26 abril 2020

Jota sem espaço na Luz. Florentino também deve sair; FC Porto quer prolongar empréstimo obrigacionista; Rúben Amorim pega na equipa dentro de 3 semanas; Sporting também vai cortar salários dos sub-23

A equipa de sub-23 do Sporting não escapou aos cortes salariais que já tinham sido impostos pela administração verde e branca no plantel principal, apurou o jornal Record, em virtude da paragem do futebol devido à pandemia do coronavírus. Os jovens sofrem uma redução salarial de 15% durante o período compreendido entre 13 de março e 13 de junho. A medida surpreendeu os capitães Tomás Silva, João Oliveira e João Silva, pois tinha-lhes sido garantido que o escalão não seria afetado.
Ainda assim, a videoconferência da passada segunda-feira com o presidente Frederico Varandas e com Hugo Viana (numa primeira fase, depois passou a estar apenas o diretor desportivo) decorreu de forma tranquila. Os capitães não deixaram de salientar a injustiça da medida, pois os 15% afetam de forma diferente quem recebe à volta de 10 mil euros por mês ou quem nem chega aos 2 mil euros. Os jogadores defenderam que seria mais adequado um corte por escalões, para evitar que os que têm salários mais baixos sofram tanto. Ainda assim, acabaram por acatar a decisão e, pelo que apurámos, o acordo assinado terá seguido hoje para a sociedade.
De forma a compensar os miúdos pelo sacrifício feito entre março e junho, no acordo celebrado com os jogadores, sabe o nosso jornal que a sociedade verde e branca deixa vincada a possibilidade de os referidos 15 por cento serem recuperados na totalidade.
Aliás, os jovens dependem do próprio trabalho para assim recuperarem uma metade, pois ‘só’ precisam de... convencer o treinador Rúben Amorim a convocá-los para um dos jogos que faltam disputar na presente época. Já a outra metade corresponde a um prémio que será pago a cada um dos jogadores que disputar uma partida pela equipa principal em 2020/21 e, ainda, se o Sporting garantir o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22.

Rúben Amorim pega na equipa dentro de 3 semanas. Ainda à espera de indicações quer da Liga, quer da Direção Geral de Saúde (DGS), sobre como se desenrolará o regresso à competição, o plantel do Sporting deverá manter os treinos individualizados por mais algum tempo, havendo mesmo a perspetiva por parte dos responsáveis leoninos que os treinos de conjunto só deverão acontecer a meio de maio.
Ou seja, tal como sucedeu nesta semana que marcou o regresso dos jogadores à Academia, não é ainda tempo de Rúben Amorim entrar em ação e preparar a equipa para as dez jornadas que faltam até final da temporada. Isso mesmo só deverá acontecer dentro de duas ou três semanas, escreve A Bola.
Estando já protocolado que os plantéis vão necessitar de quatro semanas de preparação antes do recomeço da competição, e com equipas que se preparam apenas para dar início aos trabalhos nos primeiros dias de maio, é de prever que o regresso dos jogos aconteça apenas em junho.
Assim, Rúben Amorim terá então duas a três semanas para trabalhar aspetos técnico-táticos que considera serem essenciais implementar para que os jogadores possam assimilar o mais rapidamente a ideia de jogo que trouxe para o Sporting.

Chegada de Pedrinho atira Jota para um empréstimo. Tido como um dos diamantes mais brutos da formação do Seixal, a verdade é que Jota poderá rumar a outras paragens para começar a jogar com mais regularidade.
Avança o jornal Record que um empréstimo poderá ser a próxima realidade do camisola 73 do Benfica que, com a chegada de Pedrinho, irá ficar mais tapado num plantel onde já não era fácil somar minutos.
Bruno Lage foi dando várias oportunidades a Jota, mas a espaços. O jovem de 21 anos das águias somou apenas 548 minutos até à suspensão das competições, tendo participado num total de 19 jogos, onde marcou por duas vezes.
O objetivo passa, segundo o Record, por encontrar uma equipa onde Jota possa jogar com regularidade, crescer e valorizar-se. Em janeiro, de acordo com a mesma fonte, houve abordagens de clubes ingleses nesse sentido, cenário na altura rejeitado pelo Benfica.

Florentino é outro jogador que pode deixar o Benfica no próximo mercado de transferências. A situação do médio é semelhante à de Jota, pois trata-se de um jogador com pouco espaço entre os eleitos de Bruno Lage. O internacional sub-21 português até começou a época a titular, mas perdeu esse estatuto e nunca mais o conseguiu recuperar.
Além disso, com a chegada de Weigl, em janeiro, a situação ficou ainda mais complicada. Em 2020, Florentino participou em apenas dois encontros, somando 15 presenças no total da temporada. Há muito no radar do Milan, o futebolista está ainda na lista de Bétis e Sevilha.

