dinheiro, seja necessário recorrer “ao regime de lay-off e a despedimentos”.

A SAD do Benfica está confiante na contratação de Robin Koch, o alvo prioritário para o centro da defesa. Segundo o Record, os encarnados têm mantido contactos com o pai do internacional alemão, o antigo central Harry Koch, que se tem mostrado agradado com as condições oferecidas. Luís Filipe Vieira e seus pares veem no antigo campeão alemão pelo Kaiserslautern um aliado na corrida aos serviços do jogador, numa altura em que a concorrência aperta.
Koch, de 23 anos, tem contrato com o Friburgo até 30 de junho de 2021. Como está a mais de seis meses de ver expirar o vínculo que o liga ao 8º classificado da Bundesliga, o Benfica só pode falar com o jogador se autorizado pelo clube que representa, daí que os encarnados tenham encontrado no pai um interlocutor privilegiado. Aliás, os primeiros contactos foram estabelecidos com o pai, não o largando desde então, mostrando o que o filho pode encontrar no Benfica. De acordo com o diário, as conversas com o pai fazem parte da estratégia de sedução do alvo para a defesa. As águias planeiam mesmo trazê-lo a Lisboa para ver a realidade do clube, dando como exemplo Weigl, que trocou o Borussia Dortmund pelos campeões nacionais em janeiro, mas também Vlachodimos, que começou a jogar na Alemanha, onde nasceu, antes de se transferir para a Grécia.
Campeão alemão em 1997/98, Harry Koch tem reagido positivamente aos argumentos dos encarnados, acreditando os mesmos que tal pode influenciar a decisão do filho, cuja carreira tem acompanhado com especial atenção.
As águias querem ganhar vantagem na corrida à contratação do futebolista, que se estreou pela seleção A alemã em outubro passado. Isto porque Koch é um jogador cobiçado. O Nápoles prepara um ataque à sua contratação, para substituir o franco-senegalês Kalidou Koulibaly. Além disso, também há emblemas ingleses atentos àquele que é considerado o patrão da defesa do Friburgo.
A SAD encarnada fez saber, em comunicado enviado à CMVM, que terá contenção na abordagem à próxima janela de transferências, admitindo cortes em projetos previstos. Ainda assim, Vieira está disposto a fazer um esforço para ‘amarrar’ um central, sendo que Koch se encontra no topo das preferências. A estratégia do Benfica passa por contratá-lo a preço de saldo, uma vez que o internacional alemão está a pouco mais de um ano de terminar contrato com o Friburgo e não terá Europeu para se valorizar. Antes da crise provocada pelo coronavírus, o Benfica garantiu Pedrinho, por 20 milhões de euros.

Mathieu já admite continuar. Jérémy Mathieu está a repensar a sua decisão de pendurar as chuteiras no final da temporada e, hoje, já admite continuar a jogar por mais um ano. A mudança de pensamento do central do Sporting está intrinsecamente ligada à pandemia da Covid-19, dado que o francês admite que não gostaria de encerrar a sua carreira no atual cenário que tantas indefinições tem provocado no mundo do futebol. Em declarações ao diário francês ‘L’Équipe’, Mathieu deixa uma garantia à atenção dos adeptos e, em concreto, do técnico dos leões, Rúben Amorim, que assim pode ganhar um ‘reforço’... inesperado. "Dadas as circunstâncias atuais, seria uma pena parar assim, especialmente se o campeonato não retomar", assegura.
Aos 36 anos - celebra o 37º aniversário a 29 de outubro -, e já com um extenso passado de lesões, o internacional gaulês assegura, até, sentir-se em melhores condições físicas, e por isso pronto a enfrentar o desgaste de mais uma temporada. "Este período de descanso forçado está a fazer-me bem. Tenho muito menos dores no tendão de Aquiles e sinto-me capaz de continuar mais um ano", garante. Ainda que longe dos relvados, Mathieu está em casa a debelar uma tendinopatia, precisamente na zona do tendão de Aquiles, que de resto o obrigou a sair ao intervalo do jogo com o Aves (1-0), na estreia de Amorim no banco.
Mathieu revelou apenas parte do seu futuro, dado que não se alongou relativamente a se vai continuar em Alvalade ou, por outro lado, conhecer novas paragens. "Vai depender das oportunidades que terei", atirou. Como Record avançara, o Sporting quer que o francês continue no clube, tanto que estava disposto a integrá-lo no plantel de 2020/21, como jogador, ou até na estrutura para o futebol da Academia, como treinador das camadas jovens. A SAD deve, agora, tentar seduzi-lo com um novo contrato (ver peça ao lado), dado que o atual vínculo expira em junho.
Perante a tomada de decisão do francês, a SAD não deve perder tempo a propor-lhe novo contrato, ao que tudo indica com a extensão de um ano, sendo que o plano está desde já traçado. Segundo o jornal Record, os leões vão ter em conta as mais que prováveis limitações físicas do defesa, que esta época realizou menos de 30 jogos (23), e nesse sentido devem apresentar um contrato por objetivos. Ou seja, determinadas alíneas do vínculo só serão acionadas consoante o número de jogos que o central conseguir realizar. A este propósito, o ‘L’Équipe’ frisa que o regresso ao Sochaux, clube que formou Mathieu, está desde já fora de hipótese.

4 comentários:

  1. Operadoras de TV não pagaram o mês de Março?!...
    Mas não era óbvio que isso iria acontecer? Sem jogos para transmitir, iriam pagar o quê?...
    ...
    Coitadinhos dos clubes que precisam deste dinheiro e do dinheiro da venda de jogadores para sobreviver. Como dizia um cartaz dos Super Dragões, no Estadio das Antas: "Ides sofrer como cães"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A operação coração riu-se.

      Barbas

      Eliminar
    2. Quem sofreu como um cão foste tu na tua infancia às minhas mãos, lampião porco. Beijoca.

      Bibi, socio do slb e ex tutor do anonimo das 10:56

      Eliminar
    3. Estes grunhos falidos sempre a espumar!!! Lindo

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...