02 abril 2020

“Campeões europeus? Para o Benfica, só nas comissões”; Liga Belga decidiu acabar e deu o título ao primeiro: o Club Brugge

O campeonato belga acabou, a classificação ficará como está, o Club Brugge é o campeão nacional e um grupo de trabalho vai averiguar se há condições para se jogar a final da Taça.
Esta é a recomendação que a direção da Pro League, que rege a liga, aprovou por unanimidade esta quarta-feira. Apesar de ainda faltar a aprovação pela assembleia-geral da entidade, o jornal "HLN" já avançara que tal é "apenas uma formalidade". Nessa reunião estarão presentes os representantes dos 24 clubes profissionais do país - 16 da Jupiler Pro League (primeira divisão) e oito da Proximus League (segunda divisão).
Confirmando-se a decisão, a Bélgica tornar-se-á o primeiro país na Europa a declarar a conclusão das suas ligas de futebol devido à pandemia de Covid-19. A notícia surge um dia após a Federação de Futebol da Bélgica ter sido uma entre as 55 associações a reunirem com a UEFA para discutirem, pela segunda vez num par de semanas, o futuro das competições. Nesse encontro, a entidade que manda no futebol europeu deu indicações para que as provas nacionais sejam concluídas até 3 de agosto.
Em comunicado, a direção da Pro League explicou que foi tida em conta a indicação do governo belga de que "é muito improvável que sejam jogados encontros com público [nos estádios] até 30 de junho", acrescentando que "é bastante imprevisível" quando seria possível que os clubes regressassem aos treinos. "Mesmo se os jogos à porta fechada fossem teoricamente possíveis, a pressão adicional sobre os serviços de saúde devem ser evitados", defende a liga.
Neste momento, tinha o Club Brugge na liderança com mais 15 pontos do que o Gent, segundo classificado, à 29.ª jornada. Restava apenas uma para concluir a primeira fase da competição. Depois, os seis primeiros classificados seguiriam para um play-off para determinar o campeão e os clubes que acabaria nos lugares de acesso à Liga dos Campeões e Liga Europa.
Terminando como está, a Jupiler Pro League apurará o Club Brugge e o Gent (por um ponto de vantagem) para a Champions, o Charleroi qualifica-se para a fase de grupos da Liga Europa, o Antuérpia e o Standard de Liège (de Orlando Sá) ficam com o acesso às rondas preliminares da segunda prova da UEFA - e o Anderlecht, pelo segundo ano seguido, fica fora das competições europeias, porque assim terminar no 8.º lugar.
Não se trata de um cancelamento, mas de uma conclusão antecipada, logo, a competição não deverá ser considerada nula aos olhos da UEFA.
Os responsáveis belgas terão decidido formar um grupo de trabalho, contudo, para tratar de outras questões: averiguar se há condições para se realizar a final da Taça da Bélgica (já adiada, em março) e a segunda mão da última eliminatória do play-off de promoção à primeira divisão, além das "implicações financeiras" que tudo isto terá.
A direção da liga belga voltará a reunir a 15 de abril.

“Campeões europeus? Para o Benfica, só nas comissões”. Rui Gomes da Silva, antigo vice-presidente do Benfica, comentou o relatório divulgado na passada quarta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde se refere que o clube encarnado é o emblema que mais paga comissões a empresários.
Em artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, o dirigente deixa críticas à gestão de Luís Filipe Vieira, dizendo que o valor gasto “é um escândalo”, comparando esses números a outros clubes europeus.
“Considero os 34,259 milhões de euros que o Benfica paga um escândalo. O Benfica de Luís Filipe Vieira paga comissões para comprar uma equipa mais cara que a maior parte daquelas que andam até ao fim na Liga dos Campeões”, afirmou Rui Gomes da Silva.
Fazendo alusão ao ‘projeto europeu’ do emblema encarnado, o ex-vice-presidente assegura que assim “não vamos lá”, ironizando o objetivo proposto pelos responsáveis do Benfica.
“Percebem agora porque é que a máquina de comunicação oficiosa do clube escreve ou diz barbaridades como a de ser impossível o Benfica voltar a ser campeão europeu? Porque, para eles, campeões europeus só nas comissões”, salientou.
Rui Gomes da Silva garante que caso o Benfica continue com esta estratégia, o clube não estará no topo da Europa.
“É por negócios com estas comissões que Vieira paga aos intermediários, numa repetição tão regular quanto estranha, que o Benfica, enquanto ele lá estiver, continuará a não ganhar nada na Europa”, comentou.
Por fim, o ex-dirigente não esquece as contratações “a preço de ouro”, bem como para as futuras compras do clube encarnado, numa alusão ao eventual interesse por Leonardo Fernández por parte do campeão nacional.
“Na compra a preço de ouro de jogadores que dispensou ou de jogadores que nunca jogarão no Benfica (para negócio, como ele confessou), ou com compras de jogadores, "sempre" 12 milhões de euros acima do preço de mercado, antes do anúncio do interesse do Benfica, e por mais uma data de coisas que haveremos de falar um dia”, finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...