O FC Porto vai propor aos obrigacionistas do empréstimo que vence a 9 de junho o prolongamento por um ano. Foi essa a solução encontrada para resolver um problema criado pela incerteza do mercado
“O que faríamos normalmente ”, explicou o administrador financeiro Fernando Gomes ao jornal O Jogo, “seria o lançamento de um novo empréstimo obrigacionista no mesmo valor e com a mesma taxa [4,5%], que é bastante boa. Já fizemos sete e sempre tivemos procura bastante superior à oferta. Neste último, superou em 2,5% os 35 milhões de euros. Mas entendemos que o momento é demasiado incerto para tentarmos essa operação.”
Num empréstimo obrigacionista, são os pequenos investidores quem financia a entidade a troco de juros normalmente acima dos praticados pela banca e pelos fundos comuns. Quando há demasiados compradores, faz-se um rateio por todo seles, e é isso que tem sucedido em todos os empréstimos do FC Porto. Neste momento de insegurança, explica-nos o administrador financeiro, essa resposta positiva seria tudo menos certa. Um fracasso obrigaria automaticamente a SAD a pagar aos anteriores investidores a diferença entre o montante arrecadado e os 35 milhões de euros. Então sim, haveria o risco do chamado“default”, isto é, o incumprimento das condições assumidas na oferta pública.
Este plano B, que terá de ser aprovado em assembleia de obrigacionistas, propõe o pagamento dos juros no próximo dia 9 de junho, outra vez em 9 de dezembro e depois a liquidação total de todo o empréstimo mais juros remanescentes daqui por um ano. Fernando Gomes está convencido da aceitação dos obrigacionistas, dado que se mantêm os 4,5% dos juros e o investimento continua a ser interessante para eles. Também ficará em aberto a possibilidade de antecipação do reembolso, eventualmente para o mercado de transferências de janeiro de 2020.
Esse caminho – da venda de jogadores – já vinha sendo preparado, mas ficou bloqueado automaticamente pelas consequências da pandemia. Num contexto de cortes salariais e lay-off de funcionários, nenhum clube se sente em condições morais, nem financeiras a curto prazo, para negociar compras milionárias. Fernando Gomes remete esse via para a retoma da competição, assegurando que os salários e despesas mais comuns “estão assegurados para os próximos meses”.
Restará, ao FC Porto, a frente de batalha da UEFA, onde se mantém a supervisão financeira .“Nos contactos que eu e o presidente vamos mantendo, e que vêm de antes da pandemia, foi-nos dito que não haverá alteração à legislação do fair-play financeiro, mas que este contexto anormal será tido em consideração. Não corremos o risco de ser penalizados desde que provemos uma relação entre a pandemia e as nossas dificuldades, coisa que não será difícil.” Por garantir, ficou a séria hipótese – já adiantada pelo jornal O Jogo – de este ser entendido como um ano nulo, ou ano zero, em termos de fair-play financeiro. Outras fontes garantem-nos que a UEFA acabará por ser empurrada para algo assim pela simples previsão do volume monumental de incumprimentos dos clubes durante este próximo ano.
No caso específico do FC Porto, será também importante perceber qual será a definição do ano económico. Fechando as contas, como habitualmente, a 30 de junho, não haverá receitas de transferências para atenuar os números da última época, mas um eventual prorrogam en toda UEFA para julho, dadas as circunstâncias, poderia mudar bastante esse cenário. Também por isso será importante o recomeço das competições, que encerram, digamos, a última parcela desta grande equação económica em que o FC Porto (e quase todos os outros clubes) estão envolvidos. À parte a questão já muito debatida dos operadores televisivos, não reatar a época à porta aberta implica compensar os compradores de lugares e camarotes por quase um terço dos jogos que pagaram para assistir no estádio, uma medida que, mesmo não passando pela devolução de dinheiro, sujeitará sempre os clubes a eventual perda de receitas futuras.

16 comentários:

  1. Lololol... TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC TAC TIC.. razão tinha o piolhoso Marques... o melhor está mesmo para vir!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito menos suspenderam o Manchester City. Os tentáculos do polvo dos corruptos fruteiros chegam longe...

      Eliminar
  2. O "Futebol Caloteiros do Porto" a seguir as pisadas do "Sporting Caloteiros de Portugal"...
    Assim se percebe melhor os encontros do Altis e as "alianças" que aí trocaram anunciando futuro casamento dos caloteiros. Um casamento de falidos, que se unem na inveja e na maledicência contra o maior clube de Portugal, um clube que, em matéria de alianças, apenas se orgulha da aliança entre o sucesso desportivo e o sucesso financeiro.

    Aos poucos vamos assistindo à sportinguização do FCPorto, a reboque das estratégias caloteiras do SCP. Tal como o SCP também os andrades vão adiar o reembolso de Empréstimo Obrigacionista e, tal como os caloteiros verdes e brancos, também ambicionam o perdão da dívida cada vez mais gigantesca e impagável.

    Como dizia o tonto bardo do FCP: E O Melhor Ainda Está Para Vir!...

    ResponderEliminar
  3. A ser tomada esta decisão de adiamento do reembolso do EO, o que ela vem provar é a incapacidade do FCP para cumprir os compromissos assumidos, por falta de capitais próprios.

