Benfica, Sporting e FC Porto querem reduzir os salários dos futebolistas em 50 por cento. Esta é a medida que está sobre a mesa para enfrentar a paragem motivada pela pandemia de Covid-19, que faz os três grandes verem reduzidas as suas principais fontes de receita, garante o Record.
Nesta altura, nenhum deles chegou a acordo com os futebolistas, mas todos acreditam que tal deverá acontecer até final da semana.
As SAD pretendem um corte total de metade dos salários, mas os jogadores, apoiados pela posição já defendida desde a primeira hora pelo Sindicato de Jogadores, pretendem que seja respeitado o princípio da proporcionalidade e um diferimento no tempo. Isto é: os jogadores pretendem ser ressarcidos do dinheiro que agora estão a perder quando a situação se normalizar e a competição regressar em pleno, o que poderá acontecer durante o verão.
Na base da argumentação dos clubes estão, obviamente, a perda de receitas motivadas pela paragem. As operadoras que detêm os direitos de TV já avisaram que não voltarão a pagar enquanto o futebol não voltar; depois, e talvez o mais importante, todos esperam uma forte contração do mercado de transferências, o que impedirá vendas de passes que possam equilibrar as contas. Juntam-se a isto outras perdas, nomeadamente de bilheteira, marketing e comerciais, para considerar a situação atual insustentável.
Numa das últimas reuniões com o Sindicato de Jogadores, a própria Liga estimou uma quebra de receitas muito superior a 50 por cento. Sendo os três grandes os principais ‘motores’ do futebol português, é natural que sejam também aqueles onde o impacto será maior. E é por isso que todos consideram inevitável uma significativa redução de salários.
Apesar da ameaça de vários clubes nesse sentido, a possibilidade de os grandes procurarem também adotar o regime de ‘lay-off’, reduzindo assim os ordenados para um máximo de 1.905 euros, não está em cima da mesa. Para todos, a única solução possível é um acordo com os futebolistas.
A posição da maioria dos clubes profissionais é, aliás, muito idêntica. Ao que foi possível saber, vários já chegaram a um entendimento com os respetivos plantéis, incluindo Sp. Braga (ver texto ao lado), Santa Clara, Portimonense, Nacional, Farense e Mafra. Todos eles se comprometeram a pagar a totalidade dos salários, no imediato ou quando a competição regressar.
Muitos outros continuam também à espera do resultado das conversas entre Liga e Sindicato de Jogadores para tomar uma decisão definitiva. Até por isso, o anúncio de ‘lay-off’ por parte do Belenenses SAD, acabou por cair mal entre a maioria dos clubes, até porque havia um entendimento entre várias administrações para tomar uma decisão conjunta.
FC Porto rejeita sondagens de 40 e 50M€ por 'pérola'. Aos 17 anos, Fábio Silva é apontado como um avançado de grande potencial, de tal forma que já despertou a atenção de clubes como o Barcelona e o Real Madrid.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que dá conta do interesse dos dois 'gigantes' espanhóis na contratação do jovem ponta de lança do FC Porto.
De acordo com o diário, tanto culés como merengues já fizeram a direção azul e branca saber que estão disponíveis para avançar para a transferência - e se os catalães estão na disposição de chegar aos 40 milhões de euros pelo passe de Fábio Silva, o emblema da capital garantiu que tinha 50 milhões para o levar para Madrid.
Ainda assim, o FC Porto recusou iniciar conversações e negociar com ambos os clubes tendo em vista a transferência do atleta. Ao que tudo indica, o emblema da Invicta prefere vender jogadores como Alex Telles ou Moussa Marega, que têm contratos de menor duração, de forma a realizar um importante encaixe financeiro no próximo verão.
Fábio Silva, vale lembrar, tem contrato com os dragões até junho de 2022, estando 'blindado' por uma cláusula de rescisão de 125 milhões de euros.
Leão volta a sonhar com Slimani. Peça-chave no Sporting entre 2013 e 2016, Islam Slimani é alvo do leão para o reforço do ataque tendo em vista a próxima temporada.
Tal como adianta o jornal A Bola, na edição desta terça-feira, o avançado, de 31 anos, é um dos objetivos do emblema verde e branco para a reabertura da janela de transferências.
O Sporting está no mercado por um novo ponta de lança e o nome do argelino será um dos que mais agrada à equipa técnica e direção do clube.
Ainda assim, existem vários possíveis entraves à concretização da transferência. Não só o Leicester City, atual detentor do seu passe, está a pedir 10 milhões de euros pelos serviços de Slimani, como o próprio ordenado do atleta é, neste momento, proibitivo para as contas leoninas.
Além disso, a formação lisboeta teria de passar a perna à concorrência, já que Marseille e Burnley também estarão na corrida pela contratação de Slimani, que marcou nove golos em 19 jogos na presente temporada com a camisola do Monaco, onde joga por empréstimo dos foxes, com que mantém contrato até 2021.
"FCPorto rejeita 40 e 50M por pérola..."
ResponderEliminarAhahaahhahahahah!... O leilão diário não pára...
Coitadinhos dos clubes que precisam de vender jogadores para sobreviver.
"Ides sofrer como cães"...
"Leão volta a sonhar..."
ResponderEliminarMas não andam a sonhar há 18 anos, por um título que nunca mais chega?...
Fócul rejeita 50M eheh como estao nem 50 euros rejitavam
ResponderEliminar