    O que ela vai trazer como consequência é que em próximo EO só parvos, que não se importem de perder dinheiro, lá colocarão os seus capitais, mesmo que previsivelmente os juros sejam bem superiores aos actuais 4.5%. Foi isso que já aconteceu com o SCP que não conseguiu arranjar investidores para subscrever a totalidade do empréstimo.

    Isto, a par da incapacidade de pagar a quem deve a tempo e horas, como já acontece com os prémios dos jogadores, vai crescer como boa de neve imparável e só terá fim na falência da SAD FCP. Para que isto não aconteça é necessário um MILAGRE e, como se sabe, a Nossa Senhora de Fátima também está de quarentena.

    ResponderEliminar
  4. O Porto não vai pagar o empréstimo obrigacionista de Junho?
    MENTIRA! MENTIRA!...
    Só acreditava se viesse no New York Times.

    ResponderEliminar
  5. Tanta preocupação, que gente ridícula, olhem para os vossos clubes, não estou nem aí para o clube do regime. Não percebo o que ganham com comentários idiotas, mas os grandes sábios lá sabem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. importa-se de explicar?...
      Eu só queria entender...

      Quando refere o "clube do regime" está a falar daquele que foi duas vezes salvo de descer de divisão durante o regime fascista, através de alargamentos do Campeonato, a pedido, ou está a falar daquele (o mesmo...) que foi salvo de descer de divisão no "julgamento" da corrupção do Apito Dourado?

      Não precisa explicar, eu só queria entender!....

      Eliminar
    2. Qual clube do regime falas? È que so houve 2 (fcporto e scp) com presidentes e dirigentes desse regime pidesco, é melhor ires informar-te e aprenderes à historia de Portugal!!!

      Eliminar
  6. São mesmo tristes, em vez de irem para fóruns do vosso clube, vem destilar veneno santa paciência. Realmente violência é o que está a dar, desportivismo não cabe no vosso vocabulário. Farmácia têm bons remédios para azia e afins. Viva os e-mails já agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha olha, um dragarto ofendidinho pelos comentários..Lolololol.. muito bom!!! Depois de anos e anos a tentar enxovalhar e denegrir o Benfica, a toda a hora, nos programas televisivos, em blogs, fóruns, enfim, em todo o lado, vem agora a virgem ofendida mostrar-se indignada! Lolol, hipócrita! Viva os e-mails??? Lolol, quais??? Aqueles que foram roubados e que já condenaram um clube a pagar ao Benfica??? Ou os que a ERC viu como truncados e tirados de contexto??? Aqueles que depois de roubados mostraram NADA, ZERO, NIKLES??? Ou estarás a falar do emails que estarão brevemente para sair depois do piratinha herói por a boca no trombone??? O melhor está mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo mesmo para vir!!! A FALÊNCIA JÁ VEIO, FALTA O RESTO!!!

      Eliminar
  7. FCP e SCP a mesma luta!
    Tentar denegrir o Benfica e pregar calotes em pobres de espírito que ainda vão nas suas cantigas.

    ResponderEliminar
  8. Então ? Onde anda o bastardo que só sabe dizer/escrever "labrego iletrado" que assina
    "E CORRUPTO ESTÚPIDO SÓ NUM" ?
    Ainda à volta do Hallibut ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta na fila da farmácia ou nas urgências a ver se o atendem.
      Ahahahahahahah!....

      Eliminar
    2. O Curruptus E Estupidus só Num está seguramente a meter rolhas do pasteleiro a Dias como bom dragay que é!!!

      Eliminar
  9. Sabem o que aconteceu ao SCP depois de não ter conseguido cumprir o pagamento do seu empréstimo obrigacionista no prazo acordado?
    Quando foi finalmente ao mercado, pagou taxa mais alta e não conseguiu arrecadar tudo o que pretendia.
    O FCP está com a corda completamente ao pescoço.

    ResponderEliminar
  10. O Alcino saiu da toca, será que já dá para explicar o que se passou? ou ke passousse Alcino no Festival Rock Benfica, com o Bryam Adams? Quanto é que tu Alcino "afiambraste" naquele concerto? Podes contar?

    Ou porque é que o Alcino foi parte na transferência de João Vieira Pinto para o Sporting, juntamente com José Veiga?

    E agora que estamos com a "mão na massa" porque não afirmar que o Alcino recebeu qualquer pagamento, comissão ou sequer um cêntimo em serviços prestados a entidades/pessoas dentro do SL Benfica, nomeadamente quanto a gestão de empresas ligadas a offshores de jogadores?

    O Alcino nunca prestou serviços remunerados a empresas ligadas a elementos da direcção do Benfica?

    Bem, o vice Alcino com esta extraordinário carta de recomendação, é o verdadeiro benemérito do Benfica, é de um altruismo comovente!

    Enfim, há Alcinos que se prestam a estes pobres papeis, coitados dos Alcinos deste benquinha do criminoso...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...